quinta-feira, 23 de abril de 2020

Ponha sua casa em ordem


O texto de hoje se encontra em 2 Reis 20 a partir do versículo primeiro, todavia, também é possível ler seu paralelo em Isaías 38.

Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: “Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. 2 Reis 20:1.

Uaul! Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer!
Jesus amado! Imagine só que situação.
Você está de cama, doente. Chama então alguém para orar. Seja o discipulador, líder de célula, um dos pastores, enfim… O profeta de Deus olha nos olhos e quando se espera que venha um seja curado em nome de Jesus; o que se ouve é ajeita a casa que você vai morrer!

Não era um qualquer. Era o profeta Isaías quem estava falando. O mesmo que profetizara detalhas da vinda de Jesus e posteriormente de sua morte, ressurreição, a era da Igreja e a segunda vinda de Cristo. Como você reagiria diante de uma situação assim?

1. Tempestades também vem sobre os servos de Deus
Estes dias ouvi o relato muito interessante do Douglas Gonçalves, filho do conhecidíssimo pastor e terapeuta familiar Josué Gonçalves, a respeito de ter contraído covid-19. Ele repetia: “Eu não fiquei chocado por ter pego o coronavirus. Porque ficar chocado com o mau seria dizer que o que eu mereço é o bem. Mas sei que naturalmente o que eu mereço é o mau e todo bem vem sobre mim por causa da graça de Jesus Cristo. Então eu fico chocado é quando algo bom acontece comigo. Eu não estou chocado por ter pego o coronavirus, estou chocado por estar vivo. Porque toda vez que o bem vem sobre mim é sinal da graça de Deus”.
Outra vez, segundo o Pr. Diogo Bentlin, um agenciador de piramide financeira interpelou o Pr. Daniel Gasperim, nosso vice presidente da Fonte Church: “Você está feliz com seu salário? Acha que ganha o que merece?” Ao qual o Pr. Daniel Respondeu: “O que eu mereço? Eu mereço é um raio no meio da cabeça”.

Essa é a realidade amados. O mundo jaz no maligno (1Jo 5:19). E Deus faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus 5:45.
Ezequias era um homem de Deus. Um bom rei em meio a tantos outros malignos que já haviam existido. Porém ficou doente e Deus mandou dizer que ele morreria!

O senso comum tenta dizer que coisas ruins só acontecem com pessoas ruins. Foi o que pensaram quando uma víbora picou Paulo (Atos 28:4). E também quando uma torre caiu na cabeça de alguns homens (Lucas 13:4-5). No primeiro caso Paulo nem inchou, antes a picada, o mal na verdade foi um bem que Deus usou para evangelizar e no segundo caso, Jesus não relaciona a queda da torre com ser ou não pecador; entretanto lembra que todos nós um dia morreremos também e se previamente não nos arrependermos essa morte será eterna.
O último exemplo deste ponto, é o caso de Jesus no barco (Marcos 4:38). Os discípulos estavam em um barco com Jesus. Jesus dormia e a tempestade aumentava. O fato de que Jesus estava naquele barco não impediu que houvesse uma tempestade.
Então: Tempestades também vem sobre homens e mulheres de Deus.

