terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Josias

 Quando pensamos nos mais impressionantes reis do povo de Deus do Antigo Testamento, quais nomes nos veem a memória? Alguns talvez você lembre pelo bem que fizeram e outros pelo mal...

Davi? Salomão? Saul? Acabe?

Acontece que nem sempre os mais famosos aos olhos dos homens são os mais interessantes ao coração de Deus.

Vamos conversar hoje sobre Josias.

 


 

baixar mp3


Um dia eu estava na garagem lá em Cristal estudando a Palavra e comecei a ler a história deste rei. Chorei do início ao fim. Um dos relatos mais espetaculares da Bíblia. Enquanto isso a Pra. Tássia estava em casa e orou: “Senhor, já que não vamos dar o nome de Salatiel para o nosso filho, queria que fosse Josias, mas, não vou falar para o Sidi”. Nisso entrei dentro de casa ainda com os olhos cheios de lágrimas e disse: “Acho que nosso filho deve se chamar Josias”.


Eu me emociono só de pensar que Deus nos deu o privilégio de presentear o nosso filho com o nome deste homem tão fantástico, o rei Josias.

E espero que o Senhor fala ao coração de vocês como tem falado ao meu.



Texto Base


Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém.

Josias fez o que era reto aos olhos do Senhor, andou nos caminhos de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. 2 Crônicas 34:1,2.



Drama familiar


O avô de Josias havia sido um homem mal, que se arrependera no final da vida. Já seu pai, foi um homem tão terrível, mas, tão terrível, que após 2 anos do seu reinado ninguém mais suportava. A ponto de que seus próprios servos conspiraram sua morte e colocaram Josias como rei com apenas 8 anos de idade.

Imagine que coisa terrível, ter o pai brutalmente assassinado. Ser criado por tutores…

Na verdade Josias nunca teve pai. Não era normal para um homem da época investir muito tempo com os filhos. Muito menos homens malignos como foi o caso do pai de Josias.


A solidão rodeava Josias. Sozinho em um palácio. Todos que se aproximavam dele tinham interesses, afinal, ele era o rei. De que adiantava ter tudo no mundo e não ter nada na vida? Que adiantava ter tudo que um homem pode querer mas não ter uma família com quem pudesse compartilhar? Você que tem uma família, valorize!


Quando a vida já parecia completamente vazia, sem sentido… Josias começa a buscar ao Senhor.


No oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, Josias começou a buscar o Deus de Davi, seu pai. E, no décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos lugares altos, dos postes da deusa Aserá e das imagens de escultura e de fundição. 2 Crônicas 34:3


Josias não usou seu drama familiar como desculpa para ser um jovem rebelde. Josias não usou a apostasia, o desvio espiritual da nação como desculpa.

Na falta de um pai, Josias buscou um referencial e tomou Davi como um pai para si. Não se espelhou em seu pai natural ou em qualquer outra pessoa má sobre a terra. Ele escolheu alguém que fora rei como ele era, porém que tivera um relacionamento especial com Deus.

Talvez seu pai, sua mãe fizeram de tudo para te criar bem. Porém, muitas coisas eles não sabiam que eram erradas. Quem sabe com toda a boa intenção do mundo e querendo muito acertar, acabaram errando com você e deixando traumas em seu coração.

Ei! Não se prenda a isso. Libere perdão sobre a vida deles. E tome para si uma referência de homem e mulher de Deus para imitá-lo. Não que seja alguém perfeito, todavia, pelo menos será um ‘pato’ que estará um passo a frente de você e todos nessa fila seguindo Jesus.

Meu pai Rogério me ensinou muitas coisas boas e fez tudo que podia para cuidar de mim e me ensinar a ser um homem. Trabalhou para me sustentar, sofreu por mim, pagou um alto preço para que hoje eu pudesse ser quem sou. Porém, houve um momento na minha vida que eu tinha uma sede por mais de Deus, por coisas que ele não conhecia e precisei tomar um outro referencial sobre minha vida. Em nenhum momento desonrando meu pai Rogério a quem sempre sou grato; porém adotando com uma espécie de pai espiritual o Pr. Samuel Piangers que trouxe para mim um modelo de vida com Deus do qual eu tenho procurado não me desviar nem para a direita nem para a esquerda.


Alou! Sua vida pode ser diferente. Não sei qual é seu drama familiar. Mas agora você está na família da fé! Não sei de quem você é parente de sangue, entretanto, agora o sangue de Jesus está em suas veias! Aleluia!



Uma escolha pessoal


Quando Josias completou 16 anos de idade, encontrou o sentido da vida.

Ninguém em Jerusalém tinha as possibilidades que ele tinha. Poderia ser e fazer o que quisesse.

