terça-feira, 9 de maio de 2023

A tristeza, a dor, a fraqueza e a fé

Quando olhamos para o curso de uma semana, com toda certeza perceberemos diversos momentos alegres, gostosos e desfrutados na companhia de pessoas importantes para nós. Porém, é inegável que também lembraremos de alguns momentos tristes, de fraqueza e talvez até mesmo de dor.

 

Baixar MP3 YouTube

 


 


Não sei você, entretanto, eu de vez em quando preciso lutar contra uma tal de tristeza. E bichinha xarope! Se eu não me posiciono e decido vencê-la logo de começo, ela vai crescendo, ganhando território e tentando dominar meu dia e a semana.


Só eu ou você também passa por aqueles momentos que dá vontade de desistir de tudo? Porém, se estamos aqui hoje, é porque decidimos seguir em frente!


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo.

E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação.

Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. 2 Coríntios 1:3-9.




1. A vida eterna


Muitas pessoas têm uma ideia confusa do que seja a vida eterna. Só está vivo quem nasceu de novo (Jo 1:12, Ef 2:1, Cl 2:13). Agora, algo que dura para sempre não é Eterno. Para ser Eterno no mais profundo significado da palavra é necessário não ter princípio nem fim, estar fora do tempo. O único ser assim é Deus. Logo, a verdadeira vida Eterna só é possível quando nos tornamos um com Deus.


Muitas pessoas se frustram com a vida e com Deus por causa de suas expectativas. Pois colocam toda a esperança nos dias aqui nessa terra. Porém, estas, são apenas as nossas peregrinações (Gn 47:9).


Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Pedro 2:11.


Se a sua expectativa da saúde perfeita, dos dias sem incomodação, do trabalho que não fatiga, das relações interpessoais perfeitas… For aqui na terra… Meu amigo, coitadinho de você porque a frustração certamente vai te alcançar.


Essa vida aqui é uma peregrinação!

Jesus sofreu, Paulo sofreu, e 11 dos apóstolos foram assassinados!


Logo, ou você tem fé para acreditar na eternidade ou estará entre os mais infelizes dos seres humanos. Não sou eu quem diz isso, é a Bíblia!


Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1 Coríntios 15:19.


Se você ficar vindo aos cultos na expectativa de que seus problemas serão anulados e magicamente você não terá mais problemas… Infelizmente você será um candidato a futuro desigrejado.


O Evangelho (boas notícias) é maior que esta vida!




2. Metanóia


Gosto muito de Rm 2:2 que fala da Metanóia.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.


Porém, observe o verso que vem logo a seguir.


Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3


Metanóia também é ter um conceito correto acerca de si mesmo. Nem menos (incredulidade), nem mais (soberba).


Quanto tempo e quanta energia emocional gastamos nos defendendo uns dos outros? Há no ser humano uma luta, uma busca pela imortalidade! Não queremos que falem mal de nós, não queremos que digam que aquilo que fazemos é ruim. Desejamos que os outros nos achem bonitos, fortes, inteligentes… E mesmo que você diga que isso não é verdade, para alguma pessoa ou algum aspecto de sua vida, com certeza, vai se enquadrar nisso!


Quer algo mais pagão do que desejar jamais morrer nessa terra?


E não estou falando da vida eterna. Estou falando de um desejo de imortalidade aqui na terra. O mesmo que foi buscado com Caim, Ninrode, Semíramis e Tamuz.


Disse Caim ao Senhor: "Meu castigo é maior do que posso suportar.

Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará". Gênesis 4:13,14.


Perceba que o grande drama de Caim era que alguém o matasse. Não vemos Caim pedindo perdão, nem mesmo oferecendo um sacrifício de animais por seus pecados, como tinha visto Deus fazer no Éden (Gn 3:21) ou até mesmo como Abel fizera (Gn 4:4).


O medo de Caim não era a perda do relacionamento com Deus ou o afastamento da família. Seu principal temor era perder essa vida terrena e ser apagado da história.


