sábado, 14 de dezembro de 2024

Os sonhos do Zé

 

Todo mundo sabe que o José sonhava. O que pouca gente se atenta é que o outro José também sonhava, quem sabe, até mais. Sim, estou falando de José marido de Maria. Deus enviou mensagens para ele em sonhos em pelo menos 4 ocasiões. Ei! NATAL É TEMPO DE SONHAR!


YouTube 




Ou vai dizer que não? As crianças sonham com os presentes, os CLT com o 13º salário. Os empreendedores com o aumento das vendas. E todos, ainda que apenas no desejo, engrossam o coro das crianças por: FÉRIAS. Sonhamos com a ceia de Natal e com rever nossos parentes e amigos. Com sair da rotina, fazer algo diferente, passear um pouco, esparecer as ideias e quem sabe até, planejar um ano novo melhor! O José, sonhava…


E já falamos aqui em outra oportunidade que ele precisou abrir mão de seus sonhos pessoais e como a vinda do Messias no ventre de sua noiva mudou todo o planejamento. Assista a mensagem “Conselhos para o Final do Ano – José” com certeza vai te ajudar muito neste final de ano.




1. O primeiro sonho


José era um homem de Deus e estava noivo de Maria. Naquela sociedade, o noivado era arranjado pelas famílias e somente poderia ser desmanchado com uma espécie de divórcio. Mesmo ainda noivos e sem terem consumado o casamento; era costume se chamarem de esposo e esposa. Aconteceu que Maria apareceu grávida. Obviamente José pensou que se tratasse de adultério. A pena para isso seria a dissolução do noivado e o apedrejamento de Maria. José orava, pensava e buscava em Deus uma saída para essa tragédia.


Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Mt 1:20. NAA.


Aconteceu com ele o que espero que já tenha acontecido com você várias vezes. Ele estava orando, pensando, trocando aquela ideia com Jesus quando: PEGOU NO SONO! Vai dizer que você já não fez isso?


Sucedeu que enquanto “orava dormindo” (não me use essa desculpa) o mensageiro de Deus apareceu para ele e trouxe revelações divinas.

José recebeu na verdade, algo extraordinária! A Revelação do Messias. Ele recebeu e creu que Jesus era o Cristo Filho de Deus! E Deus ainda fala por sonhos com gente que conhece a Bíblia e ora!

Ele além de orar, discernir e crer; recebeu a revelação de que em Maria sua esposa (noiva) Deus havia “gerado” um filho. O nosso Deus é Deus que “chama à existência coisas que não existem, como se existissem”. Rm 4:17. NVI.


Ei! Ele ainda faz isso hoje! Nosso Deus é SOBRENATURAL!


Na vida de quem crê na Palavra e ora, DEUS TRANSFORMA SONHOS EM REALIDADE!


ESTÁ NA HORA DE VOCÊ VOLTAR A SONHAR! HORA DESSA IGREJA SONHAR!


Meu amigo, os sonhos (acordado ou dormindo) são uma forma clássica pela qual Deus fala conosco.


E se você deseja aprender mais sobre sonhos e fé é imprescindível que você leia David Yonggi Cho. Se possível leia todos os livros dele, do contrário, leia pelo menos um!


O SONHO é como o trabalho inicial do arquiteto. Quando ele desenha um apartamento. Você vai até o “decorado”, porém, ali ainda é tudo “fake”. Depois vem o trabalho do engenheiro que vai viabilizar o sonho. Estruturar como aquele apartamento sonhado pelo arquiteto vai poder ficar empilhado sobre outros 10 apartamentos iguais a ele. Isso nós chamamos de VISÃO. Só então chegam os pedreiros e com muita AÇÃO e TRANSPIRAÇÃO o prédio aparece.

Assim o sonho é o vislumbre, a visão é o plano e a ação é a realização. O problema é que boa parte das pessoas, especialmente jovens e recém-convertidos, têm SONHOS, porém, não estruturam a visão (plano) e não agem em relação a isso. Assim, depois de terem uns 5 ou 6 sonhos frustrados, param de sonhar!


Com base na vida de José podemos dizer: Quem dorme falando com Deus, volta a sonhar e quando acorda está cheio de energia para por uma visão em prática.




2. Quem para de refletir, para de sonhar


José sonhava. Porém, José também refletia. Ele parava, meditava, analisava. As pessoas que param de refletir param de sonhar. Estão tão absortas, que vivem no automático. Não pensam na própria existência. E essa senciência é uma das bases que nos torna humanos! Os outros seres dessa terra sobrevivem. Eles não tem consciência da própria existência. Só vão “levando a vida”. E muitos estão assim.


E você? Para pra pensar na própria existência? Reflete sobre a vida que tem vivido? “Vejam aonde os seus caminhos os levaram”! Ag 1:7. NVI.


Se você continuar com essa namorada, com esse namorado, vai dar no quê?

Nesse emprego, nessa carreira, vai chegar onde?

Usando o celular dessa forma, o que vai acontecer?

Se permanecer se endividando desse jeito e empurrando as parcelas com a barriga?


Ei! Você precisa parar e refletir sobre a vida que tem vivido.


José, parou, analisou e chegou a conclusão que o modelo de vida que ele levava até aquele momento se tornara obsoleto. A forma como ele viveu até ali foi satisfatória, porém, daquela noite para frente, precisaria desenvolver um novo estilo de vida. Ele teve DISCERNIMENTO que uma nova etapa se iniciava e para essa etapa seriam necessários novos protocolos, novos planos, novas posturas (modo de se posicionar) e novas atitudes.


