segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Uma Volta de Baleia

 

Na mensagem anterior falamos um pouco sobre Jonas e a tristeza que veio a seu coração. Ele foi chamado por Deus para anunciar o evangelho a Nínive, cidade de 120 mil habitantes onde moravam pessoas terrivelmente cruéis, inimigos do povo de Jonas.

Ele tenta fugir de todas as formas até que por fim se encontra em um navio, deitado no porão dormindo em meio a uma gigantesca tempestade.


Hoje vamos conversar um pouco sobre o que aconteceu depois disso. Começando pelo fato de que, ao jogarem Jonas no mar, a tempestade cessou e a tripulação parou de orar a seus deuses e deu Glórias ao Senhor.



Pregações em vídeo

Baixar mp3

Outras pregações mp3


Texto Base


A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:

"Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você".

E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la.

Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".

Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.

Então fez uma proclamação em Nínive: "Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam!

Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.

Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos".

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.


Jonas 3:1-10



1. Jonas estava atrapalhando


Jonas estava fugindo de quem mesmo? De Deus. E por conseguinte: Fugindo de sua identidade e missão. Jonas não queria cumprir a missão de ir até Nínive e por isso precisava esquecer sua identidade de profeta, o que só seria possível caso conseguisse se esconder de Deus.


Deixe-me te dizer uma coisa. Pode ser que você não tenha um chamado para ser profeta como o de Jonas. Pode ser que não tenha um chamado para ser pastor… Porém em certo sentido, todos nós somos chamados a sermos evangelistas, missionários, profetas…

Você é chamado para evangelizar as pessoas ao seu redor, fazer missão nos seus locais de convívio e ser boca de Deus, profeta do Senhor por onde quer que passar, revelando o coração de Deus as pessoas e fazendo diferença entre o certo e o errado.


Enquanto Jonas estava tentando fugir, atrapalhava a tripulação do navio. Colocava a vida deles em risco, trazia prejuízo a empresa, atrasava a viagem.


Ei! Pare de fugir de Deus! Pare de fugir de quem você é no Senhor! Pare de fugir da missão que Deus tem na sua vida! Não percebe que fugindo você está atrapalhando as pessoas ao seu redor?


Há pessoas famintas de salvação esperando você anunciar essa salvação para elas. Sua família precisa que você assuma a postura de sal da terra e luz do mundo!

Chega de seu marido ter que carregar você nas costas. Chega de sua esposa ter que carregar você nas costas. Chega de seus pais terem que arrastar você. Chega de seus filhos precisarem ficar te empurrando.

Você não é um pobre coitado. Você é alguém sobre quem o sangue de Jesus foi derramado! Você é alguém em quem o Espírito Santo foi derramado. Posso ouvir um glória a Deus?


Assuma a sua identidade! Você é um homem de Deus. Você é uma mulher de Deus! Chega de sempre alguém ter que estar de empurrando. Segue em frente! Seguro de quem você é no Senhor!




2. O grande peixe


Jonas precisou que um grande peixe o engolisse e levasse até o fundo do oceano para que conseguisse ficar a sós com Deus.

Lá nas profundezas, a ansiedade de Jonas se revelou totalmente inútil. Lá, longe de tudo e todos, Jonas foi capaz de perceber que seus problemas eram pequeno e que Deus era grande.


Todos nós precisamos de um lugar a sós com Deus. Um tempo e um lugar onde você vai poder gritar, chorar, sorrir…


Logo quando fui morar em Cristal ficava hospedado na casa de irmãos e então saia caminhando para encontrar um lugar assim. Achei uma clareira no meio do mato, entre a cidade e o rio. Ali era somente eu e Deus.

Em Fátima do Sul, embora geralmente minha casa fosse “meu lugar”, às vezes eventos da igreja utilizavam e eu ficava sem “o meu canto”. Lembro uma vez que peguei a bicicleta e sair meio sem rumo até achar fora dos limites urbanos um potreiro onde entrei e tive meu tempo a sós com Deus.


Já fiz isso me trancando no banheiro, já fiz isso sobre uma moto, afinal a 80Km/h ninguém poderia ouvir meus gritos dentro de um capacete.


A verdade é que todos nós temos necessidade de nos desconectarmos de tudo e de todos e nos conectarmos com Deus.


São muitas vozes o tempo todo gritando ao nosso redor e dentro de nossas mentes e corações e muitas vezes o que precisamos é um lugar totalmente sozinho com Jesus.


Ei! Tem algum cristão aqui? Se você é um cristão, deixe-me te dizer uma grande novidade: Você precisa de Cristo!


Eu tive um grande peixe na minha vida. Foi a Catapora.

Estava quase me desviando. Por um triz de cair em um abismo de álcool, drogas e tudo mais que acompanha… Então Deus me abençoou com uma catapora ali pelos 16 anos.


Fiquei bem mal de cama e foi ali que Deus falou comigo. Já que eu não parava, Ele me parou. E nunca mais eu fui o mesmo.


Não espere o peixe te engolir. Não espere Deus te parar. Não dê uma “volta de baleia”. Não fuja do que Deus quer para ti hoje, para depois de 10 anos querer voltar e fazer. Viva hoje o que Deus tem para ti hoje!



3. A vida continua fora do peixe


Agora, verdade é que não dá para ficar para sempre dentro do peixe. Chega uma hora em que precisamos sair do nosso Tempo Sozinho com Deus e voltar a sociedade.

