segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Seita dos Nazarenos

“Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos”. At 24.5

O movimento que Jesus deu início, o projeto de Sua Igreja, com o tempo passou a ser chamado de Cristianismo. Isso começou em Antioquia onde “foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” At 11.26. Em nosso texto base, vemos que Paulo é acusado de ser uma peste e o principal agitador da Seita dos Nazarenos! A impressão que tenho é de uma progressão: Movimento de Jesus, Cristianismo Primitivo, Seita dos Nazarenos... Qual o motivo? Bom, o movimento de Jesus foi perseguido, o cristianismo Primitivo foi perseguido, a Seita dos Nazarenos foi perseguida... Mas o Cristianismo, em algum momento, deixou de ser perseguido. Para ser mais franco, quando passou a ser apenas ‘Cristianismo’, deixando de ser ‘Primitivo’.

De fato, Paulo tornou-se um ‘Agitador’ da ‘Seita dos Nazarenos’. A expressão legítima de continuidade do Movimento de Jesus é a Seita dos Nazarenos. Primeiramente porque nem os seus parentes lhe davam credito (Mc 3.21). Nazaré desprezava o Senhor, Jerusalém até ensaiou um apoio, mas depois o crucificou. O que Jesus criou nunca chegou a ser uma instituição.

Quando pensamos em uma seita, pensamento em um grupo que reserva a si a verdade, a revelação, que se diz ‘o único’. E não era isso que Paulo anunciava? Sim, Paulo anunciava (aos olhos do mundo) um Líder e um grupo de seguidores que dizia que todos os que não seguissem os ensinamentos de seu Mestre estavam errados e condenados a uma eternidade de tormentos.

A Seita dos Nazarenos é a Igreja legítima. Sempre esteve e está infiltrada aqui e ali, em um lugar e em outro. Enfrentando o inferno! Arautos da verdade que prezam por seu Senhor e não abandonam Seus ensinamentos nem que isso custe a própria morte!

A Igreja como conhecemos hoje, em especial aqui no Brasil, é uma coisa que me faz chorar! Em boa parte dos casos, não tem nada à ver com Jesus! Enquanto Jesus não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20) e para pagar seus impostos precisava de um milagre (Mt 17.27), a Igreja brasileira se assenta em poltronas estofadas e seus líderes andam de carro importado. A Igreja brasileira se preocupa em colocar ar condicionado em seus belos templos, mas não se lembra de investir em projetos missionários, em ajuda humanitária, em educação... Envia seus jovens para espetaculares shows gospel, mas não se preocupa em mudar a realidade dos jovens que não tem instrução e se perdem na fornicação, nas drogas e na criminalidade ou simplesmente, na obscuridade de não conseguir nem ao menos sonhar em um futuro!

Fazem campanha disso e campanha daquilo e as pessoas correm até os templos buscando o deus da cura, do dinheiro... Achando que esse é o Deus pai de Jesus Cristo. Pois eu digo que são adoradores de Esculápio e Mamon. Deus cura, Deus faz milagres, mas não do jeito que o cristianismo midiático brasileiro tem pregado! Diluíram a Bíblia em soluções homeopáticas, e não foi em água, foi em um solvente chamado Marketing!

Quanto tempo faz amado irmão, que você não escuta que precisa se arrepender de seus pecados? Quanto tempo faz que você não escuta que é um miserável pecador e se não mudar de vida vai para o inferno!? Sim, você irá me dizer que é “um santo lutando contra o pecado” e de fato é, mas isso não anula a realidade de que hoje você pecou e que precisa se arrepender! Precisa se arrepender de quem é! Eu encho meus olhos de lágrimas cada vez que penso na Igreja brasileira. Estou com medo, com muito medo de que cada vez mais ela deixe de ser Igreja para ser um clube. Por outro lado, sempre foi assim, sempre a Igreja institucional, a Igreja poderosa, tornava-se um clube opressor da verdadeira Igreja, a Seita dos Nazarenos.

De um lado essa igreja midiática, marqueteira. Do outro, os evangélicos xiitas. E onde está a Seita dos Nazarenos? Ela está em todo lugar, voando nas asas do Espírito (Jo 3.8). Estão alguns aqui outros acolá, lutando pela pregação da Bíblia, das Verdades Eternas de Jesus! Lutando contra o modismo e egoísmo evangélico e contra o ‘xiitismo gospel’ também. Mas não lutando contra as pessoas que o praticam, mas contra as potestades que estão por traz desse sistema Satânico. Pois Satanás como cupim, tem comido os pilares da Igreja brasileira. Poderá resistir o seu cristianismo aos ventos da adversidade? Poderá o cristianismo que você vive resistir ao novo tempo que está prestes a vir sobre o Brasil? Irá na onda da moda, ou se render na perseguição?

Senhor, por favor, dê-nos força para não abandonarmos tua Palavra, par vivermos segundo Teus ensinamentos. Tem misericórdia de mim e do irmão(a) que lê essas palavras. Ajuda-nos ser Igreja, a Igreja dos Teus sonhos Senhor. Perdoa-nos... Por nos vendermos ao sistema e por brigarmos tanto uns contra os outros. Ajude-nos, por favor, Tu és nossa única esperança! Amém.

Um comentário:

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!