terça-feira, 7 de julho de 2020

O Pão da Santa Ceia


Introdução

Hoje falaremos sobre: O Pão da Santa Ceia!
Hehe. Isso mesmo, o pão da santa ceia.
Como vocês já sabem o pão e o cálice representam respectivamente o corpo e o sangue de Jesus entregues por nós naquela cruz.
Como cristãos, falamos constantemente sobre o poder que há no sangue de Jesus, e isso é ótimo, temos que falar mesmo. Mas, já parou para pensar no profundo significado que o pão tem?
Pergunte aí para a pessoa ao seu lado: “Sabe me dizer tudo que significa esse pão”?


Texto Base

Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
1 Coríntios 11:23,24


1. O Corpo de Cristo

A primeira coisa que precisamos entender sobre o pão é que representa o corpo de Cristo. Quando celebramos a ceia, este pão está simbolizando o corpo de Cristo que foi entregue na cruz por nossos pecados.

Jesus veio em forma de homem e por isso se tornou o salvador perfeito. Ele sentiu na pele o que é ser um humano e venceu todas as provações como um de nós.

Jesus sofreu por nós. Em seu corpo, como explica Isaías 53, Jesus recebeu todo o castigo de Deus em nosso lugar. Além do castigo de Deus, sofreu a hostilidade da humanidade e as tentativas de Satanás de derrubá-lo.

Jesus estabeleceu a Igreja como seu corpo. Jesus voltou ao céu porém hoje, nós (igreja) somos o corpo de Jesus na terra. Ou seja. Quando a sociedade olha para a igreja ela precisa ver Jesus. E quando Jesus quer fazer algo na terra, geralmente faz por meio de seu corpo a igreja.

Ao comer do pão você está assumindo a responsabilidade de ser “Jesus na terra”; ou seja, ser Igreja.
Igreja não é um lugar para ir, mas, uma família para pertencer. Carlito Paes.

Falando nisso… Perceba a maneira de Jesus se relacionar com a Igreja.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.
Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;
porque somos membros do seu corpo.
Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.
Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Efésios 5:25-32

Se por um lado, ficamos maravilhados ao saber que somos objeto de todo este amor de Jesus, por outro, sabemos que devemos contribuir para que a Igreja de Jesus seja tudo isso que Jesus sonhou para ela. Ou seja, instrumentos do aperfeiçoamento de Sua Igreja.
Repetindo: Por um lado, somos parte desta noiva cuidada e amada por Jesus. Por outro, trabalhamos como servos de Cristo pelo bem de sua amada noiva. Tudo que você faz para benefício da noiva de Cristo, está fazendo para o próprio Cristo. (E isso também vale para quem trata mal a noiva, fala mal dela, nunca ajuda com nada)…

Quer trazer alegria ao coração de Jesus? AME A IGREJA, CUIDE DA IGREJA, SE ENTREGUE NELA.
O arrebatamento está cada dia mais perto. E Jesus não vai chamar o crente do ‘só eu e Deus’. QUEM VAI SUBIR É A NOIVA!

Então, por exemplo, quando mudamos para cá e este pavilhão ficou lindo e maravilhoso para receber as reuniões da Igreja; você alegrou o coração do Senhor com isso. Tudo que acontece neste corpo diz respeito a você: ESSA É A SUA IGREJA.
Não é a igreja do pastor Sidi, ou do Rafa ou do Juba… É a sua Igreja! É a sua Família! Ei! Você ama a sua igreja? EU AMO A MINHA IGREJA.
E como aprendemos no culto passado… Quem ama: SERVE! O que você pode fazer pela sua Igreja? Como você pode se doar por sua igreja. Como você pode contribuir para sua saúde, crescimento, expansão…
Existem diversas igrejas boas em Caxias do Sul, mas é aqui que o Senhor te plantou, essa é sua família, então AME E ENTREGUE-SE!

