terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Você, um missionário

 Jesus veio a terra e habitou entre nós. Enquanto caminhou conosco, curou enfermos, expeliu demônios e anunciou o evangelho: a boa notícia da salvação.


Porém, antes que completasse 34 anos de seu nascimento, Jesus precisou morrer na cruz. E digo “precisou” pois essa é a palavra exata. Não era um desejo inerente. Ninguém acorda pensando “ai que vontade de morrer na cruz hoje”. Porém, era necessário que alguém recebesse o SEU castigo. Que alguém TE substituísse no tribunal.


Jesus morreu a SUA MORTE; agora resta que você VIVA A VIDA DELE.


Como Jesus teria vivido e o que teria feito no ano 34, 35, 36 de sua vida na terra? É isso que você precisa fazer, afinal, você é o substituto dele.


E isso, não você individualmente: A Igreja! Pois foi por cada um de nós que Ele se entregou.


Assim, não podemos viver de qualquer jeito. Precisamos cumprir o nosso chamado a nossa MISSÃO!


Sei que esse não é sentido principal da palavra “missionário” (apóstolo); porém, hoje usaremos no sentido de “aquele que tem uma missão”.


Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Colossenses 3:23,24.


Baixar mp3

YouTube


 


1. Dentro de casa


O primeiro lugar onde precisamos ser missionários é dentro das nossas próprias casas. Dizem que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos, logo, você influencia profundamente as pessoas que moram contigo. A pergunta que fica é se a sua presença dentro daquela casa está beneficiando ou prejudicando aqueles que a habitam.


Algumas casas possuem figurinhas carimbadas:


- A Adoradora.

- O Murmurador.

- A Fofoqueira.

- O Contador.

- A rebelde.

- O coitadinho.

- O Bíblia.


Suas atitudes tornam a casa um lugar mais ácido, inóspito; ou, pedaço do Jardim do Éden.


Seja alguém que ajuda a família a chegar mais perto de Jesus. E se alguém ainda não o segue em sua casa, será influenciado pelo seu bom testemunho a se tornar um seguidor também.



2. Na rua


Recentemente estive de férias e em alguns lugares tentei ficar “a paisana”; só curtindo. Porém, não foi possível. Se você é um cristão, é muito difícil e talvez até impossível esconder isso.


"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:13-16.


Jonas tentou “esconder” sua verdadeira identidade no navio, entretanto, não foi possível, o ambiente o denunciou. Pedro tentou se esconder, porém, seu “jeito de falar” o denunciou. O mesmo Pedro só queria pescar, mas, os demais o seguiram…


Aonde quer que um cristão vá, ali a chama de Jesus o denunciará. Você será visto, será notado e até cobrado. Sim, estamos na vitrine!


Quando um ímpio adultera, todos acham normal. Quando um cristão faz isso, todos apedrejam. E deve ser assim mesmo. Exatamente, realmente estamos na vitrine, somos chamados pelo Senhor a sermos MODELO e a darmos EXEMPLO.


Ser cristão é estar exposto. Por algum tempo relutei em colocar adesivo cristão no carro. A lógica era simples. Estava chegando em Caxias do Sul e não queria que relacionassem minhas barbeiragens ao evangelho. Agora que aprendi a dirigir por lá, posso usar o adesivo. Outro dia de longe vi um carro se movimentando de forma muito violenta. Então disse a minha esposa: “Quer ver que quando chegamos perto vai ter ‘este’ ou ‘aquele’ adesivo”? Ao nos aproximarmos, era exatamente isso.


Moramos perto do shopping e não raras vezes, quando menos esperamos, algum conhecido ‘aparece’ lá enquanto passeamos.


Ser Cristão é ser a cidade construída sobre a montanha. Então, ou confiamos no nosso modo de ser e agir que nos foi transmitido pela Bíblia ou nos sentiremos pressionados e infelizes. Eu realmente creio e sei que viver como Jesus, de acordo com a Bíblia é sim o jeito certo de se viver.


Como alguém já disse: “O Cristão é a Bíblia ambulante que o mundo mais lê e observa”.


As pessoas podem até não saber exatamente o que é ser um cristão; porém, elas verão você e é isso que fará toda a diferença na vida delas.




3. No trabalho


O trabalho é um dos locais onde passamos a maior parte de nossa vida adulta. E como diz o Pr. Tércio Evangelista:


Se o nosso trabalho não está glorificando a Deus, então porque ainda estamos fazendo ele”?


Lá seremos provados em uma das áreas que mais mexem com as pessoas: DINHEIRO!


Você está disposto a fazer o certo mesmo que isso te custe dinheiro?




4. Na escola


De forma semelhante ao que acontece no trabalho, os ambientes de ensino também são um fértil campo de evangelismo.


Ex.: Minha primeira célula.


Se tem uma coisa que está no geral bem deturpada no Brasil é a educação. Infelizmente depois de muitos anos de depreciação o ensino no Brasil se tornou uma ferrament com finalidades políticas e ideológicas.


Os valores ensinados em boa parte das escolas contrapõe diretamente o Reino de Deus. Na UFPel, uma professora disse abertamente para nossa turma com mais de 70 alunos: “Eu sou comunista sim e se depender de mim vocês também vão ser”.


Conseguir ser SAL em um lugar assim é um grande desafio. Como evangelizar essas pessoas sem perder o sabor?


Ser firme sem ser grosso? Ser amigável porém sem praticar as mesmas obras? Infelizmente muitos se perdem nessas obras.


Porém, você é chamado por Deus para ser um missionário lá dentro!




5. Na internet


Algumas vezes as pessoas agem nas redes como se fosse uma terra sei lei, um mundo sem consequências. Porém isso não é verdade. As coisas que escrevemos, curtimos, postamos… Tudo está a favor ou contra o propósito de Deus.


Muitos usam às redes apenas para laser e até vaidade, outros para brigas e rancor… Todavia, elas também são nosso campo missionário.



Ministração


As pessoas ao nosso redor estão caminhando na direção do seu ou do inferno.

E não estou falando de serem boazinhas ou malvadas. Estou falando de estarem seguindo Jesus ou não.


A vida aqui na terra passa muito rápido.

Quando estamos em um momento, ele parece eterno… Lembram da escola?


Porém depois que passa, percebemos como foi rápido.


Um dia olharemos para trás e veremos que tudo que passamos aqui nessa terra foi rápido demais. E quando esse dia chegar, haverá uma coisa da qual certamente você não se arrependerá:


AS VIDAS QUE TIVER EVANGELIZADO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!