Ninrode com sua torre (Gn 11) e o mito da deusa mãe (Semiramis), e do deus filho (Tamuz, Ez 8:14).


A busca dos gregos por grandes feitos que eternizassem seus nomes aqui na terra.


Não morrer foi a tentação que Pedro impôs a Jesus.


Ameaças de morte era o que Paulo usava contra os Cristãos e estes não esmoreciam.


Viver para sempre foi a tentativa de Genghiskan ao se reproduzir como um louco com as mulheres das nações conquistadas.


Até Hitler inspirado em Darwin e Marx buscava levantar a sua Babel moderna, tornar seu nome célebre e viver para sempre como fundador do Terceiro Reich.


Mas, como já disse o Superman ao Batman:


Você não me deixa morrer, mas, também não me deixa viver”.


Por medo de serem difamadas, esquecidas. Por medo de terem menos prazer, menos dinheiro. Por medo de que alguém as ame menos…


AS PESSOAS NÃO MORREM, MAS, TAMBÉM NÃO VIVEM!


Essa coisa toda progressista, politicamente correta, woke e ambientalista não deixa viver e nem morrer!


As pessoas não vivem mais, elas apenas existem em um mundo regido pela deusa “Ofensa” que é adorada quando se entoa assim: Mi, Mi, Mi.


Não sou contra defender pessoas e nem contra as pessoas defendidas. Sou a favor de cuidarmos da natureza, inclusive dos animais. Agora, de maneira nenhuma serei a favor de ideologias meramente usadas para manipulação das massas!


Assim já era Judas Iscariotes que defendia se interessas pelos pobres só para aumentar a arrecadação e assim ter de onde roubar ainda mais (Jo 12:6).




3. Pode chorar


Estou no ministério há 16 anos. Destes, 13 como pastor de igreja e já 5 como pastor estadual. Nunca tive dúvidas do meu chamado! Porém, já perdi as contas das vezes que pensei em desistir!


A vocação é o chamado de Deus para cumprimos o seu propósito em nossas vidas, não uma garantia de que não teremos dificuldades.


Às vezes você chora!

Outas lava a roupa um dia para usar no outro!

Tem momentos em que não sobra tempo para descansar!

Períodos sem lazer!

E o que vai fazer?


Como vai reagir diante das críticas, mesmo quando dá o seu melhor?


Escute só: PAULO PASSOU POR TUDO ISSO!


Criticado, apedrejado, abandonado, pobre, doente.


Já estudou a Bíblia?

Achou nela alguma história fácil?


Não! Porque desde que o pecado entrou nessa terra as coisas não são fáceis! Somos peregrinos nessa terra corrompida almejando por nossa pátria definitiva!


Então chore, chore sim, mas, no lugar certo!




4. A fé


Lá no começo, lemos Paulo falando de “tribulação” e “consolação”.


Sabe que palavra ele usa para “consolo”? Parakaleo e Paraklesis.


Veja o que Jesus disse:


E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro (allos) Consolador (Parakletos), a fim de que esteja com vocês para sempre:

é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. João 14:16,17.


Quando Paulo fala de tribulação, ele não está falando de uma forma vazia sobre o consolo. Ele está apresentando o Consolador sobrenatural!


Não há como viver uma vida Cristão sem relacionamento com o Espirito Santo, pois Ele é o Penhor, a garantia de que Jesus vem nos buscar!


Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,

nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. 2 Coríntios 1:21,22.


O Espírito Santo habitando em nós é o Selo do arrebatamento!


Só consegue compreender parte da Glória da Nova Jerusalém e ansear por ela quem tem esse Encorajador pulsando dentro de si!


O Espírito Santo habitando em nós é nosso Consolador, Ajudador, Animador…


Ou você se torna sensível a Ele ou a vida cristã se tornará um fardo neste mundo inóspito (pelo pecado) que jaz no malígno (1Jo 5:19).



Ministração


Quer chorar? Chore, mas no lugar certo!

Está difícil? Foi assim para todas que vieram antes de você!


Ei! Não desista.


Jesus não nos deixou órfãos!


Ele enviou o Seu Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!