quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Você Precisa de um Milagre

 Muita coisa mudou nos últimos dias. E cada um de nós tem agido e reagido as novas circunstâncias e desafios que surgiram. Não podemos dizer que as coisas estão normais e francamente, nem mesmo há entre nós alguém que possa dizer que não foi afetado de alguma maneira.

 

Baixar em mp3




 

Texto Base


Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.

Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.

Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".

Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".

Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.

Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.

Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! ". Lucas 5:1-8.



1. Pedro fez o que sabia fazer


No tempo em que Jesus desceu do céu e veio como um homem, exercendo seu ministério na terra; havia uma certa escassez de alimentos na região.

Tanto que se você observar, quando Jesus multiplicou pães uma multidão seguiu enlouquecida, e para eles Jesus disse: A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. João 6:26.

Pedro era pescador e ao que tudo indica, de uma tradicional linhagem de pescadores, afinal, era comum as pessoas seguirem as mesmas carreiras de seus antepassados.

Foi lá então o Pedro, pescador profissional, filho de pescadores, neto de pescadores, trineto de pescadores, tataraneto de pescadores… Fazer o que sabia, o que seu irmão André sabia, o que seus primos e amigos sabiam, pescar. Usou todas as técnicas, métodos, tudo aquilo que por décadas havia mantido seu clã vivo. Pedro se esforçou, suou a camisa, ou não, como vemos em João 21 onde ele estava pescando pelado ou semi nu; a roupa naqueles dias também era caríssima e Pedro não era dos mais abastados.

Pedro não se deitou na sombra e desistiu da vida diante das grandes adversidades daquele período. Roma oprimia os judeus, cobrava impostos terríveis, agia com violência e agredia suas crenças.

Porém independentemente do que Roma (o governo) fazia ou deixava de fazer, a despeito do que o Sinédrio (líderes religiosos) decidia fazer ou não; Pedro seguia na luta, não jogou a toalha, não desistiu da vida. Passou a noite toda pescando!!!


Se você se identifica com essa história, parabéns!

Parabéns por não desistir, por suar a camisa, por não baixar a guarda mesmo quando as coisas não saíram como você esperava. Parabéns pela dedicação, pela garra e por mover-se com todas as forças e por muito tempo, talvez até o entardecer e noite a dentro naquilo que sempre deu certo até então.

E aqui podemos pensar em cada área de sua vida: Família, relacionamento com Deus, sua célula, emprego...


Ou não; quem sabe você logo se entristeceu, se enclausurou e fugiu de tudo, como que desistindo de uma briga que não sabe nem contra quem é.


O fato é que o tudo de Pedro não deu certo. Ele baixou a cabeça e foi se preparar para recomeçar o ciclo no outro dia; lavando suas redes que haviam pescado muito… Muito? Sim, muita sujeira! Só isso mesmo.


Quem sabe hoje suas redes estão como as de Pedro. Você está tentando se esforçando. Fazendo tudo o que sabe, porém parece que está faltando alguma coisa.

Levanta no outro dia, trabalha, cuida da família, segue o rumo, segue a vida, segue o siclo… Porém, continua faltando alguma coisa. Não estou falando de dinheiro, apesar de que também pode ser sobre isso.


O que Pedro estava precisando, o que faltava na vida de Pedro?



2. Jesus entrou no barco


Jesus entrou no barco de Pedro. E Pedro não fez nada? Fez, ele deixou Jesus não somente entrar, mas, também assumir o controle do barco.

Ao que tudo indica Pedro já acreditava que Jesus era o salvador. Porém, já seria Jesus o Senhor de sua vida?


Quando entendemos que Jesus é o Salvador; confessamos nossos pecados para Ele e lhe pedimos perdão. Choramos arrependidos e surge em nós um desejo de mudar de vida.

Porém somente quando temos ele como Senhor de nossas vidas, é que damos passos além, deixando que ele mude até aquilo que consideramos que não precisa de mudança; deixamos que Ele transforme até aquilo que gostamos do jeito que está.


Interessante que falamos aqui de ser Salvador para uns e também Senhor para outros; porém, a Bíblia diz que:


Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9.


A verdade é que um cristão verdadeiro é aquele que confessa Jesus como Senhor e Salvador.


Sejamos sinceros. Deixar Deus mudar aquilo que já sabíamos ou, pelo menos, desconfiávamos que fosse errado é fácil. Agora, deixar Deus mudar, e especialmente quando ele quer fazer isso através de outra pessoa, como nosso discipulador por exemplo; mudar coisas que gostamos, queremos e consideramos certas, aí são outros 500.

Quando Pedro permite que Jesus assuma o controle daquele barco, muita coisa acontece dentro do coração daquele bruto pescador. Ei! Quem sabe você até reconhece Jesus como Salvador. Talvez aceite se arrepender de muita coisa. Agora, como você reage quando Jesus quer transformar o que você gosta?


A verdade é que gostamos demais da vida. E as vezes esquecemos do que Jesus disse:


Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. João 12:25.


Deixe-me te perguntar uma coisa: Você gosta de estar vivo? Você prefere amanhã de manhã acordar na sua cama ou nos braços do Pai?

