quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os bons olhos e o ônibus da Morte.

Sempre achei que o texto a seguir se referisse à lascívia:
Lc 6.22-23. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.  Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Porém, simplesmente continuando a leitura, no versículo seguinte...
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e a Mamom. E um pouco antes... Não acumulem para vocês tesouros na terra...
O olhar mau do texto, está relacionado ao nosso relacionamento com os bens e a vida financeira. Tanto que a seguir Jesus começa a ensinar que não devemos andar ansiosos com o que comer e vestir.
Assim, como tem sido os nossos olhos? No geral, a humanidade tem se tornado má, porque seus olhos são maus, cheios de cobiça e ganância. Desejosos de devorar tudo que estiver em sua frente. E desta maneira, o planeta está um caos e bilhões de pessoas caminham na direção do lago de fogo.
A mídia que vemos, estimula nossos olhos maus que se dedicam a pecar. Uma nova moda surge e lá estão as pessoas, meros fantoches, comprando o que quer que estimule seus olhos, não importando o preço que custe, se é confortável ou não, ou ainda pelo menos se de fato é necessário. Novo cabelo, novo sapato, nova calça... Quando o homem tira os seus olhos das coisas eternas, enche seu ser de coisas passageiras e ele mesmo se torna passageiro, apto a descer no fim da linha, depois da estação da Morte...
Quando nossos olhos se fixam no eterno, enchemos nosso ser da eternidade, e podemos agir com poder sobre o temporal, amando além do que os olhos podem ver e como alguém que conheceu um país estrangeiro e se maravilhou; implantar na terra os princípios maravilhosos do Reino de Deus.
Que nossos olhos sejam bons, pois então tudo em nossa vida será bom, afinal, estamos buscando em primeiro lugar o Reino de Deus (Mt 6.33) e tudo nos será acrescentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!