segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Heresias do Teísmo Aberto

Por  www.carm.org
 O open theism ["teísmo aberto"] ensina que Deus não conhece o futuro ou porque Ele assim escolhe não saber, ou porque o futuro não é conhecível.
Abaixo estão algumas questões a serem feitas aos "teístas abertos".
1. Você crê que Deus aprende?
A. De acordo com o open theism, Deus não conhece as futuras escolhas do livre-arbítrio das pessoas, embora Ele conheça todas as possíveis escolhas que eles possam fazer. Portanto, quando as pessoas finalmente fazem essas escolhas, Deus então aprende o que essas escolhas são. Portanto, o Deus do open theism aprende; isto é, Ele aprende o que se tornam as escolhas de seus seres criados.

B. Se Deus está aprendendo, então, Ele está crescendo em entendimento e ganhando conhecimento?
 2. Você crê que Deus pode cometer enganos? Por exemplo, Deus pode crer que algo irá acontecer e não acontecer?
A. Se Deus aprende o que as pessoas farão somente após elas terem feito, então, é possível que Deus espere que alguém faça uma coisa e, todavia, ela não fazer ? É possível?
i. Se sim, então, você propõe um deus que comete enganos e aprende com os seus enganos. Pode um deus desse merecer confiança? É bíblico esse tal deus?
ii. Se não, você está dizendo que toda vez ele adivinha o futuro de forma correta? Se for assim, então ele é conhecedor das futuras escolhas do livre-arbítrio de todas as pessoas.
B. Se Deus pode cometer enganos, então, como você pode saber que a expiação não foi um engano? Como você pode saber que o fato dEle ter feito você não foi um engano?
3. A Bíblia diz que Jesus levou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz (1 Pedro 2:24). Se isto é verdade, então, como Deus soube quais pecados seriam colocados sobre Cristo, visto que não tínhamos os cometido ainda quando Jesus foi crucificado?
A. Se você diz que Deus colocou todos os pecados possíveis que poderiam ser cometidos sobre Jesus, então, como Deus poderia saber que tais pecados seriam realmente cometidos? Se Ele colocou todo o pecado potencial sobre Jesus, então, poderia haver pecados colocados sobre Cristo que nunca seriam cometidos por alguém.
B. Se você diz que Deus colocou todo tipo de pecado sobre Cristo, então, Jesus não levou nossos pecados em Seu corpo, visto que os pecados individuais, segundo a posição defendida por você, não teriam sido levados por Cristo.
C. Se você diz que Deus não necessita saber todos pecados que cometeríamos, sobre que base você diz que Ele não tem tal conhecimento? Apenas dizer que Ele não necessita, não prova nada. Se sua resposta é porque o futuro não é conhecível, então, você está fugindo da questão; isto é, você assume ser verdadeira a coisa que você está tentando provar e que não tem prova.
D. VERSOS:
i. 1 Pedro 2:4 diz, "levando Ele mesmo os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados."
ii. 2 Coríntios 5:21, "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 04 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!