Os evangelhos apresentam um personagem muito interessante chamado Nicodemos. Para entendermos um pouco melhor é necessário contextualizar.
O antigo Reino de Israel havia se resumido em territórios governados pelo Império Romano. Embora com pouca autonomia, praticavam a fé judaica, suas leis e costumes. O Sinédrio era uma organização extremamente importante que realizava funções religiosas e até algumas governamentais em relação aos judeus. E Nicodemos era membro de tal conselho. Infelizmente o Sinédrio acabou se dividindo em facções político-religiosas como os dominantes Saduceus, que não criam em ressurreição, nem em espíritos ou anjos e os Fariseus, que tinham uma interpretação bem equilibrada, porém, haviam se tornado extremamente legalistas. Além desses “partidos” judaicos, existiam os Essênios, grupo extremamente rigoroso no que dizia respeito a questões espirituais e acéticas e os Zelotes, que não eram um partido em si, antes, uma sessão do grupo dos Fariseus. Estes últimos acreditavam que a política era uma área extremamente importante para se atuar, até mesmo com o uso de violência.
Nicodemos como figura importante que era, estava atento a tudo que se passava sobre Jesus. Não querendo influenciar as pessoas a seguirem o “novo” Mestre sem antes se certificar de que realmente era alguém de confiança, o procurou durante a noite.
Como bom Fariseu que era, Nicodemos estava aberto a questões espirituais, porém, com um raciocínio rígido, como já era de se esperar. João 3:1-8. NVI.
1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
7 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
8 O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:1-8. NVI.
1. O Novo Nascimento
A Bíblia deixa bem claro que existem muitas pessoas que vivem apenas como criaturas de Deus (Jo 1:12). Elas ainda não nasceram de novo. Podem até entender com suas mentes o evangelho e acreditar racionalmente na Bíblia. Podem até se esforçar para fazer o bem… Porém, enquanto não nascerem de novo, não serão filhas de Deus.
5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
Esse nascer da água pode remontar a criação do mundo mediante a água, também a formação no ventre através da água… Como especialmente um lavar de pecados; o perdão estabelecido por Jesus.
Somente após alguém ser perdoado por Jesus é que o Espírito Santo se conecta ao espírito humano dela e ocorre o NOVO NASCIMENTO. A pessoa que estava morta (desligada de Deus) passa a estar viva (conectada com Deus).
Um dos grandes erros dos cristãos é esperar que os mortos ajam como se estivessem vivos. O ministério que recebemos é o da reconciliação justamente porque enquanto a pessoa não se conectar ao Espírito Santo ela não vai discernir as coisas espirituais.
É de pouco proveito que a pessoa se arrependa isoladamente de pecados. Ela precisa se arrepender de quem ela é! Da sua rebelião contra Deus. E somente quem convence do PECADO, da JUSTIÇA e do JUÍZO é o Espírito Santo (Jo 16:8).
Inclusive, se você frequenta essa Igreja, está lendo este texto, ouvindo essa pregação ou assistindo este vídeo… Receba Jesus em seu coração (Jo 1:12), arrependendo-se de seus pecados e confessando Ele como seu Senhor e Salvador (Rm 10:9). Porque frequentar um lugar não salva. A Ceia é para os Filhos de Deus. A salvação é para os Filhos de Deus. E o Reino de Deus é para aqueles que nasceram da água e do Espírito.
2. Carne é Carne, Espírito é espírito
Uma pessoa que simplesmente “nasceu” não é um Filho de Deus. É apenas uma criatura, um “ser” humano.
6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Jo 3:6. NVI.
Assim também são nossos pensamentos, ideias, planos, sonhos e ações.
As coisas que nascem da simples vontade do coração humano, são enganosas e corruptas; pois nasceram da carne e são carne.
9 "Enganoso é o coração,
mais do que todas as coisas,
e desesperadamente corrupto.
Quem poderá entendê-lo? Je 17:9. NAA.
Por que você pensa no que pensa?
Diz o que diz?
Faz o que faz?
Se os seus pensamentos, palavras e ações nasceram meramente da “carne” vão gerar resultados para a carne.
Agora se o que você pensa, fala e faz nasceram da união do seu espírito com o Espírito Santo de Deus… Vão gerar para o Espírito!
Muitas pessoas fazem um monte de coisas da própria cabeça… Por seus próprios desejos… Simplesmente obras da carne e depois quem pedir ajuda de Deus.
Trocam de esposa porque querem uma mais nova. Ou de marido porque querem um que ganhe mais… E depois pedem ajuda para Deus porque as coisas estão difíceis. Pois é minha gente, o que nasce da carne é carne.
Outros trocam de carro para ter status, ou fazem o mesmo pelo celular… Depois quando as parcelas apertam no bolso… Pedem ajuda de Deus. Ei! O que nasce da carne é carne!
Existem ainda aqueles que na hora da raiva, falam tudo que dá na telha e se metem em confusões, arrumam inimigos, perdem o emprego… E depois lembram de Deus! Mas o que nasce da Carne é: Carne!
E poderíamos falar de tanta coisa, de namorados a empregos, de casas a políticos…
Entretanto, o resumo é:
- As coisas que você pensa, fala ou faz; estão nascendo do Espírito ou da Carne?
16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. Rm 11:16. NAA.
Decida pensar, falar e fazer coisas que tem como fundamento o que a Palavra Ensino e o Espírito direciona, assim, no futuro em vez de ter que clamar pela ajuda de Deus você poderá contar com a intervenção divina.
3. O Vento sobra onde quer
A mesmíssima palavra traduzida por vendo to no começo do verso 8 é traduzida por Espírito no final dele. E se lêssemos diferente?
8 O vento [Espírito] sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8. NVI.
O agir do Espírito Santo é sobrenatural. É incompreensível e indecifrável para aqueles que ainda não nasceram de novo e por isso ainda não entraram no Reino de Deus.
O mestre da lei não estava conseguindo entender Jesus porque até aquele momento Nicodemos ainda não tinha nascido da água e do Espírito. Ele podia sentir algo diferente em Jesus, porém, não sabia de onde vinha e nem para onde ia.
Quando você nasce de novo, por mais que as pessoas não possam entender e nem ver o que se passou contigo, elas podem sentir os efeitos; assim como acontece com o vento.
Ministração
Peça perdão a Deus por tantas coisas em sua vida que nasceram de sua carne.
Clame ao Espírito Santo que mediante a Palavra de Deus te leve a empreender as obras do Espírito.
Busque um relacionamento com o Espírito Santo não apenas para a manifestação do dom, mas, para a geração de uma vida espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!