terça-feira, 16 de abril de 2024

Nascidos do Espírito

 

Os evangelhos apresentam um personagem muito interessante chamado Nicodemos. Para entendermos um pouco melhor é necessário contextualizar.

Baixar YouTube MP3

 


 

O antigo Reino de Israel havia se resumido em territórios governados pelo Império Romano. Embora com pouca autonomia, praticavam a fé judaica, suas leis e costumes. O Sinédrio era uma organização extremamente importante que realizava funções religiosas e até algumas governamentais em relação aos judeus. E Nicodemos era membro de tal conselho. Infelizmente o Sinédrio acabou se dividindo em facções político-religiosas como os dominantes Saduceus, que não criam em ressurreição, nem em espíritos ou anjos e os Fariseus, que tinham uma interpretação bem equilibrada, porém, haviam se tornado extremamente legalistas. Além desses “partidos” judaicos, existiam os Essênios, grupo extremamente rigoroso no que dizia respeito a questões espirituais e acéticas e os Zelotes, que não eram um partido em si, antes, uma sessão do grupo dos Fariseus. Estes últimos acreditavam que a política era uma área extremamente importante para se atuar, até mesmo com o uso de violência.


Nicodemos como figura importante que era, estava atento a tudo que se passava sobre Jesus. Não querendo influenciar as pessoas a seguirem o “novo” Mestre sem antes se certificar de que realmente era alguém de confiança, o procurou durante a noite.


Como bom Fariseu que era, Nicodemos estava aberto a questões espirituais, porém, com um raciocínio rígido, como já era de se esperar. João 3:1-8. NVI.


1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.


2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".


3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".


4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "


5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.


6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.


7 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.


8 O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:1-8. NVI.



1. O Novo Nascimento


A Bíblia deixa bem claro que existem muitas pessoas que vivem apenas como criaturas de Deus (Jo 1:12). Elas ainda não nasceram de novo. Podem até entender com suas mentes o evangelho e acreditar racionalmente na Bíblia. Podem até se esforçar para fazer o bem… Porém, enquanto não nascerem de novo, não serão filhas de Deus.


5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.


Esse nascer da água pode remontar a criação do mundo mediante a água, também a formação no ventre através da água… Como especialmente um lavar de pecados; o perdão estabelecido por Jesus.

Somente após alguém ser perdoado por Jesus é que o Espírito Santo se conecta ao espírito humano dela e ocorre o NOVO NASCIMENTO. A pessoa que estava morta (desligada de Deus) passa a estar viva (conectada com Deus).


Um dos grandes erros dos cristãos é esperar que os mortos ajam como se estivessem vivos. O ministério que recebemos é o da reconciliação justamente porque enquanto a pessoa não se conectar ao Espírito Santo ela não vai discernir as coisas espirituais.


É de pouco proveito que a pessoa se arrependa isoladamente de pecados. Ela precisa se arrepender de quem ela é! Da sua rebelião contra Deus. E somente quem convence do PECADO, da JUSTIÇA e do JUÍZO é o Espírito Santo (Jo 16:8).


Inclusive, se você frequenta essa Igreja, está lendo este texto, ouvindo essa pregação ou assistindo este vídeo… Receba Jesus em seu coração (Jo 1:12), arrependendo-se de seus pecados e confessando Ele como seu Senhor e Salvador (Rm 10:9). Porque frequentar um lugar não salva. A Ceia é para os Filhos de Deus. A salvação é para os Filhos de Deus. E o Reino de Deus é para aqueles que nasceram da água e do Espírito.




2. Carne é Carne, Espírito é espírito


Uma pessoa que simplesmente “nasceu” não é um Filho de Deus. É apenas uma criatura, um “ser” humano.


6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Jo 3:6. NVI.


Assim também são nossos pensamentos, ideias, planos, sonhos e ações.

As coisas que nascem da simples vontade do coração humano, são enganosas e corruptas; pois nasceram da carne e são carne.


9 "Enganoso é o coração,

mais do que todas as coisas,

e desesperadamente corrupto.

Quem poderá entendê-lo? Je 17:9. NAA.


Por que você pensa no que pensa?

Diz o que diz?

Faz o que faz?


Se os seus pensamentos, palavras e ações nasceram meramente da “carne” vão gerar resultados para a carne.


Agora se o que você pensa, fala e faz nasceram da união do seu espírito com o Espírito Santo de Deus… Vão gerar para o Espírito!


Muitas pessoas fazem um monte de coisas da própria cabeça… Por seus próprios desejos… Simplesmente obras da carne e depois quem pedir ajuda de Deus.


Trocam de esposa porque querem uma mais nova. Ou de marido porque querem um que ganhe mais… E depois pedem ajuda para Deus porque as coisas estão difíceis. Pois é minha gente, o que nasce da carne é carne.


Outros trocam de carro para ter status, ou fazem o mesmo pelo celular… Depois quando as parcelas apertam no bolso… Pedem ajuda de Deus. Ei! O que nasce da carne é carne!


Existem ainda aqueles que na hora da raiva, falam tudo que dá na telha e se metem em confusões, arrumam inimigos, perdem o emprego… E depois lembram de Deus! Mas o que nasce da Carne é: Carne!


E poderíamos falar de tanta coisa, de namorados a empregos, de casas a políticos…


Entretanto, o resumo é:

- As coisas que você pensa, fala ou faz; estão nascendo do Espírito ou da Carne?


16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. Rm 11:16. NAA.


Decida pensar, falar e fazer coisas que tem como fundamento o que a Palavra Ensino e o Espírito direciona, assim, no futuro em vez de ter que clamar pela ajuda de Deus você poderá contar com a intervenção divina.




3. O Vento sobra onde quer


A mesmíssima palavra traduzida por vendo to no começo do verso 8 é traduzida por Espírito no final dele. E se lêssemos diferente?


8 O vento [Espírito] sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8. NVI.


O agir do Espírito Santo é sobrenatural. É incompreensível e indecifrável para aqueles que ainda não nasceram de novo e por isso ainda não entraram no Reino de Deus.

O mestre da lei não estava conseguindo entender Jesus porque até aquele momento Nicodemos ainda não tinha nascido da água e do Espírito. Ele podia sentir algo diferente em Jesus, porém, não sabia de onde vinha e nem para onde ia.


Quando você nasce de novo, por mais que as pessoas não possam entender e nem ver o que se passou contigo, elas podem sentir os efeitos; assim como acontece com o vento.




Ministração


Peça perdão a Deus por tantas coisas em sua vida que nasceram de sua carne.


Clame ao Espírito Santo que mediante a Palavra de Deus te leve a empreender as obras do Espírito.


Busque um relacionamento com o Espírito Santo não apenas para a manifestação do dom, mas, para a geração de uma vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!