E do lado de fora do peixe nos deparamos que as lutas ainda estão lá, os problemas ainda precisam de solução a louça segue na pia… E o pior, ainda precisamos vencer a nós mesmos.


Gosto da lista de Paulo em Rm 8 onde ele cita diversas coisas que não podem nos afastar de Deus. Fala em tribulações, demônios, anjos… Porém tem uma coisa que ele não cita: Ele mesmo.

Talvez o maior desafio dessa vida (e o único capaz de nos afastar de Deus) seja justamente vencermos a nós mesmos.


Nínive e sua população continuavam lá, do mesmíssimo jeito que estavam quando Jonas fugiu. Deus permanecia em sua soberana posição. O que havia mudado? Jonas estava diferente. Agora, disposto a pregar.


Ele vai e começa a anunciar a mensagem. O tempo vai passando e o povo começa a se arrepender, inclusive jejuar clamando a Deus por misericórdia.


E é nesse momento que Jonas volta a agir como uma criança mimada. É nesse momento que Jonas perde o foco e esquece tudo aquilo que tinha conversado com Deus lá no seu lugar secreto dentro do peixe.

Diante do primeiro problema, que na verdade nem problema era, Jonas volta a seus velhos pensamentos e velhas atitudes.


Ser um seguidor de Jesus não nos dá uma vida isenta de dificuldades. Então enfrente os desafios.

Jonas age como uma criança mimada. Quando tem a sua opinião contrariada, Jonas fica brabinho. Querido irmão. Não fique de “beiço” quando alguém não concordar com você.

Se algum dia você estiver um lugar onde só faz o que quer, o que gosta e o que concorda; se belisque, pois é apenas um sonho.


E deixe-me te contar outra coisa bem legal: Quando alguém descorda de você não quer dizer que não te ame! Deus continuava amando Jonas, porém, não concordava com a postura indiferente de Jonas quanto a perdição eterna dos ninivitas.


Alguém pode te amar, porém, não gostar do que você produz no trabalho, do produto que você faz ou vende. Alguém pode te amar, porém, não curtir as roupas que você usa ou a comida que você faz e beleza, vamos em frente.


Já contei aqui a vez que meu primo Luciano e eu sentamos em uma escada. Ele olhou para mim, segurando sua bala do grêmio, abriu ela e disse: “O Inter é podre”. Eu, segurando minha bala do colorado, abri ela e disse: “O Grêmio que é podre”. Em seguida, demos um soco na cara um do outro e corremos chorando para nossas mães. Acontece que éramos crianças! É compreensível se você tiver menos de 10 anos de idade.


Acontece que você cresceu. Ou, pelo menos, deveria ter crescido. Chega de ficar ofendidinho e cortar relações por qualquer coisa.


E te digo mais. Até na obra de Deus você vai ter que lidar com pessoas que pensam diferente de você e muitas vezes até seguir as direções delas que serão diferentes das suas opiniões pessoais. Com tanto que não seja pecado, você terá que fazer muita coisa que discorda.


Pessoas que não aprendem a baixar a cabeça às vezes, a tolerar as diferenças, levar na esportiva, a engolir um sapo aqui e outro ali; trocarão de emprego a cada semana, começando muitas coisas e não concluindo nada… Você não pode levar tudo a ponta de faca; até porque se Jesus tivesse feito assim com você hoje você não estaria aqui.


Copiou? Nessa vida você vai ouvir “não”. Você vai ser contrariado. E terá que fazer coisas que não gosta.


Se você chegar atrasado no serviço e disser: “É que sou noturno”. Não vai colar, ou você vai começar a acordar cedo ou será demitido.




4. Jonas retorna aos velhos problemas


Depois de fugir, dar um “volta de baleia”; cumprir a missão… Jonas se isola novamente. Não no TSD. Ele simplesmente fica sozinho em um abrigo pra ver no que vai dar.

Jonas não vai orar. Jonas não procura amigos. Jonas não comemora o êxito, não celebra a salvação de 120 mil pessoas.


Ao ver as pessoas arrependidas, Jonas fica de beiço mais uma vez, porque afinal de contas, foi contraria e sua vontade não imperou.


Veja: Inatividade; falta de celebração; foco nos ‘problemas’; foco em si mesmo; falta de oração; falta de comunhão; falta de boa alimentação; falta de diversão; falta de atividade física…


Jonas se soca num canto e volta a chorar as pitangas.

O filho! Mas isso já não tinha sido resolvido?


Pelo visto Jonas tinha o poder da ressurreição de problemas.

Destranca esse disco querido! Segue a vida!


Chega de ficar sempre remoendo as mesmas histórias, voltando as mesmas situações, aos mesmos comentários… Todo mundo erra e assim como erraram contigo você já errou com alguém também.


E no caso de Jonas, ninguém tinha errado, o problema era ele mesmo que não concordava com Deus.




Ministração


Tanto o grafite como o diamante tem por base o carbono. Porém o diamante eu seu processo de formação recebeu mais pressão!

Quando Jonas tenta se ajeitar para relaxar Deus faz nascer uma planta que lhe faz sombra. Jonas se alegra. Deus mata a planta e envia um vento quente. Jonas fica irado mais uma vez.

Deus contrariava seu filho para ver se ele crescia. Jonas queria a morte. Mas se fosse um filho querido dele mesmo pedindo a morte, ele acharia razoável?

Nenhum pai quer ver seus filhos em pleno desgosto. Antes, quer que sejam felizes. Se sua vida está nas mãos de Deus, creia que as dificuldades que Ele permite chegar até você servirão de alguma forma para te fortalecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!