terça-feira, 3 de março de 2015

Compromisso de ser Igreja

   Lindo é observar um casal apaixonado nos preparativos para o grande dia. Esta mensagem romântica se propõe a mostrar o Noivo Glorioso e Fiel, cheio de Juras de amor e promessas sem fim em sua saga até o casamento! Inspire-se!



Baixar mp3: MediaFire 4shared Mega

[Esboço]

Compromisso (com a Igreja Local).

Efésios 5:22-33 Bíblia Vida

22. Vocês, esposas, devem ser submissas à orientação de seus maridos, do mesmo modo como se submetem ao Senhor. 23. Porque marido lidera a esposa da mesma maneira como cristo lidera o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24. Portanto, vocês, esposas, devem atentar de bom grado para a orientação de seus maridos em tudo, tal como a igreja segue a direção de Cristo. 25. E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando se entregou por ela, 26. para fazê-la santa e purificada pelo lavar da água mediante a palavra; 27. a fim de que ele pudesse apresentá-la a si mesmo como uma igreja gloriosa sem uma única mancha, ou suga, ou qualquer outro defeito, mas sim, santa e sem nenhuma imperfeição. 28. É assim que os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo. 29. Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo, a igreja, 30. do qual nós todos somos membros. 31. Por esta razão um homem deve deixar seu pai e sua mãe a fim de que se possa estar perfeitamente unido à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. 32. Eu sei que isto é um mistério, porém é uma ilustração de Cristo e a igreja. 33. Portanto, eu torno a dizer: um homem deve amar sua esposa como a si próprio e a esposa deve respeitar o marido.

Este texto traz uma revelação fantástica. O relacionamento de Jesus com sua Igreja. Aqui mostra que a relação que existe entre o marido e sua esposa, deve ser uma ilustração diária da maneira como Jesus se relaciona com a Igreja. É importante salientar que nos dias em que este texto foi escrito, noivar era algo muito sério. Tão sério que para romper um noivado era necessário emitir uma certidão oficial de divórcio. Mais sério do que é o casamento hoje para o mundo.
Então, temos aqui algumas verdades muito importantes que precisamos frisar. Por incrível que pareça, minha intenção hoje não é do relacionamento conjugal. Quero falar deste mistério chamado 'A noiva de Cristo'.
O texto diz no verso 25 que “amor que Cristo mostrou pela igreja quando se entregou por ela”. Se pensarmos em João 10:16 “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”; veremos que existe UMA IGREJA e essa igreja é constituída por todos os salvos de todas as eras.
Jesus lida com todo esse povo através de um nome: IGREJA. E a essa pessoa chamada Igreja, dá um atributo: NOIVA. Ou seja, todos os salvos de todos os tempos são parte da Igreja de Jesus e isso significa, sua noiva! Isso nos leva a conclusões fantásticas.

1. Não há salvação fora da Igreja.

Quando alguém diz que é de Jesus, mas, não é de igreja nenhuma está muito enganado. Ou é parte da Igreja e assim noiva de Cristo ou não é de Cristo. Existe apenas um rebanho e um pastor.
Veja a forte afirmação feita por Jesus:
Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. João 6:53.
Pra começar, sabemos que existem seitas por aí que privam a pessoa de participar do cálice da salvação. Fuja delas! Se você não beber do sangue de Jesus não terá a vida dele!
Beber do cálice é admitir sua total dependência de Jesus, inclusive para ser salvo.
Comer do pão é assumir-se como parte do corpo de Jesus nessa terra, A IGREJA.
De modo que se a pessoa não se reúne com a Igreja (tendo como se reunir) para tomar a ceia ela não tem parte com Jesus! Não há como dar a ceia para si mesmo, pois diz “quando vocês se reunirem para comer” 1 Coríntios 11:33.
A Santa Ceia é o momento em que dizemos 'somos a Noiva, somos teu corpo'. Pois como lemos em Efésios 5, assim como marido e a mulher se tornam um só corpo o mesmo acontece com Jesus e a Igreja. “Por esta razão um homem deve deixar seu pai e sua mãe a fim de que se possa estar perfeitamente unido à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. Eu sei que isto é um mistério, porém é uma ilustração de Cristo e a igreja”. v. 31-32.
Todos fora da Arca de Noé pereceram.

2. Não há amizade com Cristo fora da Igreja.

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”. João 15:14.
Jesus instituiu a Santa Ceia apenas para a Igreja. Quem não faz parte do corpo de Jesus e toma a Santa Ceia está atraindo condenação sobre sua vida. “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram”.1 Coríntios 11:29-30.
A Noiva de Jesus lhe é submissa em tudo. Por isso que diz “22 Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. 23 Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. 24 Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido”. Ef 5:22-24 NTLH
Perceba que o relacionamento de amizade descrito em João 15:14 é mostrado em Ef 55:22-24 como algo exclusivo ao relacionamento de Jesus com sua Igreja. Assim como uma mulher não é submissa a qualquer homem, mas, obedece em tudo apenas a seu marido, assim quem é Igreja de Jesus precisa obedecer em tudo apenas a Ele. É interessante que o nome do falso deus Baal signifique literalmente 'marido'. O diabo é um 'imitão'. Pega as ideias de Deus (afinal sempre dão certo), as distorce e tenta usar para si. A questão é que ou você é Igreja, noiva de Cristo ou Baal é seu noivo!
Se alguém me disser 'gosto de você, mas aquela coisa com quem você casou é um estrupício'; pode ter certeza que ou essa pessoa se arrepende ou não terei mais amizade com ela!
Percebe? Amar Jesus e não amar sua igreja é impossível! A única 'pessoa' que realmente consegue amar Jesus é sua noiva. Ela o deseja ardentemente, ela o espera, ela o obedece em tudo, não importa qual seja sua ordem. É a noiva de Cristo que está em tratamento de beleza, bancado pelo próprio Jesus: 26. para fazê-la santa e purificada pelo lavar da água mediante a palavra; 27. a fim de que ele pudesse apresentá-la a si mesmo como uma igreja gloriosa sem uma única mancha, ou suga, ou qualquer outro defeito, mas sim, santa e sem nenhuma imperfeição. Ef 5:26-27.