Não, eu não quero lhe trazer um peso na consciência e muito menos desejo de morrer. Nada disso. Inclusive, é bom e normal que você não queira morrer, tenha desejo de viver. Então pode ficar tranquilo quanto a isso. A questão é: Por quê você quer continuar vivo?

Se for apenas por coisas como a formatura, o casamento, o nascimento dos netos, a compra de um carro ou de uma casa… Aí sim há problema. Porém se além disso, o que realmente te faz pular da cama todos os dias com desejo de viver for o desejo de saquear o inferno e encher o céu; o pulsante e ardente desejo de ganhar vidas para Jesus, aí sim, você tem um ótimo motivo para continuar aqui na terra. Paulo pensava assim:


Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. Filipenses 1:23,24.


Quando nossa percepção da necessidade de salvação dos perdidos diminui, algo não está certo quanto ao Senhorio de Jesus em nossas vidas.

Estava com meu filho no quarto, ajudando ele a pegar no sono. Então orei no meu íntimo. “Senhor, como pode a Tua Palavra me ensinar que mas a mim mais do que eu a ele”? Então me dei por conta, que quando ganhamos uma vida para Jesus, geramos no Senhor uma alegria maior do que a que sentimos por nossos filhos naturais; pois para Ele, é a Eternidade de alguém que foi transformada.



3. Um milagre


Depois de Jesus ensinar, dá uma ordem a Pedro e outra aos demais: Vá para onde as águas são mais fundas! Lancem as redes para a pesca! Lucas 5:4.


Quando a pessoa deseja Jesus como Salvador porém ainda não como Senhor ela não deseja ir para águas mais profundas, prefere ficar onde é raso, onde tem o controle. Quer avançar, porém só até onde os pés tocam o chão.

Não sei você, todavia eu quando a nadar no mar, fico meio apavorado ao procurar o fundo e não encontrar. Meio que com medo de não estar mais no controle, porém, sendo controlado por aquela imensidão.

Em Ezequiel 47, a cena é muito parecida, leia depois em casa.

Muitos querem um Jesus que Salva, para não irem ao inferno. Porém, querem ficar onde dá pé. Não se importam muito com os perdidos, querem uma vida tranquila, em paz e confortável, sem mexer muito com o capeta, sabe como é, ele lá e eu aqui…

Quando aceitamos o Senhorio sobre nossas vidas, Ele prontamente nos envia a águas mais profundas onde só o sobrenatural de Deus pode sustentar.

Você quer águas mais profundas? Ei! Você quer ir a águas mais profundas?


Vejamos então, quais foram as consequências da disponibilidade de Pedro em ir mais fundo? RECEBEU UM MILAGRE, COMPARTILHOU A BÊNÇÃO E SUA VIDA E DOS AMIGOS, NUNCA MAIS FOI A MESMA!


Suas redes ficaram tão cheias, tão cheias que começaram a romper! Uau! A metodologia de Pedro era melhor que a de Jesus. O jeito de pescar de Pedro era melhor que o de Jesus. O horário de pesca de Pedro era melhor que o de Jesus. Jesus faz tudo às avessas nesse caso, de modo que não haveria dúvidas de que o ocorrido só poderia ser um MILAGRE!

Não havia possibilidade de uma pesca como aquela naquele local, naquele horário, daquela maneira… Será que a sua família não está precisando de um milagre? Será que seus discípulos, sua célula, sua vida não estão precisando de um milagre?


FAÇA O QUE SABE, FAÇA O QUE ESTIVER AO SEU ALCANCE; MAS BUSQUE UM MILAGRE!

Faça tudo que puder, soe a camisa, porém, creia no poder sobrenatural de Jesus; o mesmo que te salvou é o mesmo que pode mudar sua situação hoje! O mesmo que te deu um sentido de vida pode renovar o brilho nos seus olhos hoje!


O Senhor Jesus não julgou Pedro por ter tentado sem êxito pescar. Jesus não julgou Pedro como incrédulo ou vagabundo por seu trabalho ter dado em nada. Antes, manifestou seu poder, ajudando seu filho amado.


Eu repito; será que não está na hora de um milagre no seu casamento? Um milagre na vida de seus filhos, um milagre em sua vida financeira, um milagre em sua célula, um milagre na vida de seus discípulos, um milagre nessa Igreja?


Temos feito durante esta pandemia o que sabemos, o que podemos, o que achamos certo… E hora de dizermos; Jesus, estamos lavando as redes depois de passar a noite pescando. É hora do Senhor subir no barco e manifestar A PESCA MARAVILHOSA!



4. Como Atrair o Milagre


Como Pedro pode receber este milagre em sua vida?


1. Fez o que estava ao seu alcance.

2. Continuou a preparar-se para o dia de amanhã.

3. Deu liberdade para Jesus.

4. Obedeceu incondicionalmente Jesus, mesmo quando não fazia sentido ou não concordava.

5. Teve um coração generoso para compartilhar a bênção.

6. Adorou.

7. Reconheceu sua situação diante de Jesus.




Ministração


Essa é a hora de você clamar a Deus por um milagre em sua vida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!