terça-feira, 7 de julho de 2020

Fé que atua pelo amor


Introdução

Uma das coisas que Deus tem nos permitido nestes dias é passar mais tempo com nossas famílias. Esta que é a instituição mais antiga da terra, criada pelo próprio Deus lá no Jardim do Éden. Inclusive, muita coisa mudou depois do pecado e que Adão e Eva foram expulsos do Jardim das Delícias. Mudaram ainda outras depois do pecado encher novamente a Terra e Deus trazer juízo através do dilúvio. Porém, o casamento, a união entre um homem e uma mulher continuou e permanece até hoje.
Na Bíblia encontramos histórias de diversas famílias. Inclusive, é possível perceber que grandes homens de Deus, ganharam o mundo, atingiram grandes objetivos, empreenderam enormes projetos; porém, falharam com suas famílias!


Texto Base

Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor. Gálatas 5:6.


1. Família

Há dois princípios interdependentes no cristianismo, sem os quais nada do que vivemos ou fazemos teria sentido: fé e amor.
É a fé que nos move, que nos mantém de pé, que nos salva…
Porém uma fé sem amor é um espírito sem corpo. Ora, embora tenhamos um espírito, interagimos neste mundo através de nosso corpo. A manifestação visível da fé; o corpo da fé é o amor.
E o primeiro lugar onde fé e amor precisam se manifestar é dentro de casa.

Ok, admito que você tem fé, do contrário, nem estaria em um culto hoje. Pergunto: Tem conseguido manifestar essa fé na vida da sua família através do amor?
Agora se o amor é o corpo da fé, o que este corpo faz? SERVE.

Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.
Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. 1 Coríntios 7:32-34

A partir do momento em que você casou, seu ministério (externo) principal da parte de Deus passou a ser agradar seu cônjuge. E como agradar um cônjuge que não seja servindo?

É necessário que você aplique fé para ser um marido melhor; aplique fé para mudar e se transformar naquelas coisas que você sabe que a incomodam. Que você a trate com todo amor e carinho, fazendo por ela e para ela as coisas que ela gosta.
É necessário que você aplique fé, mulher, para ser uma esposa melhor; aplique fé para mudar e se transformar naquelas coisas que você sabe que o incomodam. Que você o trate com todo amor e carinho, fazendo por ele e para ele as coisas que sabe que ele gosta.

O marido deve ser o maior promotor da esposa. A esposa deve ser o maior promotor do marido; um subsidiando o outro para ser e viver 100% de seu potencial; ou seja, ser e fazer tudo aquilo que Jesus sonha!

Às vezes as pessoas são muito falsas. Fazem propaganda enganosa. Para conseguir casar, são amáveis carinhosos, bonitos, cheirosos, servos… Aí casam e põe as garras para fora, se mostram verdadeiras pulgas, mosquitos… Pessoas que esperam da relação tão somente obter benefício.

Se você ainda mora com seus pais; aprenda a respeitá-los. Aprenda a obedecê-los e servi-los. É assim que você vai personificar sua fé; através do amor.
Filhos que ignoram os pais por causa de amigos, células, discipulados… Estão errados. Que fé é essa que faz você ser ruim para sua própria família?
Pais que não dão atenção, educação, disciplina, tempo, amor para seus filhos, estão errados. E esta pandemia nos fez ver que teremos que repensar a maneira como organizamos nosso tempo e compromisso com o trabalho, mas também, com as células, discipulados… Porque os filhos jamais podem ficar em último lugar.

Seja você esposa, marido, filho, pai, mãe… Deixar a família em último lugar mostrará que há um lapso entre sua fé e a manifestação dela que é o amor.
Foi essa postura, deixar a família por último que teve Davi. Este homem foi fantástico em ministrar a Deus e cuidar do povo de Deus. Porém foi péssimo em cuidar das principais ovelhas confiadas a ele, sua própria família.

Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa, e Davi voltou para casa para abençoar sua família. 1 Crônicas 16:43.

Sim Mical errou muito neste episódio; porém Davi também. Onde você encontra Davi ministrando louvores com Mical? O que vemos é ele indo sozinho buscar a Deus, sozinho orar, sozinho dançar com o povo, dando bolos para o povo, oferecendo sacrifícios… Só Mical era a errada?
Pense um pouco na história de Davi. É uma das piores tragédias familiares que já ouvi falar. Davi foi um dos piores pais e maridos que a Bíblia descreve. Dentro da família de Davi aconteceram adultérios, estupro, incestos, assassinato, traições…
Noites e noites Davi passou chorando diante de Deus pelos seus fracassos familiares. Décadas de sofrimentos por conflitos gerados em problemas familiares. O calcanhar de Aquiles de Davi foi a Família.

Noé bêbado, amaldiçoou seu filho, que deu origem ao povo Cananeu que foi uma pedra no sapato do povo de Israel por muitos anos.
Os filhos de Samuel, não foram aceitos pelo povo como juízes, porque eram corruptos. Os filhos do maior Juiz de Israel, se tornaram corruptos. A esposa de Samuel nem é citada na Bíblia.

Ame seu marido, ame sua esposa. Ame seus filhos. Sirvamos uns aos outros, começando dentro de casa.
Não vamos encenar um personagem na célula, no culto. Vamos tornar nossas famílias maravilhosas e as células, os discipulados uma extensão dessa alegria.

Agora, se a desgraça já chegou na sua casa; Deus pode restaurar sua vida, e fazer um recomeço daqui para frente. Se Deus é capaz de perdoar e restaurar pessoas em tantas áreas; ele é poderoso também para agir na sua vida familiar e lhe trazer restauração. Talvez você já tenha errado muito nessa área. Deixe-me lhe dizer: Jesus te ama e quer um novo começo para você!



Ministração

Como está a sua família?
Tem errado?
Comece pedindo perdão para Jesus.
Se tem alguém aqui da sua família para quem você precisa pedir perdão, faça agora.
Caso sua família tenha fracassado; deixe o Espírito Santo encher seu coração de para um recomeço.
Creia, o mesmo Deus que tem restaurado tantas áreas da sua vida, pode e quer transformar sua casa em um Jardim do Éden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!