Ele precisaria ser mais firme (com o povo), protetor (da esposa e do filho), mais íntimo de Deus e corajoso. Não havia mais espaço para andar devagar; era hora de acelerar, de agir.


E você, tem discernido os tempos em sua vida?


O modo “rapaz” havia se encerrado. O modo “cara solteiro” já era! O modelo “casal sem filhos” tinha ficado ultrapassado. Não havia espaço para levar uma fé medíocre. Ele precisava ser um homem forte, de fibra, íntegro e trabalhador. Precisava ser o esteio da casa, o porto seguro de Maria, o protetor do menino Jesus.


Reflita sobre a vida que tem levado até aqui. Apresente diante de Deus as suas aspirações. Estude de forma apaixonada a Palavra de Deus e deste modo, você receberá novos sonhos da parte do Senhor.


Quando o anjo apareceu falando; José sabia qual era o assunto. Como profundo conhecedor das Escrituras, aguardava a vinda do Messias e conhecia as profecias. Quem conhece a Bíblia, não deixa os sonhos de Deus passarem despercebidos. Está sempre conectando o que se passa ao redor com o que está escrito na Palavra.


A título de curiosidade, parece existir um jogo de palavras nessa história.


Jesus: Deus Salva.

Maria: Sua Rebeldia.

Jacó: Enganador / Trapaceiro.

Davi: Amado.

Nazaré: Guardado.

Judá: Louvor.

Belém: Casa do Pão.


28 O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! "

29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.

30 Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,

33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". Lc 1:28-33. NVI.


O Deus Salva (Jesus) nasceu da Rebelião (Maria) para reinar sobre os Trapaceiros (Jacó) no trono do Amado (Davi). Nasceu em Louvor (Judá), para ser o Pão Vivo (Belém). Porém até o momento certo ficou guardado (Nazaré).




3. Os outros sonhos de José


Se o primeiro sonho de José descrito por Mateus já foi surreal, o segundo sonho de José então foi aterrador!


Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo". Mt 2:13 NVI.


O primeiro sonho evocou de José atitudes. Porém, especialmente mudanças de mindset (mentalidade). Já o segundo sonho foi ENÉRGICO! LEVANTE! PEGUE! FUJA! QUEREM TE MATAR!


Aqueles que estão conectados com Deus tem acesso a informações privilegiadas. Quem aprende a sonhar os sonhos de Deus vive a frente do seu tempo.


Herodes desencadeou uma implacável matança contra os bebezinhos. Graças a revelação que José recebeu e OBEDECEU, Jesus foi preservado vivo.


E não parou por aí. Quando José já estava bem estabelecido no Egito…


19 Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20 e disse: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino". Mt 2:19-20. NVI.


Andar com Jesus é viver por um propósito. O José sonhador (sonhava mais do que seu tocaio patriarca) não estava atrás de sombra e água fresca. Afinal, uma coisa que o Natal trouxe para vida de José foi aventura!


Quem vive por um propósito está sempre em movimento.




4. Deus não dá ponto sem nó


Depois de tudo que José viveu, lá veio mais um sonho.


Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galiléia. Mt 2:22. NVI.


Mesmo voltando para Israel debaixo da direção de Deus, José não se tornou um alienado e nem um religioso. Ele analisou todo o cenário e, com certeza, fez um adentro em suas orações: “Mas Deus, e o Arquelau”?

Mesmo os sonhos de Deus requerem de nós uma posição ativa. Seja de oração, seja de atitude.




5. E o seu natal?


Natal é um chamado para sonhar!

Natal, é um convite ao sobrenatural!


Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. Lm 3:21. NAA.


O inimigo tenta nos roubar essa data, a mais linda data do ano!


Mas é hora de lembrar que:


Um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: "Maravilhoso Conselheiro", "Deus Forte", "Pai da Eternidade", "Príncipe da Paz". Is 9:6. ARA.


Enfeitem da melhor forma possível aquele pinheirinho. Mas não encham de “Papai Noel”. Nem mintam para as crianças dizendo que é ele quem traz os presentes. Coloquem lá na decoração o presépio… Cantem canções natalinas que lembrem de Jesus. Bora! Vamos celebrar o natal com tudo! Ah, dê uma espiadinha ao seu redor para que ninguém passe o natal sozinho.




Conclusão

(sessão gerada por IA com base no descrito acima e nas orientações dadas pelo autor)


José foi um homem de sonhos, mas também de ação. Seus sonhos nasceram do relacionamento com Deus, e suas atitudes mostraram fé e obediência. Hoje, Deus continua a nos chamar para sonhar os Seus sonhos, mas também para agir em direção a eles.


Quero te convidar a refletir:


Você tem sonhado os sonhos de Deus?

Está disposto a abrir mão dos seus próprios planos para seguir os de Deus, como José fez?


Neste Natal, é tempo de sonhar novamente. É tempo de reavivar aquilo que Deus já colocou no seu coração. Se você tem carregado frustração, Deus quer restaurar sua esperança. Ele ainda é o Deus que faz o sobrenatural, que chama à existência o que não existe!


Apresente seus sonhos diante de Deus, hoje.

Busque ouvir a voz d'Ele — através da Palavra, da oração e, quem sabe, até nos seus sonhos.

Esteja pronto para obedecer e agir, mesmo que seja desafiador ou diferente do que você planejou.


Enquanto preparamos nossos corações para o Natal, não se esqueça de incluir Jesus no centro da celebração. Que este seja um tempo de reconciliação, perdão e esperança renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!