terça-feira, 5 de abril de 2022

Honra

 Você gostaria de saber o segredo para afastar da sua vida coisas ruins? Achou estranha essa pergunta? E se eu te disser que este segredo também atrai as coisas boas?

Ok, vou explicar porque realmente fica estranho de ouvir assim: Estou falando da HONRA. Inclusive, por entender a importância deste tema, ouve um ano onde pastora Tássia e eu presenteamos cada um dos líderes de célula desta igreja com o livro: “A Recompensa da Honra” de John Bevere. Livro sensacional esse que recomendo a leitura.

O objetivo hoje e ajudar você a parar de errar em coisas simples e assim destravar o favor de Deus sobre várias áreas de sua vida.

 

Baixar mp3

YouTube


 


1. Toda autoridade vem de Deus


Para entendermos sobre honra, precisaremos primeiramente compreender sobre AUTORIDADE. E a primeira coisa que precisa ficar bem clara é que TODA AUTORIDADE VEM DE DEUS.


Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Romanos 13:1,2.


Embora o texto frise as autoridades governamentais, o princípio é geral. NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO VENHA DE DEUS.


Para entendermos bem as coisas, precisamos olhar para como eram no começo, de onde vieram, como surgiram. Onde estava a autoridade quando Deus criou a Terra? EM DEUS. Logo, TODA AUTORIDADE ESTAVA EM DEUS e toda submissão e honra eram exclusivamente para Deus.

Talvez você diga: “Bem, deveria continuar sendo assim até hoje” e você está certo nisso; todavia, o caminho para fazer isso hoje, mudou um pouco e eu explico.

Deus então delegou a autoridade sobre Adão;


Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:28.


Deus entregou toda a AUTORIDADE da Terra para Adão. Agora este, possuía a MISSÃO de cuidar de tudo para Deus. Eu te pergunto: Como o restante da criação deveria HONRAR a Deus, ser SUBMISSA a Deus e respeitar a AUTORIDADE de Deus? HONRANDO Adão, se SUBMETENDO a Adão e reconhecendo a AUTORIDADE de Deus na vida dele.


Adão tinha a MISSÃO de cuidar de toda criação para glória de Deus e a MISSÃO de toda criatura e criação na terra era derivada dela, ou seja, uma sub-missão.


Toda a AUTORIDADE de Deus sobre a Terra fora repassada para Adão e agora quem HONRASSE a AUTORIDADE de Adão, honraria o próprio Deus. Lembra do versículo?


não há autoridade que não venha de Deus. Rm 13.1


As gerações foram passando e essa autoridade foi se espalhando por toda a terra. Porém a origem continua sendo a mesma até hoje: Deus. Inclusive, nós brasileiros, precisamos tomar cuidado em quem votamos pois estamos concedendo para o candidato uma procuração de nossa autoridade política pelo período do mandato. Somos coparticipantes das decisões que eles vierem a tomar. Inclusive, não votar ou votar em branco também é uma decisão que pode até mesmo vir a ser pecado pois a palavra diz…


Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.


Fato é, que uma vez eleito, nomeado, constituído… A autoridade que está sobre aquela pessoa veio de Deus e precisa ser honrada.



2. Honra x cumplicidade


Neste ponto, é possível que alguns estejam pensando nas autoridades tiranas, ditadores e até mesmo líderes do dia a dia que abusam de sua autoridade.

Que fique claro que se submeter não significa ser cúmplice de pecados. É claro que devemos nos submeter a todas as autoridades como instituídas por Deus. Porém, no momento que estas autoridades nos instam a pecar, elas próprias estão se rebelando contra aqu’Ele que as instituiu. Pedro e os demais aceitaram ser presos pelas autoridades de seus dias. Receberam açoites, deboches e tudo mais. Entretanto, quando tais autoridades os advertiram para não pregarem mais; eles não puderam obedecer, afinal, essa direção era algo totalmente contra os ensinamentos de Jesus.


Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! Atos 5:29.


Assim, quando devemos DESOBEDECER as autoridades? Quando elas exigem que pequemos. Você não deve pecar em hipótese alguma, não importa quem exija isso. Tanto que os cristãos dos primeiros séculos eram martirizados aos milhares por se recusarem a negar a sua fé em Jesus Cristo.


Inclusive o Paulo que nos disse que as autoridades vem de Deus, foi por essas autoridades preso, torturado e posteriormente até mesmo morto. Porém, ali, “sustentado pelo governo” no cárcere, foi que ele escreveu quase 30% do Novo Testamento que você tem em mãos!

Ele honrou a autoridade de Deus presente em seus algozes e Deus o recompensou por essa e outras posições, derramando sobre ele algumas das maiores revelações da Bíblia.


