terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Avivamento

Introdução


Quem deseja um avivamento na sua vida?

Agora, será que nós sabemos o que é um avivamento?

 

Baixar mp3

Youtube


 



1. Alinhamento


Vamos começar pelo fato de que o avivamento é um alinhamento da terra com o céu. Deus tem um plano Eterno, Imutável. Ele é todo poderoso e sabe tudo. Precisamos alinhar nossas vontades, pensamentos e ações com as d’Ele.


E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Efésios 1:9,10.


Avivamento é quando tudo na nossa vida passa a convergir para Cristo! O trabalho, a família, os estudos… Tudo em nós e através de nos passam a ser setas que apontam para Jesus.

Uma Igreja é avivada quando a agenda da Terra se alinha com a agenda do céu. Quando os valores da Terra se alinham com os propósitos do céu. Avivamento é a restauração da centralidade de Cristo; é o corpo voltando a se submeter a cabeça.


Nos dias do Juiz Eli, quando a arca da aliança foi tomada pelos filisteus, houve morte, “foi-se a glória, Icabode”. 1Sm 4:21-22.

Davi intentou trazer esta arca para Israel. Era a coisa certa a se fazer e o tempo certo para isso acontecer. Porém, foi feito do jeito errado e Uzá morreu. 2Sm 6:7. A arca precisava ser carregada nos ombros dos levitas, entretanto estava sendo carregada em uma carreta de bois. Uzá não tinha autorização para tocar na arca. O Alinhamento não foi completo. A arca foi deixada na casa de Obede Edon e este homem prosperou. Davi então mais uma vez tenta levar a arca para Jerusalém. E dessa vez ele fez a coisa certa, do jeito certo, na hora certa. Era a vontade de Deus, do jeito de Deus, na hora de Deus. O resultado só poderia ser um: AVIVAMENTO. Não há dúvidas de que os dias mais gloriosos daquela nação foram sob os reinados de Davi e Salomão.


O Alinhamento é como a chave que destrava a fechadura do Avivamento. Existem chaves muito parecidas que quase se alinham, mas não chegam ao ponto de abrir a porta. Chaves que entram na fechadura, mas ficam no “quase” na hora de girar.

Quantas e quantas vezes você “bateu na trave” na hora de se alinhar.


TODO AVIVAMENTO COMEÇA COM ARREPENDIMENTO.


O Alinhamento é precedido pelo quebrantamento. Primeiro você precisa abrir mão das suas opiniões, do seu jeito, das mágoas, dos pecados… Você é uma chave que precisa abrir mãos dos segredos, ser derretida e refeita.


Avivamentos começam com confissão de pecados, joelhos dobrados e rostos no chão.


Se queremos desfrutar de um avivamento este ano, precisamos pagar o preço de nos humilharmos diante do Senhor.


Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Ageu 1:7.


O Arrependimento alinha nossos corações ao coração de Deus.




2. Favor


Descobrimos se estamos alinhados quando há uma manifestação do favor de Deus.


Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:46,47.


Porém Noé achou graça diante do Senhor. Gênesis 6:8.


O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias. Neemias 6:15.


Jesus enviava as pessoas para a Igreja Primitiva. Ele abria os olhos delas. O Senhor enviou os animais para a Arca de Noé. E não estou incentivando a inoperância. Noé trabalhou arduamente na construção da Arca. Porém quem convenceu a bicharada a entrar foi Deus.

O muro de Jerusalém foi miraculosamente reconstruído em 52 dias sob a liderança de Neemias. Sem dúvida alguma, o favor do Senhor estava com ele. Havia empecilhos econômicos, bélicos, políticos, espirituais… Era impossível que essa obra transcorresse, quanto mais em 52 dias. Foi sem dúvidas uma manifestação sobrenatural do favor de Deus; e mais uma vez, eles trabalharam duro e agiram com estratégia debaixo dessa graça.


Quando há favor de Deus, o extraordinário acontece.

Se desejamos viver um avivamento, precisamos atrair o favor de Deus: Em nossas casas, células, discipulados, evangelismos, eventos… E o favor de Deus só se manifesta onde primeiro aconteceu o alinhamento.




3. Família


Onde existe avivamento as famílias recebem importância.

A páscoa dos Hebreus e dos Cristãos… Só poderia acontecer em família.

O nascimento de Jesus (Natal) foi e é em família.

O primeiro lugar onde seu evangelho precisa funcionar é dentro de casa.

O Evangelho de Ló, só funcionou para ele. Sua esposa virou uma estátua de sal. Seus amigos morreram por seus pecados. Suas filhas o embriagaram e seus descendentes se tornaram inimigos de Israel.


Quando há avivamento genuíno, há restaurações de relacionamentos, tanto de cônjuges quanto de pais e filhos.


Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais. Malaquias 4:6.




4. Igreja


Quando existe avivamento nossa visão de Igreja muda.

No primeiro Pentecostes da Igreja, eles estavam “reunidos no mesmo lugar” orando. E isso era algo comum.


Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:46,47.


Em um avivamento, reunir-se com os irmãos passa a ser um prazer e não uma obrigação.

Cada culto passa a ser “o evento da semana”.

Pensamos na igreja até na hora de trocar de emprego, escolher a universidade e assim vai…




5. Devocional


Se o avivamento começa com arrependimento e alinhamento, muito disso se dá na restauração da vida devocional. Além do que, o avivamento só continua onde existe vida devocional.

Estamos falando daquele precioso tempo a sós com Deus, também chamado de TSD, onde oramos, estudamos a Palavra. Não há avivamento sem Bíblia e oração! Isso é primordial.

