quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Profetas do Avivamento

 Com o passar dos anos, a Igreja de Jesus já passou por diversos momentos de despertar espiritual o que nos leva a concluir, que também de esfriamento, afinal o avivamento só é necessário quando o que estava vivo esmoreceu.

A Igreja Primitiva começou a partir do avivamento liderado por Jesus e teve sua fundação no Avivamento de Atos 2. Por aproximadamente 60 anos essa chama ardeu.

Em todos os avivamentos, um fator em comum pode ser percebido, o profético! Jan Huss foi queimado em 1415 por pregar o evangelho e profetizou: “Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa "ganso"), mas dentro de um século, encontraram-se com um cisne”. Assim em 1517, um século depois, Martim Lutero prega as 95 teses, momento icônico do começo da Reforma Protestante. As próprias teses de Lutero eram ao estilo profético.

E o que dizer de João Batista? Enviado literalmente para “preparar o caminho do Senhor”. Assim será também nos últimos dias, uma geração profética se levantará para preparar o caminho da volta de Jesus.

 

YouTube

Baixar mp3





1. O mover profético


Já que estamos falando nisso, uma desambiguação faz-se necessário, visto a grande confusão que existe sobre os termos. Ou se você preferir: Que história é essa de profeta, profecia, visão, revelação…


Profeta, digamos, com P maiúsculo é alguém que recebeu um dom ministerial de profeta para ajudar a Igreja de Jesus a crescer na área profética. Ef 4:11-13.

Alguns dos dons sobrenaturais comumente encontrados em profetas são: Dom de profecia (revelação sobre o futuro), palavra de conhecimento (revelação sobre o passado), dom de línguas com interpretação.


profeta, digamos, com P minúsculo é o que cada um de nós deve ser. Cristãos, filhos de Deus, que aprenderam a se mover nessa área profética, fazendo declarações cheias de fé, denunciando o pecado e alinhando a igreja ao coração de Deus.


Visão é quando enxergamos algo no mundo sobrenatural. Pode ser fruto do dom de discernimento de espíritos (capacidade de perceber o mundo espiritual, às vezes, até de forma sensorial); neste caso a pessoa enxerga o que está acontecendo nas regiões celestiais.

Pode ser o dom de profecia se manifestando de forma a fazer o profeta enxergar o futuro.

Ou ainda o dom de palavra de conhecimento mostrando ao profeta coisas que já aconteceram.


Revelação é uma maneira popular como as pessoas chamam geralmente a palavra de conhecimento e as vezes até o dom de profecia.


Porém, o mover profético não está apenas ligado a revelações e profecias. Veja só:


Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras. Atos 15:32.


O livro de Isaías é um bom exemplo. Ele exorta, reprende… Revela fatos sobre o passado e mostra o que acontecerá no futuro, porém: Também anima, encoraja, incentiva a não desistir e seguir em frente.




2. Funções do profético nos avivamentos


2.1 Soar o Alarme

Senhor, tenho ouvido a tua fama, e me sinto alarmado. Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida. Na tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2.


O profeta sente o coração de Deus. Ele percebe quando as coisas não estão como deveria em soa o alarme. Habacuque sentiu-se alarmado quando ouviu falar das grandes coisas que Deus já havia feito, porém, naquele momento, o povo de Deus não estavam sendo vivendo; inclusive, estavam às avessas de tudo que um dia já haviam sido e vivido.

Habacuque fica indignado, ou ainda melhor, ele já não sabe mais onde terminar sua própria indignação e onde começa a indignação de Deus contra a decadência espiritual do povo.

Ele clama: “FAZ DE NOVO”

Ei! Aonde estão os profetas do Senhor? Aonde estão aqueles que vão gritar: “FAZ DE NOVO SENHOR!”. Ele completa: “Em tua ira, lembra de tua misericórdia”!


