quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jesus radical


A igreja que queremos ser... Primeira parte da pregação “Tempo de Recomeçar” da série ‘Natal é Vida Nova’... Lucas 14.25-33
 Jesus radical... Primeira parte da pregação ‘Tempo de Recomeçar’ da série ‘Natal é Vida Nova’... Lucas 14.25-33
Este texto não apenas parece, mas de fato é bem duro. Jesus exorta severamente sobre o fato de que ser cristão não é brincadeira! Alguns elementos assustadores são apresentados por Jesus para identificar seus seguidores.
1.        Não ame ninguém de sua família mais do que a Jesus.
2.      Esteja sempre disposto a seguir cristo, mesmo que isto implique sofrimento.
3.      Tome uma firme decisão para resistir até o fim.
4.      Renuncia tudo que tem.
O cristianismo é apresentado por Jesus como o caminho estreito. “O caminho que escolhi é o estreito, até parece duro, espinhoso, mas, é leve e perfeito”. [Rodolfo Abrantes]. Muitas vezes falamos sobre o princípio de calcular antes construir e de fato podemos usar, mas o versículo que antecede o 28, fala sobre “carregar a cruz”. A torre, que se deve calcular antes de começar a construir é a entrada no cristianismo! Jesus já estava advertindo que muitos iriam começar a andar na fé e depois, desistir de tudo, deixando sua carreira inacabada.
Seguir Jesus não é uma religião. Só existe um jeito de se tornar discípulo, entrando completamente dentro do cristianismo. Ele te envolve completamente. Seguir não exige muito de seu precioso tempo. Exige TODO seu tempo! E não somente seu tempo, seguir Jesus exige tudo que você tem e é!
Espero não te assustar com o que vou te dizer, mas, muitos dos que se dizem cristãos nem mesmo serão salvos. Ser cristão engloba toda sua vida. O cristão o é quando desperta, quando toma seu café da manhã, quando trabalha e até mesmo ao lavar a louça e ir no banheiro. Ou você é cristão em todo tempo ou não é em tempo nenhum. Ai que está o ponto onde muita gente tem feito confusão. O fato de ser cristão a todo tempo não significa que você não possa fazer “nada” ou que só deva falar assuntos “da igreja”. Do contrário, seja feliz! Seguir Jesus deve necessariamente te fazer feliz! Agora, o tipo de felicidade é diferente. Essa felicidade que o cristianismo oferece é loucura para o mundo como diz Paulo. Simples: Paulo se alegrava por poder sofrer por cristo. Sua alegria provinha de fazer a vontade de Deus, fosse ela ressuscitar mortos ou morrer pelo evangelho. A alegria de Pedro estava tanto em receber a bênção de uma pesca maravilhosa como em ofertar seu barco para Jesus! Estevão, foi um dos homens mais felizes desta terra, viu os céus abertos sobre sua cabeça enquanto era apedrejado por amor a Jesus.
Não estou aqui para falar de um evangelho falso e de “oba, oba”! Estou aqui para falar do Evangelho de Jesus Cristo que é salvação para todo aquele que n’Ele crê! O inferno estará cheio de meio cristãos! Qualquer religião que misture os ensinamentos de cristo com outros contraditórios e assim distorça o que Jesus ensinou, tal religião é de Satanás! Não quero que ninguém aqui seja iludido, pensando que só por vir aos cultos já é um cristão. Cristianismo exige obedecer ao que Jesus ensinou.
Como Igreja, desejo que tenhamos como objetivo para o ano de 2011 sermos mais alegres, termos mais comunhão, sermos mais felizes! Que 2011 seja o ano de fazer churrascos, jogarmos futebol e taco, de brincarmos e nos alegrarmos uns com os outros para honra e glória do Senhor Jesus! Um ano onde possamos muito mais do que agir e falar como cristãos. Seja o ano de sermos cristãos. Fazer e ser são duas coisas diferentes. Muitas pessoas fazem coisas que Jesus ensinou, mas poucas são discípulas de Jesus.
Diante de tudo isto, agora quero entrar em algumas questões pessoais.
1.   Como foi seu anos de 2010? O que fez com que esse ano valesse a pena para você?
2.  Qual relevância você teve para as pessoas ao seu redor, especialmente as da sua família?
3.  Esse ano eu vivi de fato como cristão ou apenas participei dos encontros?
4.  O que fiz pela igreja local na qual congrego?
5.  Como fui como profissional?
6.  Fui cristão em todas as áreas de minha vida?
7.  A vida do jeito que estou vivendo, vale a penas ou algo precisa mudar?

2 comentários:

  1. Sidinei, gostei bastante desse texto! abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Que bom minha irmã! Nas postagens seguintes, você poderá ver que os princípios de Lucas 14 e Lucas 19 se complementam. Jesus nos exige dedicação e compromisso mas também nos quer ver alegres e com muita comunhão. Abraço.
    Pr. Sidinei.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!