terça-feira, 7 de maio de 2024

Jeú tá bem louco

 

Nos reunirmos aqui hoje é um grande privilégio. Afinal de contas estamos neste espaço seguros, limpos e alimentados buscando ao nosso Deus e na comunhão com as pessoas que amamos.

 

Acessar YouTube


 

 

Entretanto, sabemos muito bem que essa não é a condição da maioria dos gaúchos hoje. Nosso estado foi acometido da maior catástrofe climática da sua história. Nunca houve uma geração que relatasse uma cheia semelhante a essa. Estamos pasmos.

E não podemos nos reunir aqui hoje com se nada tivesse acontecido. É obvio que não temos resposta para tudo, nem solução. Porém, conhecemos aquEle que não perdeu o controle e Reina Soberano sobre os céus e a Terra.


De um lado, entendemos que Deus criou a Terra e deu para o ser humano cuidar; sendo nossas decisões e escolhas determinantes sobre a natureza


Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem. Sl 115:16. NVI.


19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. Rm 8:19-22.


Assim, a própria Bíblia mostra que nós, os seres humanos, com nosso jeito de “cuidar” do planeta fazemos a natureza gemer.


Por outro lado, cremos em um Deus que sabe todas as coisas e que age através de cada uma delas para o nosso bem. Não estou afirmando que Ele “cause” todas as coisas. O que a Palavra afirma é que Ele “age” através de todas as coisas.


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Rm 8:28. NVI.


E o que Deus está falando conosco enquanto todas essas coisas tem se passado?




1. Tempo para tudo


Existe um tempo para cada coisa nessa vida. Existem estações para pessoas, estações como igreja, estações como sociedade.


Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:

2 tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, 3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, 4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, 6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, 7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, 8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. Ec 3:1-8 NVI.



Como indivíduos é tempo de solidariedade, de auxílio, de amor. Por isso façam suas doações, arregacem as mangas e façam alguma coisa!


Como sociedade, precisamos ter um tempo de reflexão. É tempo de confessarmos os pecados do nosso estado e clamarmos pela misericórdia do Senhor. É inegável que vivemos dias de uma pecaminosidade terrível, em diversas áreas:


Imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Gl 5:19-21 NAA.


Precisamos confessar os pecados do nosso estado e pedir a Deus que tenha misericórdia de nós. E repito, não estou colocando a culpa em Deus. Estou alertando que tudo que pudermos fazer para ajudar nessa hora vem bem e confessarmos os pecados da nossa sociedade diante do Senhor é algo muito necessário.


Dobrem os joelho e clamem o perdão e a misericórdia de Deus sobre o RS!


---

A Bíblia nos mostra um tempo muito complicado sobre os Reinos de Judá e Israel.


Uma praga maldita chamada Jezabel havia se estabelecido em Israel através do casamento com Acabe. Essa desgraça de rainha usava os recursos públicos em favor próprio e manipulava os profetas. Aqueles que não quisessem se render ao seu domínio, ou ela perseguia manipulando o judiciário com falsas acusações e sentenças compradas (1Rs 21:8ss) ou simplesmente mandava matar.


Para enfrentá-la Deus levantou o profeta Elias que com grandes sinais e maravilhas, trouxe sobre Israel entre outros juízos uma seca de mais de 3 anos.

Todavia, nem Elias deu conta de resolver tudo e Deus então levantou Eliseu e Jeú para continuarem a missão.


Eliseu seguiria atuando no profético, enquanto Jeú trabalharia na esfera política e militar. Jeú não era o mais santo dos homens; mas, era um homem “com sangue nos olhos” para fazer o que fosse preciso para expurgar Israel e Judá de Jezabel e toda a sua descendência.


Veja o que diziam sobre Jeú:


"O jeito do chefe da tropa guiar o carro é como o de Jeú, neto de Ninsi; dirige como louco". 2Rs 9:20. NVI.


Jeú estava bem louco sim!

Jeú estava com sangue nos olhos sim!

E sabem de uma coisa? Isso vinha do Senhor!


Por que?

Porque o tempo da diplomacia já tinha passado.

O tempo do aviso já tinha acabado.

O tempo da misericórdia já havia se encerrado.


Agora era o tempo guerra!

O tempo da espada!


Ei! Não queira ser encontrado por Deus fazendo a coisa certa no tempo errado!




2. Tempo de matar reis


Jeú matou o rei de Judá.

Jeú matou o rei de Israel.

Jeú matou Jezabel.

Jeú matou a descendência de Acabe.


Precisamos honrar as autoridades. Precisamos respeitar as autoridades. Entretanto não estamos aqui para adular o pecado.

O Brasil se encheu de uma corja de políticos corruptos e isso se espalhou de uma forma nojenta pelas esferas da sociedade. Você acha que todas essas pontes e rodovias que desabaram foram bem feitas? Você acha que é justa a situação que nosso país vive? Acha que não tem um bando de sem vergonhas se aproveitando da situação? Que venha juízo de Deus sobre eles!


Nós não estamos aqui para brincadeira. Somos o povo de Deus, a Igreja de Jesus e nossas palavras tem poder.


Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!

Maldito aquele que retém a sua espada do sangue! Je 48:10. NAA.


Tá rolando esse papinho por aí de aceitar e incluir todos, de ser politicamente correto, de ser sociável, não ofender ninguém.

Ei meu amigo; em partes isso aí é verdade e vocês sabe que sou um cara bem da paz e bem educado, como vocês mesmos falam… MAS NÓS NÃO NEGOCIAMOS COM O PECADO. E se você quer fazer parte dessa família, será confrontado nos seus pecados. Porque nós te amamos e não queremos que você vá para o inferno.


Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.




3. Tempo de purificação


E o que vamos fazer daqui para frente?


Doar.

Voluntariar.

Falar a verdade.

Parar de pecar.

Parar de ser trouxa na política.

Parar de ser politicamente correto.

Se arrepender.

Confessar os pecados.

Pedir perdão.


Hoje é nosso culto de ceia. Dia propício para confessarmos os nossos pecados e os pecados do nosso estado.

Dia de clamarmos pela misericórdia do Senhor sobre nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!