Agora se devemos ter esse nível de honra com os ímpios, o que dizer entre nós cristãos? Se devemos honrar neste nível autoridades eleitas indiretamente por voto o que falar sobre aquelas que nasceram sobre nós (família) ou por direção de Deus foram instituídas (eclesiásticas)?


É claro que no que se refere a política, temos diversos direitos que podemos e devemos exercer de fiscalização, debate, protesto… Sempre com ordem, respeito e sem pecado.


Paulo em dada ocasião, emitiu um juízo severo sobre um de seus acusadores, porém, ao ser informado de que era o sumo sacerdote, escusou-se, pois não tinha direito legal para falar daquela maneira com esta pessoa.


Então Paulo lhe disse: “Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir”? Os que estavam perto de Paulo disseram: “Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus”?

Paulo respondeu: "Irmãos, eu não sabia que ele era o sumo sacerdote, pois está escrito: ‘Não fale mal de uma autoridade do seu povo’ ". Atos 23:3-5.


Vejamos o caso da Arca de Noé. Depois de ter atracado e o dilúvio se desfeito, o que fez o velho Noé? Desconfio que ele era meio gringo1; pois parou a arca sobre uma montanha, plantou uma parreira de uvas e fez um vinho. Como a maioria das histórias que começam com bebida alcoólica, essa também não terminou bem.


Ele ficou embriagado em sua tenda a ponto de ficar nu. Seu filho denominado Cão viu a nudez de seu pai. Em vez de logo o cobrir, ajudá-lo a repousar para que as coisas não ficassem pior, Cão escarneceu do pai e não bastasse isso, chamou os irmãos para ajudarem no deboche. Estes por sua vez foram de costas, para não ver a nudez do pai e o cobriram. Ao acordar e perceber o que havia acontecido, Noé amaldiçoa seu filho. E assim, a maldição que havia sido eliminada da Terra través do dilúvio, volta a Terra através de alguém que bebeu para relaxar. Gn 9:20-27.


Acaso foi apenas Cão quem errou nesta história? Não, Noé errou terrivelmente. Pelo menos 3 erros ficam claros:

1. Em vez de conversar com Deus e com outras pessoas sobre suas aflições, recorreu ao álcool.

2. Embriagou-se, perdeu o juízo e arrancou a roupa.

3. Amaldiçoou o filho a quem deveria proteger.


Porém, o erro de Noé justifica o erro de Cão? NÃO!

Cão deveria “cobrir a nudez” do pai, como fizeram Sem e Jafé.

E quando me refiro a “cobrir a nudez” não estou falando de aprovar o erro ou ser cúmplice e entrar junto na farra. Cão poderia ao perceber o problema, ter jogado um cobertor sobre o pai, acalmado ele e no dia seguinte, conversar com Noé sobre o problema e ajudar o pai a encontrar uma resolução e só compartilhar o assunto com os irmãos se depois disso nenhuma solução se mostrasse viável.


Infelizmente vivemos uma sociedade de “parricidas”. De revolucionários sempre dispostos a romper contra a geração anterior e começar tudo de novo. Assim não é possível seguir em frente.

Até que ponto isso tem entrado nas igrejas? Até que ponto os liderados estão dispostos a ajudar os seus líderes em suas falhas e fraquezas em vez de destruí-los expondo sua nudez? Até que ponto os liderados, dentro da igreja, estão honrando suas autoridades a ponto de ajudá-las a fugir do vinho em vez de correr para contar aos irmãos que o pai está bêbado e pelado? E digo mais, até que ponto os pais estão dispostos a aceitar a correção particular para que isso não precise virar um caso público?



3. A desonra afasta Deus


Uma vez que já entendemos um pouco melhor o que é autoridade e de onde ela vem, bem como introduzimos o tema “honra”, passaremos a falar sobre ela propriamente dita.

Um exemplo bem interessante é o das festas de aniversário, 15 anos… Para quem é normalmente oferecido o 1o pedaço?

Para a pessoa a quem se deseja honrar: Seja ela o cônjuge, a mãe, um professor. Enfim, vai para aquela pessoa que foi considerada significativa no processo daquela caminhada, seja por subsidiar a conquista ou fornecer condições emocionais para que se tornasse possível. Poderíamos comparar a honra com este pedaço de bolo. Honrar é considerar alguém em alta estima. Colocar a pessoa em um lugar de destaque.


Sabe um livro na Bíblia que fala muito sobre isso? MALAQUIAS. Quando você escutou este nome, qual foi a primeira coisa que lhe veio a cabeça? DÍZIMOS. Sim, o livro do profeta Malaquias fala sobre isso. Porém, BENS e FINANÇAS são parte de um tema muito maior no livro: HONRA.


Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá”? Pergunta o Senhor dos Exércitos.

E agora, sacerdotes, tentem apaziguar a Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá”? Pergunta o Senhor dos Exércitos.

"Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês", diz o Senhor dos Exércitos, "e não aceitarei as suas ofertas.

Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.

"Mas vocês o profanam ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível.

E ainda dizem: ‘Que canseira’! E riem dela com desprezo", diz o Senhor dos Exércitos. “Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos”? Pergunta o Senhor.

"Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso", diz o Senhor dos Exércitos; "pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações”. Malaquias 1:8-14


Deus não precisava daqueles animais que seriam sacrificados nem de dinheiro! Então por que a revolta de Deus contra o povo? Era UMA QUESTÃO DE HONRA. Esse negócio de “é pra Deus” que as pessoas usam para justificar coisas malfeitas, sobras, falta de dedicação… Não cola!


Justamente ao contrário. É melhor nem oferecer ou fazer algo para Deus se for sobra ou o que não presta. Deus NÃO ACEITA o ÚLTIMO pedaço do bolo! A velha desculpa do “se sobrar” tempo, dinheiro, vontade e etc. Para Deus precisa ser O PRIMEIRO PEDAÇO.


O Senhor chega a dizer, no caso do livro de Malaquias, que seria melhor FECHAR AS PORTAS DO TEMPLO do que continuarem com aquela religiosidade DESONROSA. Fazer com DESONRA é PIOR do que NÃO FAZER!


Em sua cidade natal Jesus NÃO PODE fazer muitos sinais.


Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: "De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? "

E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra".

E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles. Mateus 13:54-58.


No evangelho segundo escreveu Mateus é bem comum a expressão “curou todos” se referindo a Jesus. Porém no caso do texto acima, as pessoas conseguiam enxergar apenas “o filho do Zé” e não o Messias.



4. A honra atrai o favor de Deus


Se por um lado já vimos que a desonra afasta Deus; a honra por sua vez agrada o coração do Senhor e o torna favorável a nós.


Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa". Mateus 10:41,42.


A expectativa e a honra que temos em relação a autoridade de Deus presente em uma pessoa abre as portas para que sejamos pelo Senhor ministrados através dela.

Exemplifico citando 3 mulheres: A cananeia, a do fluxo de sangue e Ana. Vejamos um pouco sobre esta última.


Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada

e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! "

Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.

Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza".

Eli respondeu: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu". 1 Samuel 1:13-17.


Eli errou. Porém Ana soube diferenciar entre o homem Eli, pessoa feita do mesmo barro que ela, suscetível a erros; do sacerdote Eli que representava a autoridade de Deus. Ao honrar a autoridade de Deus presente na vida de Eli, Ana recebeu o seu milagre.

Quando Miriã não soube diferenciar o mano do profeta, afastou o favor de Deus e foi castigada. O mesmo vimos sobre o pessoal da região onde Jesus cresceu, que conseguia enxergar apenas o filho do Zé.



5. A quem e como honrar


Já vimos em Rm 13 a importância de honrar as autoridades. Ali, Paulo frisa as autoridades governamentais. Porém, a Bíblia também é clara em vários lugares sobre as autoridades familiares e espirituais. Como por exemplo em Ef 5 e Hb 13.

Como podemos então fazer para honrar essas pessoas?


Submissão é, entre outras coisas, quando você entende que faz parte de sua própria missão auxiliar a autoridade a cumprir a dela.


Unidade é, entre outras coisas, quando em caso de divergência de opinião, sem que haja pecado, a opinião do líder é seguida.


Obediência é quando você segue o que foi proposto ou faz o que foi pedido sem que haja necessidade de cobrança e com uma boa atitude no coração, sem murmuração.


Primazia é, entre outras coisas, quando você oferece honra ou vantagem através de um lugar para sentar, o primeiro pedaço do bolo, a oportunidade para falar primeiro e não tem nada de errado fazermos isso com nossas autoridades. Isso não é ser puxa, antes, é reconhecer a autoridade de Deus presente na pessoa.


Homenagem é, entre outras coisas, quando você exalta a pessoa publicamente.


Declaração é, entre outras coisas, quando você oferece particularmente palavras de agradecimento, apoio, motivação, incentivo.


Presente é, entre outras coisas, como já deixa claro o nome, quando você dá algo.


Serviço é, entre outras coisas, quando você faz algo pela pessoa que deseja honrar.


Estima é, entre outras coisas, quanto você dá extrema atenção ao que a pessoa diz e suas opiniões.



Ministração


Como você está em relação a honra?


Existe alguém aqui hoje que você gostaria de honrar?


Podemos começar entregando ao Senhor a primeira parte da nossa renda através dos dízimos, primícias, ofertas, propósitos, ofertas de missão…


Hoje também é o culto do dar. Quem você pode honrar com palavras, presentes, serviços, declarações, homenagens...

1Em Caxias do Sul, gringo se refere a pessoas de ascendência italiana que vieram colonizar a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!