domingo, 27 de fevereiro de 2011

Líder de Oração #02 - Delegar Autoridade

 “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos...” Nm 11.15
Moisés estava cansado. Sua vida já tivera muita pressão. Já na barriga de sua mãe, teve que conviver com a tensão dela, afinal, a ordem de Faraó era matar os meninos judeus (Ex 1.16). Depois, foi largado em um rio, adotado pela filha de Faraó. Criado como um príncipe Egípcio (Ex 2.10), vendo seu povo ser oprimidos por seu avô adotivo.
Perdeu o controle, cometeu um assassinato (Ex 2.12), fugiu do Egito, encontrou um novo povo, constituiu família. Voltou ao Egito, confrontou Faraó, sofreu com a desconfiança do povo e por fim, atravessou o mar vermelho. Muita tensão! A vida de Moisés era pura adrenalina! Mas ele não aguentava mais aquele ritmo. Estava exausto. Ainda bem que seu sogro Jetro já tinha lhe orientado e por aquela vez, Moisés repartiu sua autoridade legislativa (Ex 18.21). O que acontece agora é diferente. Moisés está prestes a repartir sua autoridade ministerial. Prestes a repartir a unção que recebera!
Delegar autoridade aumenta sua alçada. Quanto mais delegarmos autoridade, mais autoridade teremos. Autoridade centralizada é serviço centralizado; muito trabalho para quem está perto. Autoridade delegada é ampliação de serviço, visto que mais irão trabalhar. Mais trabalho e maior fiscalização resultará em mais frutos!
O Senhor, no livro de Atos, atende ao pedido de Moisés: “Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito”. Ou será que Moisés de tão íntimo do Senhor, já estava aprendendo a ‘pensar’ como Ele?
O que não entendo é porque hoje muitos querem fazer ao contrário de Moisés. Ao invés de repartir autoridade, multiplicar o número de pessoas cheias do Espírito, querem tornar as pessoas dependentes deles. Moisés não queria que o povo dependesse dele, todavia, do Senhor! No começo até tentou um ministério centralizado em si, mas não deu certo! Era um personagem central, porém não centralizador. Estava ciente de sua importância como líder, entretanto disposto a repartir esta responsabilidade. Bons líderes sabem repartir não somente serviço, mas também autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!