terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abra os olhos!


Gostaria de lhe perguntar: Você olhou para alguém que vinha longe, e confundiu com outra pessoa? Sim, todos nós já confundimos alguém ao olhar de longe. Agora olhe para a figura acima , o que você vê? Mas o que isso tem a ver com libertação?

Leia 1Sm 16.3-12. O que temos aqui? Vemos o momento em que Deus manda que o profeta Samuel unja o próximo rei, que ficaria no lugar de Saul. A primeira coisa interessante a ser observada, é que quando o velho Samuel vai chegando, as pessoas mais importantes daquela cidade se aproximam de Samuel “tremendo”. O que um velho poderia fazer a eles? Eles sabiam que Samuel tinha unção e autoridade de Deus sobre sua vida!

Assim como aquelas imagens que vimos tinham mais de uma forma de serem vistas, assim também o são todas as coisas. Eu lhe pergunto, onde residia a força de Samuel que fazia aqueles homens tremerem? Certamente não era em seus braços, nem em sua autoridade política, pois já havia abdicado do cargo de juiz. A força de Samuel residia na dimensão espiritual. Assim como uma moeda possui cara e coroa, assim tudo que vivemos se passa nessas duas dimensões. Uma, é a obvia que todos vemos. Uma mesa, uma cadeira, seu corpo... A outra é espiritual, onde pelejam anjos e demônios e na qual o seu espírito está envolvido. Você é “um espírito que possui uma alma e habita em um corpo”[ii]. Mas a única coisa que vemos nesse instante é seu corpo. A parte física das coisas é a “tradução” das coisas espirituais. Quando uma criança está jogando vídeo-game, os movimentos que acontecem na tela são a “interpretação” dos botões que estão sendo apertados.

A técnica usada nas figuras que vimos antes, chama-se “ilusão ótica”, ou “ilusão visual”. E é isso que queremos esclarecer hoje. O Diabo usa de ilusão para prender as pessoas! Essa é a geração do “nada a ver”... As pessoas pensam que podem fazer qualquer coisa sem colher as conseqüências.

Satanás ama quando nos esquecemos que atrás deste mundo físico existe um mundo espiritual que normalmente não vemos. Assim, quando um casal discute, esquece que sua briga sobe com cheiro de carniça e atrai os urubus (demônios). Esquece que enquanto discute, um demônio começa a falar no ouvido das crianças... E vamos deixando tudo correr solto. Olhando filmes de terror, escutando músicas consagradas ao diabo[iii]... E depois não entendemos porque tanta tristeza, desgraça, ruína. Grande parte das novelas que são exibidas na televisão foram inspiradas por demônios! Assim, uma novela aparentemente inofensiva vai semeando traição, idolatria, espiritismo, homossexualismo... E o demônio, senta no sofá com a família para assistir! Porque “o pior veneno não é o que tem cheiro ruim e vem em uma embalagem com uma caveira desenhada e escrito: Veneno. O pior veneno, é aquele que vem em uma caixa de leite, tem cor de leite, sabor e aroma de leite e na caixa tem escrito: Leite!”[iv] Nós somos chamados a ser um povo santo e isso tem um preço! Por que será que sempre surge uma coisa pra te atrapalhar no domingo? Uma visita, uma dor de cabeça, uma gripe, falta luz, acaba a água... Por quê? Porque existem demônios lutando contra ti! Por que surgem tantas coisas para fazer na hora de ler a Bíblia e vem aquele sono?Porque na dimensão espiritual você está sempre em guerra! Quando o culto, ou qualquer outra reunião da igreja está para começar, a igreja precisa lutar junto com os ministros! Senão acaba acontecendo que instrumentos não funcionam, a garganta do pregador seca, os visitantes se distraem, os cantores desafinam... Porque eles estão lutando sozinhos a batalha que deveria ser de todos! Vocês não têm idéia do cansaço que vem antes, durante e após uma pregação! Veja só Ex 17.11-13. Além de lutar, eles precisavam segurar, erguer as mãos de Moisés! A Igreja precisa segurar as mãos de seus líderes e lutar se quiser a vitória!

Agora o que tinha a ver a mão de Moisés com a vitória? Era algo na dimensão espiritual! Por isso afirmamos: Libertação vem com oração! Com todo respeito, se você não orar sua vida vai continuar uma porcaria! Pode até melhorar financeiramente, ter um belo cônjuge e status, mas sem oração é impossível ser feliz!

E voltando ao texto de Samuel, podemos fazer outra observação interessantíssima. Samuel pensa que Deus escolheria um dos sete belos filhos de Jessé que estava em casa para ser o rei. Ele santifica então os sete e também a Jessé e pensa em escolher um deles para ser rei. Mas Deus alerta: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” Deus não escolheu um dos sete fortes e belos filhos de Jessé. Escolheu o oitavo e esquecido Davi. O rapaz que cuidava das ovelhas, mas que não tinha medo de matar leões e ursos!

Esse recebeu a unção, o que amava as ovelhas! Para que sejamos pessoas libertas e felizes, precisamos entender que atrás de tudo que fazemos, dizemos sentimos... Atrás de tudo. Existe uma dimensão espiritual e é nessa dimensão que somos libertos ou cativos. O que fazemos aqui, nessa mundo físico, determina nossa condição no mundo espiritual. Além de uma mudança de atitude a partir de hoje, você precisa quebrar as cadeias do passado. Benzeduras, amuletos, fitas do Bonfim, simpatias, rituais, sexo fora do casamento... Todas essas coisas nos amarram no mundo espiritual. Tome a decisão de abandonar tudo isso! Converse com seu pastor e/ou líder, caso tenha praticado algumas dessas coisas ou similares, arrependa-se, peça perdão a Deus e ore quebrando essas cadeias no nome de Jesus. Ou entre envie um e-mail para contato@sbkauer.com contando o seu caso e/ou pedindo ajuda. Será um prazer lhe auxiliar.


[ii] Autor desconhecido. In Samuel A. Piangers

[iii] Muitas bandas fazem pactos com Satanás para obter sucesso.

[iv] Abe Huber

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto! E muito interessante a imagem!

    Deus abençoe,
    Francine
    www.HEIRESS.zip.net

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!