Quando enxergar uma sujeira limpe, quando vir algo bonito elogie. Se quebrar conserte se faltar reponha… Porque este não é um departamento do governo onde você vem para receber serviços. Esta é uma família da fé onde cada um precisa zelar pelo bem comum!
Se algo está bom, é porque alguém aproveitou o privilégio de servir a igreja de Jesus. Se algo não foi feito, quem sabe é porque você percebeu que precisava fazer e simplesmente não fez, ficou esperando que alguma mágica acontecesse e as coisas aparecessem prontas sozinhas. Amigão, aqui é vida real não é sessão da tarde. Quem sabe essa percepção de que algo não foi feito, tenha sido o Espírito Santo que lhe deu; para que você tivesse uma oportunidade de servir ao corpo de Cristo.

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.


2. Unidade (autopreservação)

Quando você come do pão, está dizendo que é “um” com as demais pessoas que também comem este pão.

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um. João 17:22.

E esse é o desejo de Deus. Que tenhamos uma unidade sobrenatural.
Assim, não aceitamos quando alguém fica falando mal de um dos irmãos. Pois falar mal de um dos irmãos desta igreja é falar mal de mim. Não aceitamos quando alguém fala mal dessa Igreja, afinal, é falar mal de você mesmo. E nem aceitamos que se fale mal das demais igrejas que fielmente anunciam a palavra de Deus e muito menos ainda das demais Fonte Church espalhadas ao redor do mundo.

Ao comer deste pão, assumimos a responsabilidade de auxiliarmos uns aos outros, pois, se o outro está sofrendo, nós também. As lutas dos nossos irmãos, são as nossas lutas.

Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 1 Coríntios 12:26

Logo, nem que seja por instinto de autopreservação, mas, vamos fazer de tudo para defender uns aos outros. E se formos santos ou pelo menos espertos, faremos de tudo também para promover nossos irmãos, afinal, como acabamos de ler, quando ele é honrado, todos nós somos honrados. Em outras palavras. Tudo de bom que acontece para um membro dessa Igreja, é benefício para todos!

Assim, a enfermidade de um, logo se torna motivo de oração de todos.
A promoção de um, vira comemoração de todos. Nós fazemos festa a cada casamento, cada promoção no emprego, cada formatura na faculdade; porque a vitória individual de cada um aqui dentro é a vitória de todos nós.
A fome de um logo acaba, porque era fome de todos.
O que você faz para outrem dessa casa, está fazendo para ele, para você mesmo, para o corpo de Cristo e em última instância, está fazendo na verdade é para o próprio Cristo.

Sistema imunológico
E por isso também, que o corpo de Cristo possui anticorpos.
Se fazendo parte deste corpo, alguém escolher viver de qualquer jeito; preferindo manter-se envolvida com as coisas contaminadas deste mundo, com toda variedade de pecados, vilezas, imoralidades, desonestidades… Acaba se tornando um membro doente neste corpo.
É por isso que pode acontece um desconforto. Eu mesmo já senti isso. Porque o pecado agora é inorgânico para você. Visto que faz parte de um corpo santo. A santidade de Jesus e da Igreja vai começar a lhe constranger até que você tome uma posição e receba ajuda deste corpo. Ora, a igreja não quer destruir, antes, salvar o pecador.
Porém, se ainda assim, a pessoa decidir obstinadamente, mesmo comendo deste pão, continuar vivendo no pecado, infelizmente, estará tomando a decisão de quebrar a sintonia de todo um corpo e assumir sobre si um DNA diferente do restante do organismo.
Quando uma parte do corpo tem o DNA corrompido e começa a se comportar de uma forma dissonante, disfuncional… Pode se tornar um câncer. E nesse caso, terá de ser removida

Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.
Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:28-32.

Quando não examinamos a nós mesmos somos disciplinados pelo Senhor.
Para quem analisa seu coração, se arrepende e então toma a ceia, ela é vitamina para fortalecer. É remédio para curar.
Agora, para a pessoa que toma sem refletir, sem examinar seu coração; toma por tomar, obstinada em sua rebelião, sem desejo de mudança de vida…

O desejo de Deus não é que a Ceia se torne juízo para ninguém. Porém não pode deixar de dar antibiótico para um corpo que está doente.

Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’ Ezequiel 33:11.

O desejo de Deus pra você hoje é que você se desvie do mal, arrependa-se, peça perdão e tome a ceia!
DIA DE CEIA NÃO É DIA ONDE DEUS ESPERA AQUI COM UMA VARA ANSIOSO PARA PUNIR OS PECADORES. É DIA EM QUE ELE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECONCILIAR OS ARREPENDIDOS!
Quando um coração arrependido come desse pão; é remédio e vitamina! É cura e restauração.

Quando o pecador arrependido come desse pão, todo o sistema imunológico deste corpo trabalha pela restauração do membro enfraquecido até que esteja plenamente restaurado. Aleluia!


3. Perdão e cura

Dessa maneira, ao comer o pão, não existe a opção de guardar mágoas… Especialmente entre os dessa casa.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. Hebreus 12:14,15

No que depender de você, é importante sempre ter paz com todos (Rm 12:18). Uma pessoa pode contaminar sua santidade e até mesmo vir a perder sua salvação se: em vez de perdoar e resolver as situações, mantiver uma raiz de amargura, até a deixá-la brotar e assim derrubar não apenas sua fé, mas, contaminar a de outros.
A raiz de amargura é aquela coisa que você ainda não perdoou, apenas colocou uma pedra em cima. Aquela raiz vai crescendo para baixo e ganhando forças, embora por cima pareça que está tudo bem.
Até que por algum motivo, ou um novo acontecimento, sabe, aquela ‘gota d’água’ que faltava… A pessoa explode, ou seja, chega no seu limite; é a raiz de amargura eclodindo e podendo se tornar uma árvore venenosa.

Para você, o principal não é que a pessoa que lhe ofendeu admita o erro, ou que você prove que estava certo. Para você, o principal é conseguir matar a raiz de amargura com as palavras “eu perdoo em nome de Jesus” ou “me perdoe por favor”.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Mateus 5:23,24

Aqui Jesus está falando para Judeus em um contexto judaico. Ou seja. Está falando para Judeus que quando pecavam, precisavam ir até o Templo de Jerusalém oferecer um animal em sacrifício como pedido de perdão. Em outras palavras. Se a pessoa estava se dirigindo até Deus para pedir perdão, mas, sabia que alguém tinha algo contra ela; deveria primeiramente ir até a pessoa pedir perdão para a pessoa e depois sim, concluir o ritual para obter o perdão de Deus.
Antes de oferecer um sacrifício e pedir perdão ao Deus invisível através daquela prática, deveriam primeiramente procurar o irmão que estivesse de mal com ele e pedir perdão e só então, voltar e oferecer o animal.

Seja um pedidor de perdão.
Não queira ganhar a razão. Queira a paz.
Lembre-se que fazemos parte de um mesmo corpo.
Não há espaço entre nós para amarguras, ressentimentos, ciúmes, mágoas nem raivas. Somos uma família e famílias devem se amar.


3. O Super Corpo

Uma vez que somos o corpo de Cristo; te pergunto: Como é o corpo de Cristo?
Isso, o corpo de Jesus Cristo. Como é? Alguns ao ouvirem essa pergunta talvez lembrem do Jesus crucificado. Bom, ele já esteve daquela maneira. Deixe-me lhe contar como está agora:

com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
Apocalipse 1:13-16

Mente
Pense comigo. Jesus é inteligente? Como é a mente de Cristo? Sabia que tal como é a mente de Cristo, pela fé, é a sua também assim?

Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16.

Quem come dessa pão, JAMAIS pode chamar a si mesmo de burro, incapaz…
Nunca despreze o potencial da mente de alguém que come desse pão!

Corpo.
E como é a saúde física de quem come deste pão?
Quem come deste pão, tem um poder sobrenatural agindo em cada célula do seu corpo, trazendo cura, regeneração, saúde, restauração…

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!