terça-feira, 30 de abril de 2024

Trocando de dor

Sexta-feira eu estava pensando em não ir para academia. Porém, como estava com um pouco de dor nas costas, entendi que não podia falhar. Depois do banho o Espírito Santo falou comigo sobre o episódio.

 Baixar mp3 YouTube

 



Eu não fui para a academia para “me livrar da dor”; eu fui para “trocar de dor”. Tirar a dor “ruim” da articulação e ficar com a dor “boa” no músculo.


Meu amigo, uma coisa é certa nessa vida: VAI DOER.


Viver dói!


Você estava lá no ventre de sua mãe, literalmente “de boa na lagoa”. E quando saiu a luz irritou seus olhos, a ausência no som do coração da mãe foi estranha e para completar; o ar entrando em seus pulmões pela primeira vez ardeu tanto que você começou a berrar feito terneiro novo!


E de lá para cá a coisa não parou mais!

Eu já passei dos 30 e meu amigos, as coisas mudaram.

Porém, quem já fez 40, 50, 60… Cada um adverte sobre os desafios da nova década.


Pastor, vai falar sobre cuidar da saúde”?

Posso até falar, todavia, não é objetivo principal.


Você já reparou que até Jesus não “evaporou” as nossas dores? Isso mesmo. Ele apenas pegou o seu estado de “doença” e lhe entregou o estado dEle de “saúde”.


Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.


5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 5:4-5. NVI.

Já falamos e repetidos que Jesus é a solução para os casamentos, para os problemas emocionais, para os problemas financeiros, para a saúde… JESUS É A RESPOSTA E A SOLUÇÃO PARA TUDO!


Porém, a cada dia, os 3 inimigos do cristão continuam nos puxando para baixo: A Carne, o Diabo e o Mundo.


A carne é formada pelas vontades da natureza humana.

O diabo dispensa apresentações.

O mundo é a cria do cruzamento entre a carne e diabo. Um sistema que sempre puxa para o pecado, mesmo que às vezes travestido de algo bom.


Então você não nasce com DUAS OPÇÕES, duas escolhas. O bem e o mau. Isso não é verdade.


Ah, mas, a Bíblia”…. Segura aí meu filho. A palavra de Deus não diz que você pode escolher entre o bem e o mau. Ela diz que você deve escolher entre bênção e maldição.


A verdade é que nós nascemos maus! E só temos uma opção, nos tornarmos bons. Não lutar por mudança, não decidir por nada… É continuar no lugar que nasceu.


Ah, mas, as criancinhas vão para o céu”. Vão para o céu porque são inocentes, não tem o nível de consciência necessária para entenderem que estão pecando; o que não muda o fato de que já nascem egoístas, maldosas, prontas para fazer o mau.


Já ministrei sobre “a dor do crescimento” e você pode conferir isso no missoes.org .


Hoje quero mostrar para você que assim como eu “troquei” de dor ao treinar na academia; você também pode trocar muitas dores na sua vida.




1. Dor do casamento


Quem acha que casamento pode ser uma fonte de dor?

Ok, vocês que não levantaram a mão: São solteiros, mentirosos ou não entenderam a pergunta?


Uma coisa é certa: Se você não fizer nada pelo seu casamento ele vai te trazer dor!


Agora, tem ajustes que você pode fazer, que vão doer; porém, vão te trazer resultados de um casamento transformado! Aleluia!


Tássia e eu vivemos um casamento que sinceramente até alguns anos atrás eu nem sabia que podia ser tão bom assim. Verdade, eu não sabia que casar poderia ser algo tão bom como é hoje.

Isso não significa ausência de “dores”.

Entretanto, a “dor” de ficar em silêncio é melhor do que a “dor” que os gritos causam!

A “dor” de conversar e ser confrontado é uma dor melhor do que a “dor” de ser odiado e ignorado.


A “dor” de ler um livro sobre sexo é melhor do que “dor” de ficar sem sexo.


A “dor” de procurar o discipulador, um terapeuta, um médico é melhor do que a “dor” do divórcio.


A “dor” de admitir que tem problemas é melhor que a “dor” do divórcio.


E para os solteiros…

Meu amigo. Se você soubesse o bem que pode fazer a si mesmo esperando a hora certa e escolhendo uma pessoa boa para casar…


O único que ainda podia dizer “a mulher que tu me deste” foi o Adão… Porque dali para frente, a gente que escolhe e toda escolha tem consequências.




2. Dor da santidade


Sabia que até ser santo dói?

Basta você olhar para os santos que viveram antes de nós.

Veja Jesus. Doeu ou não doeu ser santo?

E o que dizer de João Batista, Estevão, Noé, José, Daniel, Maria e Isabel.


Porque o santo vai ser zoado, vai “perder oportunidades”.

Vai pagar mais impostos.

Vai trabalhar até quando patrão não está vendo.

Não vai colar na prova.

Vai se guardar para o casamento.


Agora, essas dorsinhas aí não são nada comparadas ao resultado que elas geram..



Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação. 2Co 4:17 NAA.




3. Da organização


O dinheiro de forma geral gera desconforto e até sofrimento. Porém, observe a revelação do Espírito Santo escrita pelo Ap. Paulo.


Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos. 2Co 8:9.


Vejam que Jesus coloca a pobreza no mesmo grupo que o pecado e as doenças. Isso mesmo. Não sou adepto da teologia da prosperidade; entretanto, não posso mudar a Bíblia.


De um lado ficam as dores que nós tínhamos e Jesus encravou na cruz. E do outro as bênçãos que Jesus tinha e foram derramadas sobre nós.


Assim, ele carregou: Pecados, doenças e pobreza.

E nós recebemos: Santidade, saúde e riqueza.


Claro que isso depende de uma série de fatores, especialmente no que se refere ao propósito dEle na vida de cada um de nós. Agora, no geral, devemos desfrutar da riqueza que Jesus merecia desfrutar caso não tivesse tomado sobre si a nossa pobreza.


O problema é que às vezes os crentes acham incômodo trocar a dor da pobreza pela dor da organização financeira. Mas, convenhamos: É muito melhor sentir a “dor” de se privar, baixar o padrão, fazer planilhas, alimentar aplicativos… Do que ser livre dessa “dor” e sentir outra muito pior: A DOR DAS DÍVIDAS!


E ok, vamos falar um pouco sobre saúde.

O que dói mais?

Pagar remédios ou academia?

A “dor” de uma reeducação alimentar ou a de uma cirurgia?


Claro, existem casos e casos, não estou aqui para julgar ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!