quarta-feira, 20 de abril de 2022

A Páscoa de Pedro

 A Páscoa é a data mais importante de todas. Nela, celebramos a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.


Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 1 Pedro 1:18-20.


O que aconteceu na cruz está fora do tempo e do espaço, porém, se manifestou em nossos dias a pouco mais de 2000 anos.


Antes que houvesse a criação, Jesus se apresentou como solução. Quando surgiu a humanidade, a destruição não afligiu a terra de uma vez por todas; porque já havia uma cruz.

Essa cruz se manifestou. Jesus morreu carregando os nossos pecados e ressuscitou. E hoje nós estamos aqui; a Igreja existe… Porque um dia, Ele encarou a cruz por nós.

Para encerrar essa introdução; nosso futuro existe, porque existe uma cruz! Aleluia!


YouTube

Baixar mp3






1. Umas 16 páscoas...


Pedro era um jovem rapaz. Desde recém-nascido até aquele momento, já vivera no mínimo 15 páscoas. Para ele, um misto de gratidão, revolta e esperança a cada ano.

A Páscoa para os judeus, tais como Pedro, era a memória da “passagem”, a saída do Egito pela mão poderosa de Deus, manifestando seus milagres. Lembrava como o Senhor os tinha tirando das mãos de Faraó, enriquecido com os presentes egípcios e ainda por cima conduzido a Terra Prometida.


Todavia, o que o moço Pedro vivia não se parecia muito com a realidade da “Terra que mana leite e mel”. Em uma época onde ser escolhido como discípulo de um rabino e por ele ser altamente instruído era uma das maiores honras… Pedro não tinha conseguido ir muito longe. Era um semianalfabeto, sabemos disso tanto pelas críticas de seus adversários como pela fragilidade da linguagem em seus escritos.


O rapaz ralava duro. Passava noites em claro se dedicando na profissão que havia aprendido de seu pai. Os romanos tinham conquistado todo o antigo reino de Israel. Oprimiam, exploravam e cobravam altos impostos. Aonde estava o Deus dos Hebreus? Aonde estava o Messias prometido?


Cada Páscoa trazia um gostinho de “será”; afinal, eles sabiam pelas profecias que um Messias viria. Um salvador que libertaria o povo e os conduziria a um Reino Eterno. Imaginavam então algum tipo de chefe guerreiro ou político poderoso. Alguém que enfrentaria Roma, que libertaria o povo.


Pedro era mais um rapaz indignado com a opressão, desejando uma oportunidade para si mesmo e para a comunidade de Israel. Quando Jesus o chamou para segui-lo, pareceu que finalmente as coisas mudariam.


E mudaram! Muito mais por dentro do que por fora. Os olhos de Pedro foram abertos e ele pode enxergar que não precisava de um político ou de um exército. Ele só precisava de Jesus e isso bastava.



2. O Fim de um sonho


Porém quando Jesus morre, era como se tudo tivesse ido por água abaixo.


Primeiro porque Ele se foi sem revolução. Os romanos continuavam a oprimir.


Segundo porque Jesus era tudo para Pedro. Jesus era aquele que tinha transformado ele de uma vara verde em uma pedra.


Terceiro porque nas horas finais, Pedro o havia negado.



3. Remontando a cena


Jesus chama Pedro e João (Lc 22:8) e os envia para preparar a Ceia, esta, que seria conhecida posteriormente como: A Última Ceia.

O que passava na cabeça deles enquanto preparavam tudo?


Finalmente chega a hora e eles se assentam, não em cadeiras, mas no chão. A famosa cena acontece:


o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".

Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 1 Coríntios 11:23-25.


Enquanto se dava isso, discorreu a revelação de que um deles trairia. Cada um, inclusive Judas Iscariotes, se defenderam dizendo que nunca fariam isso. Porém…


Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. João 13:27.



Judas não discerniu o corpo de Cristo. Comeu daquele pão sem o menor temor no coração e pronto para seguir em frente nos seus planos pecaminosas.