Como rei, poderia tratar o país e as pessoas como sua propriedade. Inclusive, poderia, com 16 anos de idade, tomar quantas jovens quisesse e qualquer que quisesse como sua esposa ou concubina.

Poderia exigir os melhore banquetes, grandes quantidades de ouro. Josias tinha poder até mesmo para mandar matar quem desejasse ou soldar em liberdade qualquer condenado. Todo poder humano do país estava em suas mãos.


O que você teria feito com 16 anos de idade e todo esse poder nas mãos? Quando tinha dinheiro, poder, saúde e vitalidade para escolher qualquer coisa: JOSIAS ESCOLHEU BUSCAR AO SENHOR!


Ei! Qual é a sua decisão?

Muitas tentações? DESCULPA! Olhe para Josias.

Drama familiar? Acredito em você, porém, olhe para Josias.


Diga-me uma coisa. Você continuaria fiel ao Senhor se estivesse com a faca e o queijo não mão como ele?


Então hoje você segue Jesus, está nas células e nos cultos porque realmente o ama ou por conveniência, por falta de ‘opção’?


Josias tinha todas as ‘oportunidades’ do mundo.


Ele não se deixou seduzir pelo sexo.

Não se deixou levar pelo dinheiro.

Não se perdeu pelo poder.

Não se desviou por causa da fama.

Seu coração permaneceu reto porque ESCOLHEU servir ao Senhor de todo seu coração.


De dentro pra fora


Depois que uma grande reforma aconteceu dentro do seu coração. Após 4 anos buscando Deus. Josias entende que precisava testemunhar o que acontecera em sua vida e levar para fora aquilo que já tinha acontecido dentro do seu coração.

Provavelmente foram longos 4 anos onde Josias sofreu e chorou todos os dias clamando a Deus pela salvação da sua nação. Era o líder máximo da nação, porém, é bem possível que aos 16 anos, a idade com a qual se converteu, não tivesse força política o bastante para salvar a nação. Por 4 anos Josias chora ao ver o pecado do povo e o caos instaurado. Bastava dar 2 passos em Jerusalém para encontrar alguém se curvando a um deus diferente. Com certeza Josias clamou por 4 anos.


Quando completa 20 anos de idade, o rei não aguenta mais aquela situação e inicia uma cruzada voraz pela salvação da sua nação!


Na presença dele, derrubaram os altares dos baalins. Ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles. Quebrou os postes da deusa Aserá e as imagens de escultura e de fundição, reduziu-os a pó e o espalhou sobre as sepulturas dos que tinham oferecido sacrifícios a esses ídolos.

Queimou os ossos dos sacerdotes pagãos sobre os altares deles e purificou Judá e Jerusalém.

Fez o mesmo nas cidades de Manassés, de Efraim e de Simeão, até Naftali, por todos os lados no meio das suas ruínas.

Depois de derrubar os altares, os postes da deusa Aserá e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e depois de despedaçar todos os altares de incenso em toda a terra de Israel, Josias voltou para Jerusalém. 2 Crônicas 34:4-7.


Durante 6 anos, Josias se dedica a purificar Judá (seu país). Porém não se contenta com isso e invade os limites de Israel, que nessa época já havia sido destruída. Antigamente Judá e Israel tinham sido um único país até os dias de Roboão filho de Salomão. Josias avança sobre as ruínas de Israel, destruindo os altares pagãos e profanando os lugares de idolatria.

O rei só se dá ao direito de voltar a Jerusalém em definitivo quando finalmente livrou a “Terra Prometida” de toda a idolatria na qual havia se enfiado.


Isso se chama ZELO. Deus já havia destruído Israel e já havia determinado a destruição de Judá. Porém, o ZELO de Josias levou Deus a segurar o seu plano de castigo sobre a nação. Uau!

ZELO visto em 4 anos de intercessão antes de agir. ZELO em andar em santidade. ZELO em TOLERÂNCIA ZERO com o pecado.



Destruir o que é ruim e construir o que é bom


Josias não foi simplesmente um destruidor de tudo que era ruim. Não foi apenas um crítico que derrubava, derrubava e derrubava. Após fazer uma limpa no país, Josias parte para a construção.


No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e o templo, Josias ordenou que Safã, filho de Azalias, Maaseias, governador da cidade, e Joá, filho de Joacaz, cronista, reparassem a Casa do Senhor, seu Deus. 2 Crônicas 34:8.


Não basta que você se desvencilhe de todas as coisas ruins da antiga vida. Não basta que abandone todos os envolvimentos com as trevas que você tinha no passado. É necessário construir uma história de relacionamento com Deus.