2. Precisamos controlar a nossa própria vida
Ezequias morreria. Porém não poderia morrer sem antes colocar a casa em ordem. A casa se refere ao conjunto de sua vida. Relação com Deus, família, trabalho, finanças… Tudo.
A vida é um presente que Deus nos deu. Devido a nossa irresponsabilidade e desgraçada inclinação ao pecado, nossa única solução é devolver ela pra Jesus. E isto um dia fizemos, entregamos nossas vidas para Ele. Pelo menos espero eu, que você já tenha entregue sua vida para Jesus.
Assim como uma cédula de R$ 100 não vale nada dentro de um cano de esgoto, antes, tem valor apenas na mão de um possuidor, assim ficamos nós quando nos afastamos daquele que nos aprecia.
Primeiramente você já era uma coisa dele antes de se converter por morar no universo dele, respirar o ar dele e ser criatura dele. Agora ainda mais que entregou a vida de volta e tornou-se um filho (cf. João 1:12). Sua vida é de Deus. Tudo é de Deus. E não podemos usar, tratar as coisas de Deus com levianidade.
Para aqueles que tem filhos. O que você espera que seu filho pense da vida? Com toda certa deseja vê-lo com sonhos, projetos, animado, correndo em direção de algo.
Pois é. Algumas pessoas fazem isso. Porém quando atingem algumas pequenas metas aqui e acolá; ficam entendiadas, caem na mesmice ou sucumbem aos problemas… E perdem o desejo pela vida. Então, como se sentiria ao ver seu filho assim? Pense então em Deus ao ver que você perdeu o gosto pelo mais precioso que Ele te deu: A Vida.
Uma das coisas que nos faz perder a paixão pela vida é quando ela se torna opaca. E assim ela só fica, quando perde o ardor do primeiro amor (Apocalipse 2:4-5). Quando a gratidão se esvai e nos habituamos com a vida boa que temos com Jesus e esquecemos que a única coisa de bom que ela tem de fato (e é isto que saboriza a toda ela) é o próprio Deus.
O sabor da vida, o brilho da vida, o prazer da vida está no relacionamento com Jesus! Porém Jesus não está mais na Terra. Ele voltou para o céu. Agora o relacionamento se dá com o Corpo de Cristo na Terra: A Igreja de Jesus.
Como cristãos, ou somos Igreja ou seremos os mais infelizes da terra por sermos os únicos capazes de sentir saudades do que um dia experimentaram; como aquele homem rico do pequeno vilarejo, o único a ficar triste quando o ar do carro quebrou, pois era o único que o conhecia.

Por isso quando passar toda essa pandemia; NÃO pense que apenas os cultos online serão o suficiente. Adão estava no PARAÍSO com Deus e o próprio Deus considerou-o sozinho. Este cenário só mudou, quando, COM Deus, Adão pode desfrutar de comunhão plena com outro ser humano. Gênesis 2:18. Não com alguém inferior como os animais ou superior como Deus. Alguém que lhe correspondesse, a saber, Eva.
Por tal, estamos às vezes tristes em meio a este distanciamento. E a oração é uma chave universal, uma chave de cruz que pode virar a ignição do motor da comunhão ainda que remotamente. Ao intercedermos por alguém, mantemos comunhão com ele e o elo que nos liga é Deus.

---

Ezequias precisava colocar a casa em ordem.
Algumas perguntas simples ajudam a entender se você está com a sua casa em ordem ou não.

- Você usa algum tipo de agenda?
- Existe algum tipo de orçamento familiar?
- Aproximadamente quanto por mês você gasta com lanches?
- Quanto tempo usa por dia lendo?
- O que você está fazendo hoje e vai concluir a curto, médio e longo prazo?

O que é importante para você estará em sua agenda e em seu orçamento!
Pense nisso!

Se ora quando dá; oração não é importante.
Se oferta quando sobra; não considera isso prioritário.
Se o congregar é esporádico, isso não é importante na sua vida.
Se não tem horários com sua família, eles não tem muito valor pra você.

Não seja hipócrita. Para de enganar a você mesmo. Coisas para as quais você nunca tem tempo nem dinheiro não são importantes para você. E falo em dinheiro por dois motivos. Primeiro: Quase tudo se faz através do dinheiro. Segundo: Dinheiro nada mais é do que tempo criptografado. Você vende seu tempo e recebe dinheiro. Usa o dinheiro para comprar o que alguém fez com o tempo. Dinheiro é apenas tempo criptografado.

Aqui fica evidente a sua crise, afinal percebe que sua casa não está em ordem. E que a sua casa não está em ordem porque sua vida não está em ordem.

