sexta-feira, 3 de julho de 2020

A chama Pentecostal


Prelúdio

Boa noite meus amados irmãos! Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre cada um de vocês.
Hoje é um dia muito, mais muito especial mesmo! Quem arrisca responder?
Hoje é o dia de Pentecostes!

Jesus ressuscitou na Páscoa e por 40 dias esteve entre os discípulos. No quadragésimo dia foi assunto ao céu. E deixou uma instrução muito clara para seus discípulos.

Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto. Lucas 24:49 .


Introdução

Assim, os discípulos não poderiam começar a Igreja de Jesus até que do alto fossem revestidos de poder. Passou um dia, dois, três, oito, nove… E nada!

Agora me diga, o que poderia ser tão sério para que Jesus, depois de quase 34 anos trabalhando neste projeto, resolvesse dar um PAUSE e NÃO iniciar a Igreja?

O que era tão sério que eles NÃO poderiam fazer NADA na obra de Deus até que acontecesse?

No décimo dia após Jesus ter subido aos céus, 50 dias após a Páscoa…

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Atos 2:1-4.

Sim! O que eles precisavam era do BATISMO NO ESPÍRITO SANTO!


1. Sem fogo, sem vitória

Qualquer iniciativa que os discípulos tivessem para começar a obra de Deus sem o Batismo no Espírito Santo seria fracassada.
Uma vida cristã sem o Fogo do Espírito é uma vida fracassada. Ou pelo menos medíocre.
Preste atenção: Nem mesmo a convivência com Jesus por quase quatro anos foi o suficiente para que eles conseguissem ter um vida cristã vitoriosa!

Porque a despeito da inquestionável perfeição de Jesus, Ele estava ‘por fora’. E o que aqueles homens precisavam era ‘por dentro’.

Ao longo de sua história, a Igreja de Jesus já tentou cumprir sua missão sem o Fogo do Espírito Santo. E deu certo? NÃO. Acabou dando origem ao ateísmo, agnosticismo e a cultura pós-cristã.

Porque se o mundo olha para a Igreja e vê em nós apenas mais um estilo de vida, apenas mais uma filosofia ou simplesmente mais uma religião; somos apenas mais uma corrente que pode ser trocada por qualquer filosofia ou religiosidade.

Se olham para nós e enxergam apenas teorias, podem substituir por suas próprias teorias.

Então os ateus olharam para os cristãos frios e mornos e disseram: Deus não existe, isso é só uma muleta que as pessoas inventaram para explicar suas fraquezas e consolá-las de seus medos.
Os agnósticos enxergaram cristãos até esforçados, porém se o fogo disseram: Não sei se este Deus existe ou não, vou seguir minha vida.
E uma grande multidão, viu o cristianismo politicamente correto representado especialmente pela Europa. Um cristianismo moralmente correto, de pessoas cultas, ricas, ‘esclarecidas’... E cometeram o erro que Jesus não permitiu que a Igreja Primitiva cometesse. Seguiram ‘fazendo a obra’ sem do alto serem revestidos de poder.
As pessoas seguiram com os bons princípios, mas, sem fogo. Deram origem a uma sociedade pós-cristã, que celebra o cristianismo como algo que aconteceu.


2. O Pós-Cristianismo

Não precisamos ir até a Europa para encontrar pós-cristãos.
Quando morava em Cristal-RS, cidade que supões-se ter maioria evangélica, ao evangelizar alguém, ouvia respostas como:
  • Sou batizado na igreja A.
  • Meu tio fundou a igreja B.
  • Visito a igreja C.
  • Já fiz oração de entrega na igreja D.
  • Tenho uma Bíblia aberta no salmo 119 na minha sala.
  • Assisto todos os cultos na TV.

Pessoas estas que não tem uma relação com Jesus, muito menos com Sua Igreja.
Muitas, que apenas tem este discurso para sentirem paz em relação à obrigação religiosa a qual se sentem impostos pela cultura que carregam.

Entretanto, nem precisamos ir tão longe.
Não é difícil encontram em Caxias alguém que diga ‘ia na igreja lá na minha cidade’ ou ‘já fui na igreja, mas, me decepcionei’.

Ei! Ou temos fogo ou vamos ser só mais uma filosofia, life style ou muleta religiosa.
Uma Igreja que faz a diferença é uma Igreja cheia do Fogo do Espírito Santo.


3. O que é a Chama Pentecostal

Quando falo dessa chama pentecostal, não estou me referindo a usos, costumes e trejeitos.
Não estou falando de sermos e vivermos como algumas coisas estranhas que encontramos por aí.

Estou falando de um Pedro que era semi-analfabeto e quando abria a boca milhares se convertiam.
Estou falando de um Paulo que abriu mão de seu status e conforto e por não negociar a sua fé acabou na cadeia, mas, no caminho para isso chacoalhou todo o mundo antigo e alcançou milhares de pessoas manifestando curas, sinais e maravilhas juntamente a um poderoso ensino Bíblico.
Me refiro a Pedro que antes era uma vara verde, instável, agora jejuando e orando a ponto de ter visões.

A Chama Pentecostal está muito mais relacionada ao que acontece no seu quarto que ao que acontece aqui. Ela é resultado do que você vive no seu secreto com Deus.
Paulo disse aos Coríntios que orava em línguas mais do que todos eles, porém, a maior parte desta disciplina Paulo praticava no seu secreto.

Os primeiros que precisam sentir o resultado desta chama queimando em você são as pessoas que convivem contigo dentro de casa, no trabalho, nos estudos, enfim, nos ambiente que você vive.

Esta chama te leva a permanecer nos princípios de Cristo mesmo que isso te leve a perder um emprego.

Ou a perder a ‘amizade’ de algumas pessoas por não se dobrar ao mundanismo.
- Ex.: 2 Escola.

Esta chama te leva a ser grato a Deus pelo que tem e não um murmurador pelo que não tem.

É esta chama que fazia Paulo e Silas cantar na prisão, considerando sofrer por Cristo não um fardo, antes um privilégio.

Ministração

E não pense que orar agora no final do culto em línguas, receber uma profecia e voltar pra casa significa que você já é uma tocha humana.

Uma pessoa cheia do Espírito Santo luta contra o pecado, é humilde ao ser confrontada, muda de vida e se torna alguém melhor dentro de casa.

Quer ser cheio deste Fogo e sendo cheio deste fogo, ORE, estude a PALAVRA.
As coisas não acontecem automaticamente.
Se quer fogo, vá atrás da lenha!!!
Restaure o Altar e clame!

Foi assim que Elias fez e o fogo caiu do céu.

Pare de ficar em uma posição passiva, esperando que algo ou alguém faça alguma coisa para reacender a sua fé!
Mova-se! Mexa-se! Arrependa-se e clame a Deus!

Ele é Deus, você é homem. Quem tem que se humilhar e correr atrás dEle é você!
Pare de ser presunçoso, busque o Espírito Santo.

Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Isaías 55:6.

Ei, vamos lá, busque ao Senhor!
Arrependa-se da letargia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!