terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Trechos do Didaquê



Estou disponibilizando aqui alguns trechos (recortes) de versos do Didaquê. Escrito atribuído aos cristãos primitivos. Os trechos que selecionei devem ser lidos com atenção. São fortes para nossos dias... Podes também ler ou fazer o download completo AQUI.

1.3 Quanto a você, ame aqueles que o odeiam e assim você não terá nenhum inimigo.
1.4 Não se deixe levar pelo instinto.
1.5 Dê a quem lhe pede e não peças de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos.
1.6 ...que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando.
2.2 Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não fornique, não roube, não pratique a magia nem a feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido.
3.1 Não seja colérico porque a ira conduz à morte. Não seja ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas.
3.2 Filho, não cobice as mulheres, pois a cobiça leva à fornicação. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente já que os adultérios surgem dessas coisas.
3.3 Filho, não se aproxime da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria.
3.4 Filho, não seja mentiroso, pois a mentira leva ao roubo. Não persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas.
3.9 Não se junte com os poderosos, mas aproxima dos justos e pobres.
4.1 Filho, lembre-se dia e noite daquele que prega a Palavra de Deus para você. Honre-o como se fosse o próprio Senhor, pois Ele está presente onde a soberania do Senhor é anunciada.
4.2 Procure estar todos os dias na companhia dos fiéis para encontrar forças em suas palavras.
4.6 Se o trabalho de suas mãos te rendem algo, as ofereça como reparação pelos seus pecados.
4.14 Confesse seus pecados na reunião dos fiéis e não comece a orar estando com má consciência. Este é o caminho da vida.
9.5 Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".
11.12    Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
15.1 Escolha bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados pois também exercem para vocês o ministério dos profetas e dos mestres.
16.6 Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!