Após cantarem um hino, partiram para o Jardim do Getsêmani, o lugar da prensa onde Jesus chama seus discípulos mais íntimos para orarem com ele. Entretanto, eles dormiram e deixaram Jesus sozinho.


Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.

Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".

Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? ", perguntou ele a Pedro.

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".

E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".

Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.

Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Mateus 26:37-45.



Três vezes a oliveira é prensada. Na primeira o óleo nobre verteu, aquele que traz a cura, usado na medicina. Na segunda o óleo que alimenta. Na última, o que faz fogo para aquecer e iluminar.

O jovem Pedro que não conseguia ficar 1h acordado para orar, era macho o suficiente para cortar a orelha de Malco. Ele era em macho, porém não era homem o suficiente.

E assim existem muitos homens que são machões para bobagens e menininhos para o que realmente importa como orar e ser um homem de Deus.

A espada na orelha, na orelha de Malco. A gestação de Hagar, são meros jeitinhos para não depender da fé e resolver no braço.


O machão que se julgava preparado para resistir a tudo e se gavava que ainda que todos negassem, ele jamais negaria, agora, segue Jesus de longe.


E assim existem muitos. Pessoas que se atiraram uma vez de cabeça na fé. Porém foram rasos na perseverança, na e na resiliência, a ponto de que depois de algumas decepções, que muitas vezes não passaram de simplesmente suas vontades não sendo feitas, seus caminhos não sendo seguidos… Resolveram seguir de longe e nunca mais se entregar com o mesmo afinco. Vivendo assim uma espécie de meia vida, meia felicidade, meio chamado...


Pedro NEGA JESUS 3 VEZES, e na última PRAGUEJA. Esse é o perigo de SEGUIR DE LONGE. É difícil fugir de quem você é… Um escolhido.


A PÁSCOA PROVA OS CORAÇÕES.

Fala de renúncia, de sacrifício, de abnegação.

Por isso o BATISMO É UM SÍMBOLO DA PÁSCOA.

Quem desce as águas, aceita e enaltece o que naqueles dias se passou, assumindo-as sobre sua vida.


O GALO canta. JESUS o olha e o ama.


Como Jesus olhou para Pedro a ponto de tal olhar receber essa descrição?


ESSE É O OLHAR DE JESUS PARA O PECADOR, PARA O PERDIDO, PARA O DESVIADO.


Pedro sai e chora amargamente!

Abandonou seu Mestre na hora que Ele mais precisava.


As atitudes de Pedro e de Judas não foram tão diferentes assim.

Porém Pedro sabia quem Jesus era e quem ele era. Judas não.


Pedro sabia que era um pecador condenado e que Jesus era o Filho de Deus que tira o pecado do mundo. Pedro sabia que somente a iniciativa de Jesus de salvá-lo que poderia mudar o seu destino ao inferno!


Judas parecia se achar um bom homem que precisava ajudar o Mestre a cumprir sua missão de fazer uma revolução contra os Romanos.



4. O Fim era apenas o começo


O tempo passa e Pedro vai pescar.

Já sabia que Jesus havia ressuscitado. Porém não sabia que nosso Deus é de recomeços.


Esse Jesus que atrela o “tu me amas” ao “pastoreie as minhas ovelhas”; mostrando que não há como amar Jesus sem se dedicar em sua Igreja. É o Jesus que havia dito aos discípulos:


Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "

Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio".

E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. João 20:19-22.


Jesus aqui não estava falando do Batismo no Espírito Santo que eles receberiam apenas no Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa. Estava falando de receberem o Espírito Santo como morador dentro dos seus corações; o mesmo que cada pessoa recebe quando nasce de novo, ao reconhecer seus pecados e receber Jesus como Senhor e Salvador.


Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9



Ministração


Hoje é o dia de você voltar.

Hoje é o dia de tomar novamente a Ceia do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!