Poder sem propósito corrompe. Grande mover de dons espirituais sem engajamento em uma vida de oração e meditação nas escrituras é confusão. Porque poder não transforma caráter; porém, caráter garante o bom uso do poder. Abastecer um carro com combustível de avião não vai fazer ele voar. Entretanto um motor de avião vai garantir que o poder daquela gasolina seja bem aproveitado.


De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. Salmos 5:3.


Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8.




6. Evangelismo


Em um avivamento passamos a respirar evangelismo. Ele deixa de ser algo que queremos fazer e passa a ser algo que somos. Fica difícil não planejar meios para alcançar os perdidos. Simplesmente ao olhar para as pessoas nosso coração queima de vontade de anunciar as boas novas.

Sem falar que é justamente aí que a maioria dos dons do Espírito Santo se encaixa, como ferramentas para a grande comissão.


Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele. Salmos 22:27.




7. Pastoreio


Quando estamos vivendo um avivamento acontece um crescimento orgânico na igreja onde os irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e os mais novos respeitam os mais velhos. E não falo em novos e velhos de tempo de conversão e sim de maturidade.

Existe um proteger de uns para com os outros. As cargas são divididas, as orações multiplicadas e o amor espalhado.


Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4.


Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 1 Coríntios 12:26.




8. Discipulado


Este ano se assim o Senhor permitir teremos um curso sobre discipulado, tenho certeza que você vai ser surpreendido pelo que vamos conversar.

Agora, quando há avivamento, o discipulado acontece espontaneamente. A pessoa evangelizada vê no “pai” alguém que pode servir de um referencial, alguém que tem muitas características de Jesus amadurecidas em sua vida e que podem ser imitadas.

Quando existe avivamento, as pessoas sentem a necessidade de abrir o coração, buscando cura de hábitos pecaminosos, de traumas do passado e apoio para desenvolver um novo estilo de vida.


É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.

Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?

Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4:9-12.


Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.

Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas. 1 Coríntios 4:16,17.


Uma vida não supervisionada, não é vivida com responsabilidade” Josué Gonçalves.

A Igreja Primitiva viveu um grande avivamento nos seus primeiros 60 anos. Depois foi deixando o discipulado de lado e iniciou um declínio.

Em certo sentido todos os membros de uma igreja são discípulos do pastor da igreja. Todos os membros da célula são discípulos do líder da célula. Nem todos precisam ter um discipulador pessoal, no sentido de se reunir regularmente com ele. Porém todos precisam saber qual a mão que vai ser colocada em sua cabeça; ouvir seus conselhos, imitar o que de Jesus existir nela e honrar sua autoridade. “a unção que você respeita é a unção que você atrai”. Mike Murdock




9. Crescimento


O Avivamento traz consigo o crescimento. As formigas são atraídas pelo açúcar. A pergunta não é “como faço para ter mais formigas aqui” e sim “onde consigo mais açúcar”. Ninguém precisa facilitar o caminho delas. Basta derramar açúcar! Eles ultrapassam qualquer obstáculo. Ou você veda o açúcar para que seu aroma não se espalhe ou certamente elas virão.


Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

porque para Deus somos o aroma de Cristo. 2 Coríntios 2:14,15.


Quando uma Igreja está vivendo um avivamento as pessoas serão atraídas. Elas estão desesperadas, por isso que buscam feiticeiros, cartomantes, ídolos, simpatias, seitas… Porque perceberam que o natural não consegue lidar com problemas espirituais. Estão com fome e não sabe onde tem comida, por isso reviram o lixo. Paulo identificou isso nos atenienses. Atos 17:22.

As pessoas estão se drogando porque querem sentir um êxtase, estão se prostituindo porque querem se sentir amadas… E nós temos o açúcar, nos temos a solução para os problemas espirituais, temos o êxtase sobrenatural do espírito, temos o Amor em Pessoa…

O avivamento tira o foco de nós e de nossas estratégias e coloca naqu’Ele que atrai todos para si.


Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. João 12:32.


Qual é a estratégia de uma igreja em avivamento? MAIS DE TI E MENOS DE MIM!


Diga isso ao Espírito Santo agora: Menos de mim e mais de ti. Óh Espírito Santo, menos de mim e mais de ti.




10. Legado


Durante um avivamento o coração dos pais se volta aos filhos e o coração dos filhos se reconcilia ao dos pais. Existe a reconciliação entre as gerações. De modo que não precisa existir uma “nova geração” e sim “a próxima geração”. O Abe Huber ressignificou e deu continuidade ao trabalho do Lucas Huber que já havia feito o mesmo em relação ao Melvin Huber. O André Valadão continuou do ponto até onde o Márcio caminhou. Quando existe unidade entre as gerações não é necessário rompimento, não é preciso começar tudo de novo.


Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai Abraão, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu, e deu-lhes os mesmos nomes que seu pai lhes tinha dado. Gênesis 26:18.


Não estamos edificando algo para nós. É para vocês. Quem é filho tem direito a herança. Queremos que essa Igreja desfrute de um grande avivamento é para glória de Deus e deleite de vocês! Nenhum dos pastores aqui está preocupado em deixar seu nome na história mas em mudar a história de muitas vidas! Você não precisa sair daqui em abrir outro ministério e começar tudo de novo; é só no tempo certo seguir em frente de onde pararmos. Somos uma família onde pais constroem herança para os filhos não uma república antiquada onde cada político eleito tenta desfazer o nome do gestor anterior.




Ministração


Só existe um caminho para o avivamento e este é a obra do Espírito Santo.


Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". Efésios 5:14.

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. Efésios 5:18.


Seja cheio do Espírito Santo. Receba os dons do Espírito Santo. Mas com propósito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!