Quer mover-se no profético? Jejue. Ore até ouvir Deus falar com você! Estude a Bíblia até que a revelação salte aos teus olhos! Seja o chaveirinho de Jesus.

Não tenha pressa para ver as coisas acabarem!

Não é uma questão de sensibilizar Deus com nosso jejum ou com mais horas de oração. É uma questão de enfraquecer a nossa carne e nos tornarmos mais sensíveis para ouvir a voz d’Ele!


2.2 Denunciar o pecado.


É necessário que os profetas do Senhor sejam uma voz de denúncia contra o pecado. E não estou falando necessariamente de denúncia de pessoas.

O profeta precisa começar tirando a trave do seu próprio olho. Em seguida denunciando o pecado. Ageu denunciou as as casas luxuosas da sua geração em detrimento das obras de reconstrução do templo que estavam paradas. Malaquias denunciou os homens que se divorciavam dizendo que haviam sido apenas promessas irrefletidas. João Batista confrontou Herodes por ter se apossado da esposa de seu irmão, essa denúncia custou seu pescoço!

Elias enfrentou a fraqueza de Acabe e a idolatria de Jezabel. Jezabel não aceitou e morreu. Acabe talvez possa vir a ser uma das grandes surpresas quando chegarmos no céu.


2.3 Profetizar


Obviamente compete ao profético profetizar. Além do aspecto imediato que possamos pensar, a profecia, também no sentido genérico. Somos chamados a ser uma geração que faz declarações proféticas que mudam realidades espirituais e se materializam em mudanças físicas.

Em Gn 1:28 fomos chamados a exercer autoridade sobre a terra. Jesus reafirmou essas verdades. Precisamos fazer declarações cheias de fé: “Seu filho vai ficar curado em nome de Jesus”. “Eu declaro que esse bar vai se transformar em um mercado”. “Eu profetizo que os donos dessa boate se converterão e aqui será uma igreja”.


2.4 Encorajar e fortalecer


Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras. Atos 15:32.


Os profetas não são simplesmente arautos da desgraça. Eles também são precursores da graça. Quando um povo está sem esperanças, triste, desanimado, se achando incapaz… Os profetas mostram o futuro glorioso que nos aguarda e o passado vitorioso onde Jesus morreu e ressuscitou por nós garantindo o sucesso!

Se você é profeta e sempre derruba todos, precisa rever seus conceitos. De uma forma ou outra, o profeta precisa trazer edificação. Mesmo que às vezes precise primeiro derrubar para depois poder reconstruir. Porém não pode esquecer de reconstruir!


Veja! Hoje eu o constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e derrubar, para destruir e arruinar, e também para edificar e plantar." Jeremias 1:10.


Como os vigiei para arrancar, para derrubar, para subverter, para destruir e para afligir, assim os vigiarei para edificar e para plantar, diz o Senhor. Jeremias 31:28.


2.5 Anunciar a mudança de tempos


Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus Todo-poderoso". Lucas 22:69.


Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Lucas 5:10.


Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: "Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios". Atos 18:6.


"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Mateus 3:11.


Paulo, João Batista, Jesus… Todos estes colocavam marcos proféticos que estabeleciam a troca de estações, de tempos.


2.6 Ser um sinal


Existem momentos onde o profeta não precisa dizer nada. Porém, precisa viver a profecia. Jeremias fez isso várias vezes. Ágabo sinalizou a prisão de Paulo amarrando as próprias mãos com o sinto deste. Todavia o que dizer de Obadias que precisou se casar com uma prostituta e colocar nomes proféticos de juízo em seus filhos? Este último é um caso extremo e peço que tome muito cuidado em se espelhar nele pois já existiram pessoas que fizeram isso sem entendimento e se deram muito mal, envergonhando o evangelho.




Ministração


Onde estão os profetas desta geração?

Cadê os inconformados com a frieza, com a mornidão?

Posso encontrar aqui aqueles que não se misturam com os manjares da Babilônia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!