3. As promessas são para a Noiva.

Jesus tem um compromisso com a Igreja. Ele vai sustentá-la.
Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo, a igreja, do qual nós todos somos membros. Ef 5:29-30.
Jesus promete sustentar sua noiva! Aleluia!
A Bíblia contém mais de 3000 promessas! São todas para sua Noiva! Juras de amor do Todo Poderoso noivo. É bom demais ser a noiva de Jesus.
É bom demais ter um dono, um proprietário, um mantenedor. Alguém que nos sustenta, nos protege, nos dirige. É Jesus quem nos dá segurança, que nos faz saber que nossa alma pode repousar em pastos verdejantes pois Ele é o Noivo que nos cuida.

4. A Intimidade é exclusiva da Igreja.

Há muitas coisas que falo com qualquer pessoa. Porém, existem segredos que apenas minha esposa conhece. As conversas mais importantes que tenho são com ela! Ela é a pessoa em quem mais confio nesse mundo, a pessoa que eu mais amo e a única a quem dou acesso irrestrito a minha intimidade. É com ela que desfruto os melhores e mais prazerosos momentos de minha vida.
O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14 NVI.
A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14 ARA.
Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada. Cânticos 4:12.
Acorde, vento norte! Venha, vento sul! Soprem em meu jardim, para que a sua fragrância se espalhe ao seu redor. Que o meu amado entre em seu jardim e saboreie os seus deliciosos frutos. Cânticos 4:16
O prazer do Senhor é para a Sua Igreja. Jesus é muito fiel à Igreja.
Quem defende que é possível ser cristão sem ser igreja é rebelde, desinformado e está blasfemando contra o caráter de Jesus. Jesus não 'fica'! Jesus tem uma noiva e é 100% fiel.

5. O casamento.




O sonho de qualquer noiva e de qualquer noivo é o casamento. O dia do casamento é algo glorioso! Não desejo mais ardente no coração dos noivos do que o dia do casamento!
Jesus já está preparado, Ele aguarda Sua noiva ficar pronta.
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9

Essa noiva, que as vezes pensa que pode brincar de esconde, esconde. Não entende que o Noivo está a porta e bate desejoso por encontrá-la. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse 3:20

Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo: Abra-me a porta, minha irmã, minha querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois a minha cabeça está encharcada de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite.
Já tirei a túnica; terei que vestir-me de novo? Já lavei os pés; terei que sujá-los de novo? O meu amado pôs a mão por uma abertura da tranca; meu coração começou a palpitar por causa dele. Levantei-me para abrir-lhe a porta; minhas mãos destilavam mirra, meus dedos vertiam mirra, na maçaneta da tranca. Eu abri, mas o meu amado se fora; o meu amado já havia partido. Eu quase desmaiei de tristeza! Procurei-o, mas não o encontrei. Eu o chamei, mas ele não respondeu. As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros! Cânticos 5:2-7

Por mais que Salomão tivesse seus defeitos, também possuía características que o tornaram um 'tipo' de Cristo. Ele era o homem mais poderoso da terra aqueles dias. Poderia ter qualquer coisa que desejasse. Qualquer coisa mesmo. Inclusive, qualquer mulher.
Tudo que pensava em querer ele tinha. Qualquer coisa que desejava logo estava aos seus pés. Sua riqueza era tanta que a prata em Jerusalém se tornou tão comum quanto as pedras das ruas. Tão sábio que as pessoas vinham do mundo inteiro para ouvi-lo.
Porém, a Sulamita tinha algo que ele ainda não tinha. Satisfação no amor.
Era por ela que o coração de Salomão disparava. Era pelo cheiro dela, pela cor dela, por cada mínimo detalhe de seu corpo e de seu jeito de ser que Salomão suspirava.
Você que é casado, não é assim? Existem muitas mulheres bonitas, inteligentes, simpáticas... Porém o seu coração só sente saudades de uma, só dispara por causa de uma, move o mundo por apenas uma, a sua princesa, sua amada, sua esposa!

Jesus é Rei Glorioso, o mais poderoso do universo. Na Nova Jerusalém as ruas são de ouro e as portas de pérola. Tudo que Jesus deseja está diante de seus olhos, de nada tem falta.
Resta apenas uma coisa que Ele espera, algo que ainda não está lá no céu. Sua Noiva, Sua amada, Sua Igreja pura, Santa, limpa e bela...

Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! Pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. Apocalipse 19:6-8

Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro". Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Apocalipse 19:11-15

Você faz parte da Igreja de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!