sexta-feira, 5 de maio de 2023

Ponha a casa em órdem

 Quando pensamos em grandes reis do AT, Ezequias aparece na lista dos reis mais exemplares de todos.

E confesso que, quando pensamos em milagres, fora a cruz, aquele mais impressionante que me vem a cabeça foi operado pelo Profeta Isaías, justamente durante o reinado de Ezequias.


Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".

Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor:

"Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente.

Então a palavra do Senhor veio a Isaías:

"Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.

E eu livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu defenderei esta cidade.

" ‘Este é o sinal de que o Senhor fará o que prometeu:

Farei a sombra do sol retroceder os dez degraus que ela já cobriu na escadaria de Acaz’ ". E a luz do sol retrocedeu os dez degraus que tinha avançado. Isaías 38:1-8.




1. Ponha a casa em ordem


Quando eu lia “ponha a sua casa em ordem” sempre pensei que se referia especialmente aos assuntos do Reino de Judá. Afinal de contas, depois Ezequias é repreendido por ter mostrado os tesouros do país aos inimigos.

Porém, veja o que a Bíblia diz sobre Manassés, o filho de Ezequias.


Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá.

Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.

Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto.

Construiu altares no templo do Senhor, do qual este tinha dito: "Em Jerusalém porei meu nome".

Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes.

Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira. 2 Reis 21:1-6.


Manassés também derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um lado a outro. 2 Reis 21:16.


Resumindo, Manassés se não for o pior, com certeza está entre os piores governantes que o Reino de Judá teve.


Ele tinha 12 anos quando começou a reinar. Agora, pense comigo, Ezequias recebeu quantos anos extras de vida? 15!


Manassés nasceu e cresceu no tempo EXTRA da vida de Ezequias, nos dias que Deus havia ordenado que ele colocasse a SUA CASA EM ORDEM!


Deus deu 15 anos para Ezequias fazer um upgrade na sua casa e ele não fez!


E você? Quem sabe hoje Deus está te dando uma nova chance para fazer a diferença na sua família!


Como será quando Ezequias chegar diante do Senhor e perguntar por seu filho? Como ele vai reagir ao saber que o menino se tornou um assassino implacável e um dos piores reis do povo de Deus de todos os tempos? Que o filho dele foi um dos grandes motivos que levou Deus a derramar sua ira sobre Judá e quase aniquilar a descendência de Abraão?


Gerente dá pra contratar outro, padeiro dá pra substituir, faxineira se consegue outra… Porém na sua casa você é insubstituível! Não existe ex-pai, ex-mãe, ex-irmão!




2. Um modelo que dá exemplo


Agora, quando pensamos no maior líder que o povo de Israel teve no período dos Juízes, com certeza o nome do profeta Samuel é o que vem em mente.


Faltaria tempo e palavras para descrever que homem magnífico!


Porém, ao ficar velho, precisou ouvir uma reclamação do povo:


Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações". 1 Samuel 8:5.


Embora Samuel tivesse uma mãe sensacional, não foi criado por ela, nem mesmo por seu pai Elcana. Foi criado por Eli. Este, foi um sacerdote omisso, que permitia que seus filhos fizessem todo tipo de pecados sem nunca os repreender.


Embora Samuel nunca tenha seguido o caminho dos filhos de Eli, quando foi a sua vez de criar um filho, foi um pai semelhante ao sacerdote Eli.




3. Quando tudo que se tem é a falta


Há muitos anos, aqui na América Latina, um jovem chamado Solano Lopez ouviu de seu pai um conselho: “Nunca entre em guerra contra o Brasil”. O rapaz cresceu e se tornou o governante do Paraguai e logo entrou em guerra contra nossa nação.

A asneira desse homem trouxe grande desgraça a nosso país vizinho e muitos daqueles homens foram mortos na guerra.


O Paraguai tem melhorado muito, porém as marcas de uma nação sem pais perdurou por décadas.


Quando os líderes saem a correr atrás de seus devaneios não se importando com o que isso irá gerar nos seus liderados as consequências são terríveis.


Já atendi diversas pessoas após tentativa de suicídio. Entre outras coisas tento conscientizá-las sobre o impacto que isso deixaria sobre os “vivos”; sobre as pessoas amadas como os filhos por exemplo.


O Brasil é um país onde falta paternidade. Muitos pais são tidos como agressores, alcoólatras, viciados… Famílias onde as mães são sobrecarregas e precisam cuidar de todos os aspectos da família. Isso não é bom para ninguém.


É tempo de restaurarmos os homens dessa nação!

É tempo de restaurarmos a paternidade!

É tempo de se levantarem homens, que serão homens de verdade!


Quando Deus quis enviar seu filho, ele garantiu que tivesse um pai:


Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó;

e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. Mateus 1:15,16.


Jesus dispensa aprestações. Mas e seus irmãos? Onde aprenderam a ser quem foram?

O que dizer de Tiago, que se tornou o grande líder da igreja primitiva, presidente do Concílio de Jerusalém e autoridade respeitada por Pedro e Paulo?

E Judas que escreveu uma das cartas mais reveladoras das dimensões espirituais?

Ou José, o Justo, que foi cotado para substituir Judas Iscariotes como um dos 12 apóstolos.


Sim, eles aprenderam muito com Jesus, porém, tiveram em José um grande exemplo.


Você lembra de Jesus dizendo perdoando a mulher surpreendida em adultério? E como agiu José quando acreditou que Maria havia adulterado?


Ou já na cruz, Jesus perdoando o povo e carregando a culpa? Não era o que José pretendia fazer ao deixar Maria? Absolver ela e assumir sobre si a culpa e as consequências do suposto pecado?


Estamos chegando perto do dia das mães; porém uma das maneiras de honrarmos essas mulheres e sendo homens de verdade, pais de verdade, não objetos decorativos dentro de uma casa!







Ministração


Onde estão os homens de Deus que vão deixar o seu legado?


Onde estão os homens de Deus que vão proteger as suas famílias?


Onde estão aqueles que vão aproveitar bem os próximos 15 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!