É necessário reconstruir seu caráter, seus modos, sua administração financeira, sua vida familiar!



Um ‘povo de Deus’ que não conhecia Deus.


Agora, como pode que o ‘povo de Deus’ tenha chegado em um abismo tão profundo?


E o escrivão Safã acrescentou: — O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã leu o livro em voz alta diante do rei.

Quando o rei Josias ouviu as palavras da Lei, rasgou as suas roupas. 2 Crônicas 34:18,19.


Em meio as reformas do Templo, encontraram ‘a Bíblia’. Encontraram o que hoje para nós são os 5 primeiros livros da Bíblia, mas, que para eles na época era o que havia.

O ‘povo de Deus’ nem sabia que Deus era esse. Eles haviam abandonado completamente o Senhor e sua Palavra e por isso Deus estava prestes a destruí-los.

Quando o escrivão lê a palavra para o rei, Josias entra em desespero, rasga suas roupas em gritos e choros. Uma profunda convicção do amor de Deus e do pecado da nação toma conta de seu coração e ele percebe que mesmo despedaçando a idolatria, mesmo reconstruindo o Templo… Ele mesmo e todo o país haviam pecado horrivelmente por muitos anos e estavam muito longe de ser o que Deus havia sonhado para eles.


Ei! E você que tem a Bíblia ai na palma da sua mão e não lê? Você não tem vergonha? Foi isso que aconteceu com o povo. Eles eram o povo de Deus não é mesmo? E o tempo foi passando, a Bíblia foi sendo abandonada, até que tudo que sobrou foram achismos e religiosidades de uma fé que já havia morrido a muito tempo.

Não é porque você é evangélico, batizado, membro da Fonte Church que não precisa estudar a Palavra. Justo o contrário, é daí que você precisa!!!


Observe a reação de Josias quando a Palavra é lida! Qual a sua reação? Você lê a Bíblia apenas quando vai ao banheiro? Mais que tipo de crente genérico é você? Vá se converter! Entregue sua vida hoje para Jesus e nasça de novo!



Humildade


Apaixonado por Jesus, porém, sem saber o que fazer, o rei toma uma prudente decisão. Procurar alguém com mais experiência que ele para lhe orientar.

Neste caso, era Hulda. Mulher de Deus e profetiza.


Vão consultar o Senhor por mim e pelos que restaram em Israel e Judá, a respeito das palavras deste livro que foi encontrado. Porque é grande o furor do Senhor, que se derramou sobre nós, porque os nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem segundo tudo o que está escrito neste livro. 2 Crônicas 34:21.

Visto que o seu coração se enterneceu [abriu o coração -NVI] e você se humilhou diante de Deus, quando ouviu as ameaças que ele fez contra este lugar e contra os seus moradores, e se humilhou diante de mim, rasgou as suas roupas e chorou diante de mim, também eu ouvi a sua oração, diz o Senhor.

Deixarei que você morra e seja sepultado em paz, e os seus olhos não verão todo o mal que trarei sobre este lugar e sobre os seus moradores.’” Então eles levaram esta resposta ao rei. 2 Crônicas 34:27,28.


O rei se humilha, abre o coração, rasga as vestes e chora. Josias não questionou Deus se era correto ou não o castigo. Josias pede perdão ao Senhor pelos pecados dele e pelos pecados dos pais. Se humilha e pede perdão pelos pecados da nação.

A santidade de Josias, seu zelo, humildade e amor a Deus, ‘seguram a nação nas costas’ e uma geração se mantém viva, milhares tem a oportunidade de se arrependerem e serem salvos, porque UM HOMEM DECIDIU SER UM HOMEM DE DEUS!


UMA PESSOA decidiu viver o que Deus tinha para ela e MILHARES DEIXARAM de IR PARA O INFERNO!


ESCUTE: Nós já temos dentro deste pavilhão pessoas o suficiente para virar CAXIAS DO SUL do avesso e GANHARMOS ESSA CIDADE PARA JESUS!

Se 10 pessoas hoje decidirem viver o que Deus quer, nós vamos ganhar Caxias do Sul para Jesus.


Ei! Temos pelo menos 10 Josias aqui?



Ministração


Josias foi o último rei bom, antes do Juízo de Deus se manifestar.

O mundo se prepara para o governo do Anticristo.

Mas nós vamos segurar a mão do Juízo do Senhor, com joelhos dobrados, com humildade, com chorro e arrependimento e AÇÃO até alcançarmos a nossa geração!


Onde estão os Josias que vão se rasgar diante do Senhor nessa noite?

Onde estão os Josias que vão chorar pela situação que Caxias do Sul se encontra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!