Talvez você até tenha feito a folhinha dos objetivos no começo do ano, mas, logo abandonou.
Talvez até teve um orçamento pro ano, mas já deixou de lado.
Quem sabe tinha sonhos, mas, esqueceu.
Tinha um plano de ler a bíblia todos os dias e orar mas passou.
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:7,8.
Está na hora de pôr sua vida em ordem!

Ministração
Talvez alguém precisou ficar alguns dias em casa em isolamento; mas, já passaram tantos dias que não dá mais para encarar isso tudo como se fossem férias.
Está na hora de fazer valer esse ano!
Se 2020 vai ser um ano para ser apagado ou um memorável ano em sua vida está em suas mãos!
- Como você vai lembrar de 2020?
O ano que você deixou um vírus invisível a olho nu derrotar você, roubar seus sonhos, planos e objetivos?
Ou o ano que você assumiu as rédeas de sua vida; amou sua família como nunca antes, aprofundou o relacionamento com Deus, viveu IGREJA mais do que em qualquer outro momento, ganhou muitas vidas para Jesus e prosperou no seu trabalho?
Ainda dá tempo de fazer deste ano o melhor da sua vida até aqui!

Ei! Peque aí um pedaço de papel. Ou um local de anotação no seu smartfone.
Vamos fazer algumas anotações rápidas.

Escreva: Ainda quero fazer este ano, dois pontos. E abaixo liste 3 coisas.

Agora: Hábitos que vou gerar, dois pontos. Escreva mais 3.

Essa não é uma lista oficial é só o começo de algo.
Talvez hoje você percebeu que sua vida está uma bagunça.
Conseguiu ver que você usou essa história de covid-19 como desculpa pra se tornar um objeto passivo de um mundo que jaz no maligno.

Ei! Quem se deixa levar pelo vendo é folha seca.
Você nasceu pra ser árvore verdejante!
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7,8.

Aonde está a sua confiança?
Vai ficar até quando tremendo as pernas com medo da política, da economia?
NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE! Marcos 5:36.
Porque SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS! João 11:40.

Confie em Deus, nossa FONTE (Jeremias 2:13) e no tempo da sequidão você não murchara porque as suas RAÍZES estão nELE!
Você não é uma folha seca levada pelo vento! Você é ÁRVORE VERDEJANTE e suas raízes estão no Senhor. O calor não te assusta nestes dias VOCÊ NÃO DEIXARÁ DE DAR FRUTO! ALELUIAAAAA!

As crises são pontos nevrálgicos em nossas vidas. Encruzilhadas onde decididos o curso de nossas vidas.
Mas deixe-me te dizer mais uma coisa. EU JÁ DECIDI O CURSO DA MINHA VIDA A MUITO TEMPO, NÃO EM UMA ENCRUZILHADA, FOI EM UMA CRUZ MESMO, ONDE JÁ NÃO VIVO MAIS PARA MIM MESMO, MAS CRISTO VIVE EM MIM (Gálatas 2:20). Glória a Deus!

Você crê nisso? Então declare. Ei, levante-se, erga suas mãos. Declare em fé.

EU SOU ÁRVORE VERDEJANTE. MINHAS RAÍZES ESTÃO EM CRISTO. EU VOU DAR MUITO FRUTO NESTES DIAS!
NA FAMÍLIA
NO RELACIONAMENTO COM DEUS
NO EVANGELISMO
NO TRABALHO
EU DAREI MUITOS FRUTOS EM TODAS ÀS ÁREAS DA MINHA PORQUE JÁ NÃO VIVO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM PARA GLÓRIA DE DEUS O PAI!
ALELUIAAAA
APLAUDA FORTE A JESUS!

P.S. Só pra constar. Ezequias clamou a Deus e o Senhor enviou o profeta de volta para dizer que não morreria mais. E acrescentou 15 anos a sua vida. Isso aconteceu; ficamos chocados, pois, poderia não ter acontecido…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!