quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Santa Ignorância

       Já ouviu falar sobre ‘pecar por ignorância’? Ignorância é falta de conhecimento em relação a algo ou mesmo, ignorar algo que conhece. Dizer: “Bateu o carro por ignorância”. Pode tanto significar que o condutor não viu a placa de ‘pare’, portanto, colidiu por falta deste conhecimento ou que, tendo visto a placa, agiu como se ela ali não estivesse, ignorou-a e bateu. No texto em questão, a NVI traduz por “pecar sem intenção”. Logo, se refere aos pecados feitos sem que soubéssemos que estávamos fazendo. Neste raciocínio o texto fica ainda mais interessante. O sacrifício pela ignorância de qualquer pessoa passa a ser o sacrifício por algum pecado que ela não sabia que cometera e posteriormente, ao descobrir ou ser informada de seu pecado, ofereceu ao Senhor como pedido de perdão.
Ainda mais interessante é observarmos que existiam leis para o pecado por ignorância do sacerdote, do príncipe, por toda a congregação e por qualquer pessoa. Ora, fica evidente que existem ignorantes em todas as funções. Não podemos ser tão duros com nossas autoridades a ponto de não admitirmos que, às vezes, elas pecam sem querer! E mais, quando isto ocorrer, devemos chama-las em particular e com respeito, expor o erro.
Como pastores, muitas vezes acabamos sim pecando por ignorância, não nos lembrando de levar em consideração algumas situações antes de tomarmos decisões e tudo que não precisamos nesta hora são dedos acusadores. Precisamos é de companheiros, pessoas que nos mostrem mansamente o erro para que saiamos da ignorância e avancemos para o correto.
Quanto aos governantes, muitos sim, ainda pecam por ignorância, todavia creio que já existem muitos que não se enquadram mais nisso. Saíram da ‘santa ignorância’ (placa? Não vi placa alguma, se soubesse teria parado), do pecado sem intenção e foram para a ignorância maligna (‘vi a placa de pare, mas vou ignorá-la’).
E nós. Isso, você e eu, temos pecado por ‘santa ignorância’ ou por sermos ignorantes? Não vimos a placa ou a ignoramos? Bom, de qualquer forma, vamos prestar mais atenção na sinalização!

Um comentário:

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!