terça-feira, 23 de maio de 2017

Uma Visão Transformadora

Isaías era um homem de bem. Ou pelo menos, o que a sociedade chama de 'gente boa'. Porém, quando ficou diante do Trono de Jesus sua miséria foi revelada e percebeu o quão pecador era. Então o SENHOR entrou com providência e o purificou. Assim santificado, Isaías declarou: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME!



Esboço:

Boa noite queridos irmãos. Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
Um dia o Joãozinho estava na sala de aula e perguntou para a professora: “Professora, sabe para que serve o óculos de lente vermelha?”. Ela respondeu: “Não Joãozinho, para quê?”. “Para vermelhor. “E o óculos de lente marrom?” “Para quê?” “Para ver marromenos”.
Brincadeiras à parte, o tema da mensagem de hoje é “UMA VISÃO TRANSFORMADORA”.

Isaías 6:1-8

INTRODUÇÃO

Era um ano agitado. O Rei havia morrido e um novo ciclo se iniciava. Nem preciso dizer que estamos vivendo algo muito semelhante no Brasil. Se por um lado nos assusta ver tantos governantes caindo; por outro nos alivia ver as investigações avançando.
Tenho dito já há muitos anos que toda crise evoca um Messias. E a maior de todas as crises, a queda da humanidade chamou e recebeu o único e suficiente Messias, Jesus Cristo.

Nesse período turbulento, Isaías tem uma visão. E espero que você não saia daqui hoje sem ter uma visão também. E tal visão possuía muitos aspectos. Hoje, vamos analisar alguns deles.

VISÃO DA GRANDEZA DE DEUS

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Isaías 6:1.

E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". Êxodo 33:20.

Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele. João 12:41.

Ora, quem Isaías viu? Isaías viu a Glória que Jesus tinha nos céus antes de descer a Terra. Você consegue imaginar? O Grande Mestre, assentado em um trono exaltado, acima de tudo e de todos! Magnífico, sublime!!! O fato de Jesus ter nascido como um humilde bebe e ter morrido por nós em uma cruz não pode nos fazer perder o respeito por Ele, nem nos deixar de lembrar onde ele está hoje.

Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus Todo-poderoso". Lucas 22:69.

Jesus estava no trono e voltou para o trono. Ele é Rei. A Sua grandeza é inimaginável. Por mais que nossa mente se esforce. Por mais que nossas tecnologias simulem. Não há em nós capacidade para descrever a grandeza dEle! Em nossos idiomas, todos reunidos e usados os vernáculos mais profundos… Não há frase que descreva como ele é excelso, grande, perfeito, maravilhoso e exaltado!!!

Quando você se aproxima de Jesus, é necessário que entenda de quem está se aproximando. Com liberdade sim, pois Ele nos concedeu isso. Mas também com respeito e gratidão pelo imenso privilégio.
Você já parou para pensar a honra que nos foi dada de pronunciar o nome Jesus sem sermos consumidos?

Marcou muito a minha infância um episódio do desenho “A Caverna do Dragão”. Nesse episódio o “Vingador” que nada mais era que um demônio e também o “Mestre dos Magos”, que supostamente seria um mocinho, mas, na realidade era também um demônio disfarçado de luz; fogem juntos para o “sub-mundo” enquanto “aquele a quem não podemos pronunciar o nome reinará por mil anos”… Não me lembro do desfecho do episódio. Na época não entendi nada daquilo. Mas hoje sei ao que se referiam.
O Diabo sabe seu destino. Satanás tem PAVOR de Jesus. Cada vez que o nome de Jesus é pronunciado por um servo de Deus as trevas se alvorotam de medo!

Quando Jesus disse: "Sou eu", eles recuaram e caíram por terra. João 18:6.

No momento em que Jesus deixou escapar por 1 segundo, sua face MAJESTOSA, os seres humanos pecadores não conseguiram ficar de pé diante dEle!

No livro “Candondo”, o autor conta que cresceu no induísmo. Ora, nessa religião existem mais de 330 milhões de deuses. Veja só que a população do Brasil é de 200 milhões. Porém, extraoficialmente, alguns falam que os deuses hindus chegam à 1 Bilhão!
Porém, voltando ao livro, o autor relata que lhe ensinaram o seguinte: “Quando todos os deuses falharem, existe o nome de um Deus que é mais poderoso do que todos. Mas, use o nome dele apenas em caso de emergência. O nome dele é JESUS!
Certo dia ele estava em uma mata e um desses ‘deuses’ começou a persegui-lo com a intensão de matá-lo. Ao ver que não havia mais o que fazer e que a morte era certa ele gritou ‘JESUS’ e imediatamente aquele demônio assassino desapareceu.

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11.

Adore ao Senhor pela oportunidade que você tem de pronunciar o Seu nome!

VISÃO DA SANTIDADE DE DEUS

Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. Isaías 6:2-4.

A raiz da palavra Serafin significa “consumir com fogo”. Os Serafins são uma categoria especial de anjos que zelam pela santidade de Deus. Com duas asas cobrem os pés, com duas o rosto e com ainda mais duas voam; totalizando 6 asas. Estes seres entenderam um dos principais aspectos do louvor. Eles proclamam uns aos outros a grandeza do Senhor. Durante o louvor, nossas canções precisam anunciar para pessoas ao nosso redor a Majestade e a Santidade do Senhor.
A Santidade do Senhor é fogo consumidor. E estes anjos de fogo voam acima do trono. Na Visão de Isaías, o Louvor foi tão intenso que o lugar tremeu e ficou cheio de fumaça.
O Fogo de Deus arde purificando o que é nobre e destruindo o que é impuro.

"Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça. Malaquias 3:1-3.

Dizem que a purificação da prata além de incluir um fogo intenso que consome as impurezas; também necessita dos olhos atentos do acrisolador, pois precisa discernir o momento exato em que a prata passa a refletir sua face. Antes desse ponto a prata é imputa. Depois desse ponto a prata se perder pelo fogo.

Jesus nos olha com sua Santidade. E por muitas vezes não compreendemos o fogo intenso. Porém, seus olhos estão sobre nós. Ele precisa nos purificar para que em santidade, o contemplemos na Eternidade.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.

Sem santidade é impossível ver ao Senhor. O Fogo que arde no altar do Senhor. O Fogo do trono de Cristo. O Fogo de Deus que arde no ministério dos Serafins… É maravilhoso para a prata e para o ouro, porém um desastre para as impurezas. As impurezas não resistem ao fogo de Deus. E é esse fogo santo e maravilhoso de Deus que arde no inferno!

"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Mateus 25:41.

O Lago de Fogo e enxofre, que comumente chamamos de inferno, não é um lugar onde Satanás é Rei. Na verdade, o Diabo e os demônios são escória e por isso o fogo de Deus será tormento eterno para eles. Deus criou e preparou esse lugar terrível para Satanás e os demônios, não para pessoas.

A verdade é que você passará a eternidade diante do Fogo de Deus. Ou como escória queimando no inferno (coisa que Deus nunca desejou para você); ou como metal precioso, na Nova Jerusalém, que geralmente chamamos de céu. Lá não haverá sol, pois o fulgor da glória, majestade e santidade do nosso Deus iluminará a cidade.

O que Deus deseja para você?

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:3,4.

O desejo de Deus é Salvar a todos; mas, como acabamos de ver, existe um fogo na Santidade de Deus do qual nada impuro pode se aproximar. Existem Serafins guardando a santidade de Deus. E se houver em nós, qualquer resquício de impureza, qualquer sombra de pecado, ao nos apresentarmos no céu diante do Trono Exaltado seremos torturados por esse fogo. Apenas em total santidade é que poderemos ver a Deus. Como resolver isso?

VISÃO DE ARREPENDIMENTO

Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Isaías 6:5.

Quando começamos a contemplar a imensa Santidade do Senhor. Quando a Santidade do Senhor é exaltada através do louvor e da adoração… Algo assustador acontece: Nossos olhos são abertos e passamos a ter noção de quão terríveis e pecadores somos.
Diante da Magnitude da Santidade de Jesus; surge um constrangimento dentro do nosso coração que não há palavra que possa descrever. A Santidade de Jesus brilha tão forte que aquelas pequenas coisinhas que considerávamos inofensivas se revelam monstros horripilantes de 3m de altura.
Ao Contemplar a Santidade de Jesus somos absorvidos pela revelação de que somos pó e ao pó voltaremos.

Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " Lucas 5:8.

Quando os olhos de Pedro foram abertos e percebeu a Santidade de Jesus, não se sentiu digno de permanecer de pé. O orgulhoso pescador percebeu que não passava de um sujo pecador. Aquele que se julgava dono de um barquinho percebe que está diante do criador do universo.

Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Mateus 8:8.

O centurião percebeu que sua autoridade nada era perante aquele que é Senhor sobre toda a Criação.

Então CONTEMPLE! Então ARREPENDA-SE! Manifeste Tua Santidade Jesus! Encha este lugar com Tua Glória! CONSTRANJA-NOS com a Tua Santidade!

Entretanto, a visão de Isaías não termina por aqui. Se terminasse aqui sairíamos deste recinto destruídos.

VISÃO DO PERDÃO

Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida [iniquidade], e o seu pecado será perdoado". Isaías 6:6,7.

Graças a Deus que há perdão em Jesus Cristo!

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9.

Quando Isaías percebeu a extensão de seu problema e o confessou, o Senhor perdoou o pecado e o purificou da iniquidade.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13.

É tempo de tirar as máscaras e confessar nosso pecado diante do Senhor. É tempo de entender que o perdão e a filiação a Deus é apenas mediante Jesus Cristo.

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. João 1:12.

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Rm 10:9.

Agora que você arrependeu de seus pecados, peça perdão para Jesus. E hoje, tome a decisão de entregar o seu coração para Jesus. Por que esperar para amanhã?

Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! 2 Coríntios 6:2.

REPITA COMIGO ESSA ORAÇÃO RECONHECENDO JESUS COMO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA.

VISÃO DE SERVIÇO

E continua ainda a Visão de Isaías. A nossa visão sendo restaurada.

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me!" Isaías 6:8.

Agora que Isaías contemplou A GRANDEZA, A SANTIDADE, O ARREPENDIMENTO e o PERDÃO; pode enfim fazer-se chamado ao SERVIÇO.

Isaías não é mais aquele rapaz apavorado diante de Deus. Agora pela graça (Ef 2:8) ele é um santo! E não espera Deus o comissionar. Ele se oferece para o serviço. Diante de tudo que Jesus é e fez por Ele; SERVIR é um sonho a ser realizado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!