sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quem habitará o santuário?



   Salmo 15 NVI 1 Salmo davídico.  SENHOR, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o SENHOR, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, 5 que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!

         Que Salmo lindo! Que meditação poderosa para começarmos nosso final de semana! A noção de habitar no santuário e morar no santo monte está ligada a uma pureza ritual no Antigo Testamento. O salmista então ao indagar por quem teria essa pureza, surpreende ao não citar os tradicionais elementos como o sacrifício e os rituais de purificação... Por quê? Porque a verdadeira pureza, a pureza que nos torna aptos para habitar diante de Deus é muito mais do que atos religiosos externos! Esse final de semana, como sempre, você irá participar do culto. E talvez até mesmo de muitas outras atividades! Mas o Senhor vai olhar para dentro do seu coração e observando se o que você faz é de fato “íntegro” ou apenas um mero sacrifício externo. Se a fé que você vive dentro do seu coração é o que exterioriza ou a uma incongruência em sua personalidade. Se o que faz, o faz por devoção genuína ou por mero hábito religioso. Mas não apenas isso. Fala o salmista sobre praticar o que é justo.
         E o que é justo? Será que é justo nos reunirmos para comer um churrasco sem antes nos lembrarmos de levar algo para as cestas básicas que a Igreja distribui? Será que é justo ir com sua família tomar sorvete na praça e quando lhe pedem uma moeda negar?
         Será que é justo quando pensa em um candidato político, pensar simplesmente em seus próprios interesses e esquecer as demais pessoas da nação? E ainda, será que é justo esconder tesouro tão precioso que é o Evangelho, deixando de convidar pessoas para celebrarem junto contigo o nome do Senhor?
         Justiça e integridade são inseparáveis. Qualquer ato de justiça sem integridade logo vai mostrar-se como arbitrariedade e abuso. Qualquer tentativa de integridade sem luta pela justiça vai se mostrar mera religiosidade.
         O que há de habitar no monte do Senhor não difama. Geralmente difamamos porque não atingimos nossa própria fama. Não conseguimos subir os degraus que trazem o reconhecimento e então buscamos uma maneira de fazer com que aqueles que estão “acima” de nós, ou próximos, desçam alguns degraus e os holofotes venham em nossa direção... Quem faz isso não é íntegro, não é justo!
         Aquele que habita o santuário, não se vangloria, não exalta os ímpios, mas honra os servos do Senhor! Submete-se espontaneamente, e serve aos irmãos com prazer, seguindo o exemplo de Cristo, que sendo o maior se fez menor e serviu a todos.
         E esse que é íntegro, justo, servo de todos... Esse tem compromisso com o que promete. É firme em seus propósitos e não desiste de seus objetivos logo na primeira tempestade. Quem habitará no santuário? Os perseverantes habitarão! Os perseverantes que mesmo naquilo que envolve suas finanças, permanecem fiéis ao Senhor e se recusam a ganhar dinheiro fácil através da exploração, do suborno, da extorsão... Antes, trabalham com seriedade e honestidade.
         Em suma, o salmo mostra que para estar diante da presença do Santo Deus, é preciso ter um caráter tratado, saber lidar com todos os aspectos da vida. E julgar o próximo igual ou superior a si mesmo, de modo que não faça a outrem o que não gostaria que se fizesse a si mesmo.
         A verdadeira pureza ritual, que é necessária para estar no santuário do Senhor, é viver bem com Deus, consigo, com o meio e com o próximo e isso só podemos e conseguimos quando estabelecemos uma relação de intimidade com o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!